O estatuto social da empresa é o regulamento de uma corporação, estabelecido pelo conselho de administração durante o processo de criação de uma corporação. Quando uma corporação é formada, uma das primeiras tarefas da nova corporação é formar estatutos corporativos.

Estatuto Social são as regras que direcionam as operações da corporação. Especificamente, o estatuto direciona o conselho de administração em seu trabalho para supervisionar a corporação. Uma das primeiras ações do conselho de administração de uma nova corporação é adotar o estatuto social.

O que é estatuto social?

No processo de criação de uma corporação, a empresa arquiva o estatuto social no estado em que deseja fazer negócios. O estatuto social são documentos de formação; eles contêm apenas algumas informações básicas sobre a empresa, conforme necessário para serem registradas no estado.

Após a formação da empresa, seu conselho de administração é estabelecido. O conselho decide nos estatutos para ajudar a direcionar suas operações ao longo da vida da corporação.

Como fazer um estatuto social?

Os estatutos corporativos são redigidos pelos proprietários da corporação no momento de sua fundação. Às vezes, os estatutos são escritos pela pessoa encarregada de estabelecer a corporação (chamada incorporadora); em outras empresas, o regimento interno é redigido pelo conselho de administração, com a ajuda de um advogado.

Os estatutos sociais precisam ser arquivados no estado em que você tem a empresa, mas os estatutos não precisam ser arquivados no governo estadual ou federal (a menos que a empresa esteja solicitando o status de organização sem fins lucrativos), mas devem ser mantidos com outros registros corporativos em caso de auditoria.

Estatuto social de empresa

O estatuto social da empresa é o documento da abertura da companhia com a especificação de direções para a companhia. (Foto: IDMC Gospel Choir)

O que está incluído no estatuto social?

O estatuto social deve incluir:

As informações de identificação da corporação: nome, endereço e principal local de negócios; designação da empresa como pública ou privada (vender ações ao público ou manter as ações entre apenas algumas pessoas); CNPJ.

O conselho de administração, incluindo o número de membros do conselho, os poderes e deveres gerais do conselho, mandato dos membros do conselho, qual número de conselheiros é considerado um quorum (o número que deve votar em uma resolução para ser válido)

Se a corporação for uma sociedade anônima, informações sobre acionistas e votação de ações, o estatuto social também mostrará o número e o tipo de ações e classes de ações que a corporação está autorizada a emitir

Informações sobre reuniões de acionistas, incluindo notificação de uma reunião e votação por procuração

Procedimentos e requisitos da reunião anual para notificar membros. Toda corporação deve ter pelo menos uma reunião anual, portanto essa é uma parte importante dos estatutos.

Informações das reuniões da diretoria, incluindo frequência, local e protocolo

Procedimento para manutenção de registros corporativos, incluindo regras para preparação e inspeção de registros e localização do livro de registros corporativos

Procedimento para alterar os estatutos e estatutos

Diretores do conselho corporativo, incluindo uma descrição de suas funções, como são eleitos e seus mandatos

Informações sobre como substituir um membro do conselho ou diretor corporativo

O ano fiscal (financeiro) da corporação

Regras sobre aprovação de contratos, empréstimos, cheques, certificados de ações e outros tipos de resoluções corporativas (veja abaixo)

Auditorias financeiras e inspeção dos registros corporativos, principalmente para empresas públicas, mas realmente para todas as empresas

Conselho Administrativo

Depois que você ou outro diretor corporativo ou um comitê do seu conselho de administração tiver preparado o estatuto social, eles deverão ser aprovados pelo conselho. Os estatutos fazem parte de seus registros corporativos e devem estar em um local onde possam ser visualizados pela Receita Federal ou pelo seu estado ou outra entidade que possa querer auditar seus registros.

O que é uma resolução corporativa?

Um dos deveres mais importantes de um conselho, conforme descrito no regimento interno, é aprovar resoluções. Essas resoluções são decisões tomadas pelo conselho. Essas decisões devem estar em um formato específico e devem ser registradas em ata da reunião do conselho.

Toda empresa precisa de regras e diretrizes para operar. Sociedades e empresas limitadas têm tipos semelhantes de regras. Para uma parceria, esse conjunto de regras é um contrato de parceria; para uma empresa limitada, as regras são um contrato operacional. O conteúdo é semelhante ao estatuto.

Preciso de um advogado ou contador para fazer um estatuto social?

O estatuto não é um projeto fácil de fazer sozinho. O estatuto social é um documento complexo e contém muitas armadilhas e requisitos para cumprir com os requisitos legais e tributários do estado em que a empresa está localizada e também com os requisitos fiscais e regulamentares. Usar um advogado ou contador para preparar os estatutos corporativos economizará dinheiro e questões legais posteriormente.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)