Advogado civil: quanto ganha e o que faz?
O brasileiro médio está familiarizado com o interior de um tribunal não através da experiência pessoal, mas através da mídia popular. Ou já tiveram, alguma vez, de estar de frente a um juiz.
Na maioria dos casos que conhecemos, os processos são de natureza cível. Em um procedimento dessa natureza, o advogado civil hoje não está preocupado em se preparar para o tribunal: eles ajudam a garantir que você tenha o acordo ou decisão que você merece sem um dia no tribunal.
Você sabe o que os advogados civis realmente fazem e como eles podem ajudá-lo? Continue lendo para saber como os advogados civis mudaram o mundo e como eles podem mudar seu caso.
Leia também
Advogado civil: o que faz?
Os advogados civis são profissionais trabalham principalmente em ações civis arquivadas em tribunais civis, mas também podem participar de processos de arbitragem e mediação. Esses casos e processos podem ocorrer e nem sempre chegar ao tribunal.
As causas civis geralmente cai sob uma das seguintes categorias de direito:
Imóveis: compra, venda e locação
Produtos e serviços
Locação de bens e equipamentos
Abertura e encerramento de empresas
Confecção de contratos
Disputas entre indivíduos
Fazem também parte do Direito Civil o Direito de Família, o Direito de Contratos, o Direito de Sucessão, o Direito das Pessoas, o Direito dos Fatos Jurídicos e o Direito das Obrigações.
Tarefas do advogado de Direito Civil
Dentre as coisas que um advogado de Direito Civil precisa fazer em seu dia a dia, incluimos os seguitnes:
Confecção de contratos
Ações de indenização
Ações possessórias
Confecção de pareceres verbais e escritos
Pareceres sobre responsabilidade civil dos empregadores
Confecção de minutas
Assessoria para sinistros
Ações de direito civil e comercial
Ações de relações de consumo
Ações de usucapião, possessão, reinvindicação de posse, e outras questões de proprietada
Direito de Família
Inventários, arrolamentos, etc
Entre diversas outras tarefas que deve realizar em seu trabalho diário.

Advogados de causas cíveis vão atuar principalmente em disputas entre indivíduos e não envolvendo crimes. (Imagem: Price Benowitz)
O que é um processo civil?
Um processo civil é uma disputa privada entre duas partes. A disputa pode incluir duas pessoas ou dois grupos. O processo de um processo de tribunal que permite que uma parte realize uma segunda parte responsável por uma ação, geralmente uma ação que prejudicou a primeira parte.
Processos cíveis caem fora do sistema de justiça criminal. Às vezes, o papel de um advogado civil se sobrepõe ao sistema de justiça criminal. E uma das maiores diferenças entre processos civis e criminais além do local é o ônus da prova.
Em um caso criminal, a tarefa de um advogado é defender seu cliente de acusações e evidências, além de qualquer dúvida razoável.
Processos cíveis têm um fardo distante de prova. Eles exigem apenas uma preponderância da evidência. Um lado deve mostrar que há uma chance de que a outra parte cometeu o erro.
Por que contratar um advogado civil?
Os advogados civis não funcionam apenas para questões mais complexas. Eles também trabalham para corrigir os rumos em injustiças pessoais. Um advogado civil mais comumente funciona em casos envolvendo:
Divórcio
Testamentos
Heranças
Contratos
Hipotecas
Aluguéis
Propriedades
Títulos
Disputas entre vizinhos
Lesão pessoal
Direitos trabalhistas (em alguns casos)
Eles também estão envolvidos em direitos civis, direito comercial, e de propriedade. Em muitos outros casos, os advogados estão à disposição para fornecer conselhos para aqueles que lidam com procedimentos complexos.
Como um advogado civil pode te ajudar?
Advogados civis executam funções essenciais nestes casos. Seu principal trabalho é reunir as evidências necessárias para apresentar seu lado do caso à oposição e, em alguns casos, o juiz. Eles encontram evidências que você pode nem pensar em sua experiência em trabalhar esses casos.
Seu objetivo não é apenas provar o que aconteceu, mas para mostrar por que o evento aconteceu para que isso nunca aconteça com mais ninguém.
Além de reuniões de evidências, um advogado civil escuta seu lado da história e como você quer se apresentar à oposição. Desta forma, os advogados civis oferecem mais do que advogados criminosos ou advogados distritais. Esses advogados visam punir o mal em vez de se concentrar em suas necessidades.
Em última análise, um processo civil é destinado a justiça para você – não apenas punição pela outra parte.
Advogado civil: quanto ganha?
Em muitos casos, advogados civis são remunerados por porcentagens das causas em que estão envolvidos. Porém, considerando honorários e as porcentagens que recebem, os valores médios vão entre 3 e 4 salários mínimos.
O tempo de experiência e mais causas ganhas pode levar este valor para mais do que o dobro.
Caso tenha ainda alguma dúvida dúvida sobre advogados cíveis, deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também

Advogado familiar: o que faz? Quanto ganha?

Como escolher uma pós graduação em segurança do trabalho?

Estágio não remunerado, quais as regras? Vale a pena?

Consultar processo trabalhista pelo CPF: veja como!