Você já pensou em aceitar um segundo emprego? Ou você já está fazendo mais de um trabalho? As pessoas assumem papéis extras por vários motivos. Eles podem precisar ganhar mais dinheiro.

Talvez eles querem mais satisfação em suas vidas. Talvez eles queiram iniciar um novo negócio ou voltar para a escola. Eles também podem se sentir pressionados por esse estilo de vida, à medida que as empresas buscam uma força de trabalho mais flexível ou diminuem o tamanho para reduzir custos.

Há poucas dúvidas de que fazer vários trabalhos ou estar em vários papéis pode ser um desafio. Neste artigo, exploraremos os benefícios e as desvantagens de realizar mais de um trabalho e discutiremos como lidar com os desafios. Além de informar se pela lei, você pode ter 2 registros na carteira de trabalho.

Pode ter dois registros na carteira?

Sim. Não há qualquer limitação na legislação trabalhista brasileira que limite o número de registros que podem ser feitos na sua carteira de trabalho. Inclusive, é muito comum pessoas terem dois ou mais registros na carteira de trabalho.

O desafio de ter mais de um emprego está no gerenciamento destes empregos. Para isso, vamos dar algumas dicas.

Exemplos de segundo emprego

Gerenciar duas carreiras ou funções não significa trabalhar no turno do dia e no turno da noite – pelo menos, não mais. Aqui estão alguns cenários:

1. Trabalho a tempo parcial

Um contador tem dois empregos de contabilidade em tempo parcial com duas pequenas empresas, nenhuma das quais tem trabalho suficiente para oferecer uma posição em período integral.

2. Doação de tempo

Uma executiva de marketing trabalha quatro dias por semana para uma grande empresa de publicidade, mas trabalha sem remuneração às sextas-feiras para sua organização sem fins lucrativos favorita para ajudar na angariação de fundos e no marketing.

3. Usando “dois chapéus” em um só lugar

Um recém-formado em MBA trabalha para uma empresa de consultoria de médio porte. Ela passa metade do tempo como gerente de RH interno, mas a outra metade trabalha no cliente.

Dois registros na carteira

Não há qualquer limitação para que você tenha dois registros na carteira de trabalho para seus diferentes empregos. (Foto: Forge)

Como ganhar experiência com mais de um emprego?

Vamos explicar com um exemplo?

Um caixa bancário ambicioso quer ganhar uma promoção nos próximos dois anos, mas não tem experiência em gerenciar pessoas. Ele aceita um emprego no sábado como gerente do café em seu centro esportivo local. Ele é capaz de conseguir esse emprego, porque o gerente do centro reconhece que assumir o comando de duas pessoas servindo café não requer anos de experiência, mas oferece ao caixa do banco uma grande oportunidade de construir seu currículo.

Desaprovamos fortemente a prática de trabalhar como freelancer ou trabalhar para outra organização durante o período em que você é pago pelo seu principal empregador. Isso é profundamente antiético, potencialmente ilegal e é uma quebra de confiança que poderia, de maneira bastante legítima, levar à demissão.

Tenha cuidado para não entrar nisso e seja totalmente transparente, principalmente se fizer parte do seu trabalho trabalhar em casa.

Como gerenciar um segundo emprego?

Gerenciar várias funções diferentes é misturar perfeitamente trabalho e vida juntos. Uma programação semanal pode ser composta de uma mistura de atividades, semelhante ao portfólio de investimentos de alguém. Algumas atividades seriam por dinheiro, outras por interesse pessoal, e outras ainda seriam retribuir à comunidade.

Um estilo de vida com mais de um emprego se tornará muito mais comum no futuro, à medida que as pessoas buscam um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Desvantagens e vantagens de ter mais de um emprego

No entanto, a realidade de trabalhar em vários empregos pode ser complexa. Vejamos as desvantagens primeiro:

  • Você precisa de excelentes habilidades de gerenciamento de tempo, para fazer bem todos os trabalhos.
  • Seu desempenho em todas as suas funções pode sofrer se você acabar trabalhando muitas horas por semana. Você ficará cansado demais para dar o seu melhor.
  • Pode ser difícil tirar um dia de folga de todas as funções ao mesmo tempo.
  • Seu empregador pode não permitir que você tenha um segundo emprego, ou faça um trabalho freelance no mesmo campo, ou mesmo em um campo não relacionado – principalmente se você trabalha em seu emprego principal em período integral.

Então, quais são os benefícios de fazer vários trabalhos?

  • Em primeiro lugar, e mais obviamente, você tem a oportunidade de aumentar sua renda.
  • Se você tiver dois empregos separados (como consultoria ou vários empregos de meio período), sua renda poderá ser mais segura do que com apenas um emprego.
  • Se uma empresa fechar, por exemplo, você ainda terá receita com outros trabalhos.
  • Trabalhar em dois trabalhos ou gerenciar duas funções pode ser revigorante. Você conhece novas pessoas e lida com diferentes responsabilidades. Isso significa que é menos provável que você fique entediado ou irritado demais com os pequenos problemas que acompanham o trabalho diário em qualquer local de trabalho.
  • Você pode aprender um conjunto de habilidades totalmente novo e pode ampliar sua rede profissional – ambas as quais poderiam continuar sua carreira em algum momento.
  • É uma ótima maneira de começar seu próprio negócio. Você pode manter a receita chegando ao mesmo tempo em que coloca seus negócios em funcionamento.
  • Você pode descobrir que sua empresa ama o fato de estar em várias funções. E eles podem ficar mais do que felizes em oferecer uma programação flexível para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Muitas empresas fazem isso – por exemplo, com atletas olímpicos e paralímpicos.

Aproveitando ao máximo as vantagens de ter mais empregos

Fazer dois trabalhos pode abrir muitas oportunidades. E existem várias maneiras de tirar proveito deles.

Primeiro, você pode achar que um de seus papéis melhorará o outro, seja por meio de habilidades aprendidas, por meio de redes ou apenas por uma interrupção da rotina. Gerenciar várias responsabilidades como essa pode realmente ajudá-lo a realizar melhor os dois trabalhos. Portanto, mantenha seus olhos abertos para essa possibilidade.

Outra vantagem é que seus clientes em uma função podem facilmente se tornar seus clientes em outra função. Você pode trabalhar em TI para uma grande empresa e depois ser contratado para fazer um trabalho relacionado na outra organização.

Como lidar com os desafios de ter mais empregos

Como você pode lidar com os desafios que certamente surgirão quando você começar a trabalhar em vários empregos?

Tente escolher um segundo emprego que realmente lhe interessa. Quanto mais apaixonado você estiver pelo que está fazendo, mais fácil será sua agenda.

Se você estiver equilibrando várias funções, pode ser útil agendar seu dia em segmentos. Isso permite que você concentre 100% de sua atenção em cada função por um período específico de tempo. E agendar seu tempo dessa maneira pode torná-lo mais produtivo.

Mudar de uma função ou trabalho para a próxima pode ser difícil, especialmente quando os processos e tarefas do pensamento são muito diferentes. Por exemplo, você pode trabalhar em uma função de suporte de engenharia por parte do dia e, em seguida, precisar se vestir e se reunir com possíveis clientes de vendas à tarde. Essas transições podem ser mais fáceis se você fizer uma pausa entre uma zona “neutra”, como uma cafeteria, por meia hora.

Trabalhar em dois empregos significa que você tem menos tempo do que seus colegas para se dedicar a cada função. Portanto, permanecer competitivo pode ser um verdadeiro desafio. Analise a cada hora do seu dia para ver onde você tem tempo livre para acompanhar as tendências.

Dicas para trabalhar em mais de um trabalho

Antes de fazer um segundo emprego ou começar a trabalhar como freelancer durante o seu tempo livre, verifique se ele está dentro dos termos contratuais com seu empregador principal e se seu chefe está satisfeito com isso. Pode não ser permitido, mesmo que seja trabalho voluntário. Além disso, você deve ter clareza sobre considerações de propriedade intelectual e confidencialidade antes de começar.

Se você está pensando em conseguir outro emprego além do que você tem, considere a possibilidade de configurar um “período de teste” primeiro. Considere trabalhar de graça ou por um preço reduzido para obter alguma experiência – e veja se você realmente gosta e se encaixa no seu estilo de vida.

Certifique-se de ainda reservar tempo para você e sua família, especialmente se precisar se deslocar fisicamente entre os locais de trabalho durante o dia de trabalho. Você pode ter que sair cedo para um escritório e voltar tarde do outro para fazer o trabalho. Fazer isso pode facilmente levar ao esgotamento.

Se você tem dois empregos em uma organização, tente seguir um cronograma regular. Isso ajudará você a manter interrupções, telefonemas e reuniões quando você estiver “desempenhando” a função relacionada. E, se apropriado, configure arquivos de assinatura separados em sua conta de e-mail para indicar qual “chapéu você está vestindo” quando enviar cada mensagem.

Fazer dois trabalhos pode ser incrivelmente desafiador, mas também pode abrir muitas oportunidades. É importante ter excelentes habilidades de gerenciamento de tempo e ser aberto com os empregadores sobre o que você está fazendo.

Técnicas como agendar cuidadosamente o seu dia e fazer uma pausa durante a transição de função podem ajudar a aliviar o estresse de trabalhar em vários trabalhos. Também é muito importante garantir que você tenha tempo suficiente para descansar e família.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)