Essa é uma pergunta / problema muito comum: Como conseguir um emprego sem experiência profissional? A boa notícia é que você pode fazer isso (se você tiver as etapas certas).

E eu vou dar a você essas etapas agora neste artigo. Continue lendo para obter as melhores maneiras de encontrar um emprego sem nenhuma experiência.

Adapte seu currículo para empregos que não necessitam de experiência

Mesmo sem experiência, pense nos cursos que você fez, nos projetos que realizou, estágios, voluntariado etc. E pense em como tudo isso se relaciona com o trabalho ao qual você está se candidatando. O que parece mais importante na descrição do trabalho? Liderança? Solução de problemas? Capacidade de trabalhar sem supervisão rigorosa? Agora, destaque o que eles estão procurando em toda a sua experiência passada em seu currículo.

Sim, a adaptação do seu currículo levará mais tempo, mas você obterá muito mais respostas. Você prefere enviar 100 aplicações e obter 1 resposta? Ou enviar 20 inscrições e obter 5 respostas? Além disso, não leva muito tempo se você personalizar usando técnicas apropriadas.

Faça a procura de emprego sem experiencia em empresas que não estão contratando

Gaste 20 a 30% do seu tempo de pesquisa de emprego enviando e-mails para empresas que não anunciam o emprego perfeito. Por quê? Menos concorrência. Você nunca sabe quando uma empresa está prestes a começar a contratar ou crescer e está aberta a adicionar novas pessoas iniciantes, mesmo que elas não “precisem” imediatamente.

Muitas empresas fazem isso. Às vezes, elas recrutam ativamente recém-formados ou pessoas sem experiência profissional e, às vezes, interrompem ou pausam os esforços de recrutamento. Mas se alguém ótimo envia um email ou é encaminhado, há sempre a chance de entrevista.

Profissões que não exigem experiência dependem do networking

As referências são uma das maneiras mais poderosas de entrar em uma empresa, porque, se você for recomendado, será imediatamente mais confiável e parecerá menos arriscado contratar.

Se você se formou recentemente, um dos melhores lugares para começar é perguntar a seus ex-colegas e amigos que já encontraram emprego. Descubra se as empresas estão contratando.

Não se desculpe ou seja tímido quando pedir a eles. Às vezes, essas empresas oferecem um grande bônus de indicação aos funcionários atuais, se eles indicarem uma nova contratação. Então você pode estar fazendo até algum dinheiro.

Eu sei que é um pouco estressante pedir ajuda às pessoas ou fazer contatos em geral. Mas confie em mim, poderia ser a diferença em encontrar um emprego e procurar meses sem boas ofertas de emprego. Uma ou duas ligações telefônicas (ou e-mails, mensagens de texto etc.) podem literalmente mudar sua pesquisa de emprego durante a noite quando se trata de referências.

Emprego sem experiência

Aprenda a obter um emprego sem ter experiência para começar sua carreira com o pé direito. (Foto: gpb.org)

Faça uma rotina para a procura do emprego

Decida o horário que você aplicará todos os dias (sim, leva horas por dia). Mantenha uma rotina consistente e se responsabilize. É como um trabalho, mas você é o chefe e precisa ser honesto consigo mesmo com relação a quanto esforço está dedicando e, se for o suficiente, precisará fazer algo a respeito.

Nenhuma das outras etapas deste artigo o ajudará a conseguir um emprego sem experiência profissional, se você não dedicar tempo.

Acompanhe e mantenha-se organizado sobre suas aplicações

Este é outro lugar em que você pode economizar muito tempo na procura de emprego.

Acompanhe para onde você enviou aplicações e envie um acompanhamento se não receber uma resposta em cinco dias úteis. Leva 10% mais tempo para acompanhar do que para enviar a solicitação de emprego inicial, ou provavelmente até menos. Definitivamente vale a pena.

Mas você só pode fazer isso se permanecer organizado e realmente rastrear onde aplicou e quando.

Eu recomendo manter uma planilha simples do Excel com algumas colunas:

  • Nome da empresa
  • Data em que você fez a aplicação
  • Como você se inscreveu (e-mail, formulário online, LinkedIn, quadro de empregos etc.)
  • Teve continuidade? (sim/não)
  • Resposta? (sem resposta, não quis me entrevistar, interessado em me entrevistar, entrevista agendada para XX/XX/XXXX)

Como conseguir um emprego sem experiência: preparação para entrevistas

Depois de obter entrevistas, é hora de se preparar para transformar essas entrevistas em ofertas de emprego. Obter entrevistas é metade da batalha quando se trata de conseguir um emprego sem experiência, mas você precisa aproveitar cada oportunidade que conseguir de entrevista. Nelas, você poderá buscar os melhores resultados possíveis com um bom treinamento.

É isso aí! Estas são as dicas, etapas de ação e recursos que recomendamos para conseguir um emprego sem experiência. Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)