Quais são os tipos de advogados?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Se você tentou encontrar um advogado para ajudá-lo a resolver seu problema legal específico, provavelmente já percebeu que existem muitos tipos diferentes de advogados. O campo legal é vasto e complexo, e você descobrirá que muitos advogados se especializaram em uma determinada área de lei.

Se você se encontrar em necessidade de um advogado, certifique-se de que eles tenham a experiência para lidar com sua situação única.

Quais são os tipos de advogados?

Como há tantos tipos diferentes de advogados, você vai querer combinar sua preocupação legal com o advogado apropriado. Ou talvez você esteja formando em direito e quer saber onde pode atuar.

Leia também

Aqui está uma visão geral dos tipos mais comuns de advogados.

1. Advogado para acidentes pessoais e de trabalho

Se você sofreu ferimentos em um acidente – por exemplo, um acidente de carro – o tipo de advogado que você vai querer ver é um advogado especializado nessas causas. Esses tipos de advogados se especializam na obtenção de compensação sob a forma de danos por lesões causadas por outras partes.

2. Advogado de direito de sucessão

O advogado de direito de família e sucessão em testamentos, heranças, imóveis, divórcios, casamentos, guarda de filhos, pensões, e mais, Eles podem ajudá-lo a elaborar uma vontade de transmitir seus ativos. Entre outros serviços jurídicos, esse tipo de advogado pode ajudá-lo a configurar um sistema para sustentar seus herdeiros.

3. Advogado financeiro

Se você está tendo dificuldades financeiras e contemplando os processos de falência, você vai querer consultar um advogado financeiro. Este tipo de advogado pode aconselhá-lo sobre sua elegibilidade para certos direitos, falência, fontes de crédito, etc.

Ele também considerará os tipos de recursos a considerar e qual seria melhor para suas circunstâncias particulares, bem como quaisquer alternativas em potencial que você pode querer explorar.

Tipos de advogados

As carreiras na advocacia vão para diversas áreas, atendendo diversas demandas da sociedade. (Imagem: TestMax)

4. Advogado de propriedade intelectual

Também conhecido como advogado IP, um advogado de propriedade intelectual pode aconselhá-lo em relação a questões relacionadas à propriedade intelectual, como direitos autorais, marcas registradas, patentes, design industrial e segredos comerciais.

5. Advogado trabalhista

Seja uma empresa que está tendo um problema com um funcionário, ou um indivíduo que está tendo problemas com a empresa que você trabalha, um advogado trabalhista geralmente pode fornecer conselhos sobre questões legais que surgem de um contrato de trabalho ou dentro de um relacionamento de emprego.

6. Advogado empresarial

Se você possui uma empresa, provavelmente encontrará consultoria com um advogado corporativo em muitas ocasiões diferentes. Um advogado corporativo poderá ajudá-lo com questões relacionadas à formação de sua corporação, questões gerais de governança corporativa e questões de conformidade corporativa.

7. Advogado de imigração

Quando você está lidando com problemas de imigração, você vai querer consultar um advogado de imigração. Este tipo de advogado deve ser bem versado em lidar com questões de imigração, como vistos, cidadania, refugiado ou cartões de asilo e verde.

8. Advogado criminal ou criminalista

Se você ou um ente querido foi acusado de um crime, um advogado criminal é o tipo de advogado que você deve se virar. Um advogado criminal será bem informado em áreas relacionadas ao direito penal, incluindo questões relacionadas a fiança, acusação, prisão, fundamentos e quaisquer questões relacionadas ao próprio julgamento criminal.

9. Advogado de direito médico

Os médicos ocasionalmente cometem erros, e se você está enfrentando as consequências de um erro médico, como uma diagnóstico médico errado ou tratamento impreciso, um advogado especializado em questões médicas, como negligência pode ser útil.

Também poderá ajudar em questões de medicamentos, vagas em hospitais públicos, entre outras questões.

10. Advogado tributarista

Entrando em apuros com a Receita Federal não é divertido. Um advogado tributarista é especializado nas muitas complexidades de leis fiscais federais, estaduais e locais, e deve ser capaz de fornecer conselhos sobre a questão fiscal específica que você enfrenta.

11. Advogado de família ou familiar

Se você precisa de um acordo pré-nupcial, envolvido em processos de divórcio ou envolvido em uma custódia infantil ou batalha de apoio do cônjuge, um advogado de família é o tipo de advogado que estará melhor equipado para guiá-lo através do processo que está diante de você. Advogados de direitos de sucessão também podem atuar nessa área.

12. Advogado trabalhista

Se você foi ferido enquanto estiver no trabalho, ou tiver que enfrentar a morte de um ente querido como resultado de um acidente no local de trabalho ou doença ocupacional, um advogado que se especializa na lei de trabalho pode ajudá-lo a navegar nos problemas que você enfrenta. Também atuará em compensações, questões salariais, abusos, discriminação no trabalho, assédio, entre outras questões.

13. Advogado civil

Um advogado de contrato é especializado no manuseio de questões decorrentes de contratos e pode ser consultado para uma ampla gama de questões relacionadas ao contrato.

Se você não tem certeza se você deve assinar um contrato específico, ou se algo deu errado com um contrato que já assinou, um advogado que se especializa em contratos é o tipo de advogado que deve ter a experiência e experiência necessária para ajudá-lo resolver seus problemas contratuais.

Um advogado especializado em litígios civis será sua melhor opção legal. Você também pode descobrir que diferentes advogados se especializarão em diferentes áreas de litígios também. Por exemplo, um advogado de contencioso corporativo deve ter a experiência para ajudá-lo com problemas comerciais de contencioso.

14. Advogado previdenciário

O sistema de Previdência Social pode ser um sistema particularmente complexo para navegar. Um advogado que se especializa em questões Previdência Social pode ajudá-lo com qualquer passo no processo de incapacidade, invalidez, aposentadoria, acidente de trabalho, , incluindo ajudá-lo a questões de elegibilidade, lançando um apelo de uma decisão para negar os benefícios e lidar com a redução ou a rescisão de seus benefícios.

15. Advogado de prática geral

Ao contrário dos advogados que se especializam em uma determinada área de direito, um advogado de prática geral tem uma prática que lida com uma ampla gama de questões legais. Diferentes advogados de prática geral terão diferentes áreas de direito com as quais são mais confortáveis, por isso, se você consultar um advogado de prática geral, é sempre prudente discutir sua experiência para lidar com o tipo de questão legal que você está enfrentando.

16. Advogado consumerista

Advogados consumeristas são profissionais do direito especializados em causas do direito do consumidor, regidas pelo Código de Defesa do Consumidor. São disputas de indivíduos e/ou empresas referentes a serviços, produtos, que foram entregues com problemas ou estão apresentando problemas. Podem se envolver também quando há abusos de telemarketing, cobranças indevidas, entre outras questões similares.

17. Advogado criminalista

Um advogado criminalista auxiliará indivíduos ou empresas envolvidos em um litígio criminal. O trabalho deste profissional envolve audiências, negociação de fianças, negociação de acusações, julgamentos, audiências, definição de júris, apelos, e questões pós-condenação.

Existem muitos tipos diferentes de advogados disponíveis no mercado legal hoje. Quando você está procurando ajuda legal para lidar com um problema que você está enfrentando, é uma boa ideia encontrar um advogado que seja experimentado na área específica da lei com a qual você está lidando

Conhece outras especializações? Quais? Deixem nos comentários suas sugestões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário