Contrato de estágio, como funciona?

Em Direitos no emprego por André M. Coelho

Os estágios são essenciais para quem busca ganhar experiência profissional e avançar no mercado de trabalho. Um estágio pode acrescentar algo extra ao currículo e estagiar em um mercado emergente como o Brasil é uma mudança de carreira mais experiente. Entender a legislação de estágio e os contratos ajudará a garantir seus direitos.

Contrato de estágio: como funciona?

A cultura de estágio no Brasil é prática comum na maioria das áreas profissionais. Muitos cursos superiores exigem que os alunos concluam um estágio como requisito de graduação. Outros simplesmente fazem um estágio para a experiência profissional. Os estágios no Brasil variam em duração de 1 mês a até mais de 2 anos. Os requisitos de trabalho do estágio dependem muito das especificações e necessidades da empresa, bem como do campo de estudo e disponibilidade de trabalho do estagiário.

Leia também

Regras e Regulamentos do Estágio

O primeiro passo para conseguir um estágio no Brasil é conhecer e entender exatamente o que implica um estágio. As regras e regulamentos de um estágio são padronizados no Brasil, garantindo um mínimo em termos de horas trabalhadas e benefícios esperados. Esses são:

Estagiários estrangeiros no Brasil

É importante observar que, embora os estagiários estrangeiros no Brasil sejam estritamente proibidos de receber um salário, eles são, no entanto, elegíveis para receber uma bolsa que é o salário de fato para estagiários no Brasil. Os benefícios variam amplamente de região para região e de estado para estado. Aqueles que trabalham nas principais áreas metropolitanas e estudam nos campos STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática – podem esperar ganhar mais do que aqueles que não o fazem.

Contrato de estágio

O contrato de estágio deve ser feito corretamente para que todos os direitos sejam garantidos. (Foto: Oyo)

Onde obter um estágio?

Existem muitas empresas multinacionais brasileiras e estrangeiras operando no Brasil. A maioria está localizada nas principais áreas metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, etc. A grande maioria dessas empresas, se não todas, mantém programas de estágio ou trainee em diversas áreas. com durações variadas. Esses programas normalmente podem ser encontrados nos sites brasileiros dessas empresas.

Também existem sites de emprego que podem ser usados ​​para procurar especificamente estágios ou programas de trainee, como é conhecido no Brasil. Os seguintes são os mais usados:

Vagas – Motor de busca geral de empregos com uma opção específica de busca de estágio e programa de trainee.

Catho – Motor de busca geral de emprego com uma opção específica de busca de estágio e programa de trainee.

My Trainee- Local de emprego específico no programa de estágio e trainee.

Estagio Trainee- Local de emprego específico para estagiários e programas de trainee.

Info Jobs – Site de emprego específico para estagiários e programas de trainee para estudantes de TI.

Trampos – Local de emprego específico para programas de estágio e trainee para estudantes de comunicação.

Como fazer um contrato de estágio?

Recomendamos que você siga um modelo online e consulte um advogado para fazer um contrato de estagiário para sua empresa. A consulta com o advogado ajudará a esclarecer alguns pontos importantes do contrato de estágio. Principalmente no caso de empresas onde há periculosidade ou insalubridade, pode ser necessário fazer algumas ressalvas no contrato de trabalho.

Aumentando as chances de ser contratado

É provável que um estudante estrangeiro que esteja se candidatando a um estágio no Brasil tenha vantagens e desvantagens em comparação com a competição local. O objetivo é aproveitar as vantagens e compensar as desvantagens. Também é importante observar que os estágios são normalmente designados para estudantes nos últimos 2 anos de faculdade ou que se formaram recentemente, ou seja, nos últimos 2 anos. O seguinte ajudará a aumentar as chances de conseguir um estágio no Brasil.

Currículo em inglês e português

Capacidade linguística em inglês, português e outros idiomas importantes do mundo

Estudante em uma universidade de renome

Se formando em um campo em crescimento no brasil

Conhecimento e experiência comprovados na área profissional

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário