O que os empregadores podem verificar quando estão considerando você para um emprego? Eles podem descobrir onde você trabalhou anteriormente e por quanto tempo você ocupou cada trabalho? E por que você deixou a posição? E se você for quem precisa consultar seus registros de empregado?

Como consultar registro de carteira de trabalho?

No mínimo, os empregadores podem verificar seu histórico de emprego em relação ao cargo e descrição do trabalho, sua data de início e término para cada trabalho e seu histórico de salário em locais onde é legal pedir. As organizações também podem ligar para os antigos empregadores e compartilhar as informações fornecidas em seu currículo ou solicitação de emprego, e solicitar que os empregadores anteriores confirmem sua precisão. É possível fazer uma consulta pelo site do MTE. Quem tem a carteira de trabalho digital pode consultar os registros online com facilidade.

Quais informações os empregadores anteriores compartilham sobre o registro da carteira de trabalho?

Alguns empregadores fornecerão informações detalhadas, mas outros não. Tudo depende da empresa, mas a maioria dos ex-empregadores não compartilha informações sobre seu desempenho no trabalho. No entanto, se os possíveis empregadores contatarem os funcionários em seu local de trabalho anterior usando canais informais, esse tipo de informação pode ser divulgado sem registro.

O que mais uma empresa pode perguntar sobre você? Não há leis federais que limitem o que pode ser perguntado sobre um possível funcionário. No entanto, as leis estaduais variam e, para estar seguro, você deve investigar o que os empregadores podem fazer quando estão considerando um candidato a um emprego.

Registro na carteira

Você pode verificar alguns registros na carteira de trabalho online, principalmente para as contribuições previdenciárias. (Foto: Xerpa)

Quem pode verificar os registros da carteira de trabalho?

Alguns empregadores verificam o histórico de trabalho por conta própria. Outros terceirizam essa tarefa para organizações de verificação de referência de terceiros, como empresas de RH. Em alguns casos, os empregadores (ou as empresas que contratam) realizarão verificações de antecedentes abrangentes, que podem incluir uma avaliação de seu histórico de crédito e antecedentes criminais além dos registros da carteira de trabalho. Tudo depende do tipo de trabalho para o qual você está se candidatando e das leis que regulam o que os empregadores podem fazer em sua localidade. Por exemplo, se você está se candidatando a um emprego onde trabalhará com crianças pequenas, é provável que os empregadores verifiquem se você tem antecedentes criminais.

Os empregadores são limitados a verificar apenas o que está em seu currículo ou aplicação?

Se um empregador realiza uma verificação de antecedentes, eles não estão limitados a verificar apenas as informações que você lista em seu currículo ou um pedido de emprego. Eles poderiam verificar todo o seu histórico de empregos e, se o fizerem, eles podem ficar preocupados se encontrarem omissões, que poderiam ser usadas contra você. Além disso, quando você assina um pedido de emprego, está atestando que forneceu ao empregador todas as informações solicitadas. O que o empregador não pode é discriminar você por critérios como raça, cor, religião, ideologia, etc. Mas escolher você de acordo com seu histórico no registro profissional é totalmente cabível.

Conheça o seu histórico de emprego

Certifique-se de fornecer informações precisas sobre seus pedidos de emprego e retomar. Não adivinhe onde você trabalhou e quando. Se você não se lembra dos detalhes, recrie seu histórico de trabalho antes de procurar um emprego. Saber como e onde você trabalhou, e os motivos que te levaram a sair ou mudar de emprego. Tudo isso conta na hora de uma entrevista.

A coisa mais importante é que você seja sincero sobre todas as informações que você der aos empregadores em perspectiva. Se você está preocupado com o que os empregadores anteriores dirão sobre você, cultive proativamente e forneça recomendações positivas para combater qualquer feedback negativo em potencial sobre seu desempenho ou atitude.

Como você mantém os registros de sua carteira profissional? Como mantém seu histórico verificado?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)