O Brasil é conhecido por suas exuberantes florestas tropicais, praias de areia branca, festivais coloridos e pessoas bonitas. Todos esses clichês são verdadeiros, mas o país também é uma economia mundial em expansão, com forte presença nos negócios internacionais. Isso significa que há muitas oportunidades para estágios em todo o país, muitos deles em instituições de classe mundial.

Certamente, estagiar no Brasil também vem com algumas outras vantagens. Um estágio no Rio significa que você nunca está muito longe de algumas das praias e vistas mais emblemáticas do mundo, enquanto a movimentada São Paulo tem uma das melhores cenas de comida e vida noturna do mundo.

O melhor de tudo é que a impressionante diversidade de culturas e paisagens do país significa que você é mimado pela escolha quando se trata de fazer uma pausa: siga para o norte para descobrir as influências afro-caribenhas em Salvador, surpreenda-se com as maiores cachoeiras do mundo nas Cataratas do Iguaçu , ou vá para a Amazônia para conhecer um dos ecossistemas mais diversos do mundo.

O Brasil é um país em rápido desenvolvimento, com a maior economia da América Latina. Muitas grandes empresas multinacionais têm escritórios lá, e as empresas nacionais também estão crescendo. Isso significa que há muitas oportunidades para estágios, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Mas é preciso que seu estágio respeite regras simples, como a carga horária de trabalho.

Estágio e carga horária no Brasil

Os estágios no Brasil são regulamentados pela Lei do Estagio e, como os estágios são padronizados no Brasil, você saberá exatamente o que é esperado com antecedência. Os estagiários trabalham 6 horas por dia e até 30 horas por semana. Trinta dias de férias devem ser fornecidos por ano. Feriados bancários e 11 feriados federais e estaduais, bem como o dia da eleição, são todos os dias de folga. Estagiários não podem fazer horas extras.

Principais indústrias para estagiar no Brasil

Nosso país tem indústrias fortes, que são as principais para se poder estagiar.

Energia

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de energia hidrelétrica, e a indústria de petróleo e gás também é enorme. No setor de energia, você encontrará uma ampla variedade de oportunidades, desde posições corporativas em marketing, RH e contabilidade até colocações de engenharia no local. Isso significa que, ao contrário de muitos outros setores focados nas cidades, os estágios no setor de energia podem levá-lo a qualquer lugar do país.

Finanças

Os setores financeiro e bancário do Brasil representam grande parte da receita do país. A maioria das instituições internacionais possui escritórios corporativos em São Paulo, a capital financeira do país, onde também está localizada a bolsa de valores brasileira. Isso o torna o melhor lugar da América Latina para trabalhar neste setor, com uma variedade de canais disponíveis em todas as áreas de negócios.

Tecnologia científica

O setor de ciência e tecnologia do Brasil está se tornando cada vez mais respeitado no cenário global. A maioria das pesquisas nessa área é realizada em universidades, o que significa que os estágios tendem a ser baseados também no campus. A maior universidade do país é a Universidade de São Paulo, considerada a melhor da América Latina, que possui uma Escola de Engenharia particularmente prestigiada.

Os estágios são parte obrigatória da maioria dos cursos universitários do Brasil, o que significa que, embora haja muitas oportunidades, eles tendem a ser bastante competitivos.

Carga horária de estágio

Os estágios no Brasil tem uma carga horária máxima de 30 horas. (Foto: Agri LIDA Agriculture Internships)

Qual a melhor época para obter um estágio no Brasil?

Como a maioria dos estágios é voltada para estudantes universitários ou recém-formados, muitos deles começam logo após o final do ano acadêmico, que no Brasil significa dezembro. Você pode começar a procurar estágios o mais cedo possível em um ano inteiro para grandes multinacionais, pois os processos de aplicativos podem ser longos.

Os estágios tendem a procurar candidatos que estão entrando no último ou penúltimo ano do ensino superior ou que se formaram nos últimos dois anos. Embora não seja impossível encontrar um posicionamento independente, se você não se encaixar nessas categorias, poderá ser excluído de esquemas de estágio mais formais em grandes empresas.

Habitação e custo de vida para estagiários

A maioria dos estágios não inclui nenhuma forma de acomodação; portanto, você precisará organizar isso separadamente. Você poderá encontrar oportunidades de aluguel local em todos os canais habituais, incluindo sites de listas, jornais locais e sites de agências de aluguel. Dependendo da duração do seu estágio, é melhor procurar um aluguel de curto prazo em algum lugar como o Airbnb.

Pergunte à sua empresa se eles podem fornecer conselhos ou recomendações sobre bons lugares para procurar e se podem ajudá-lo a estabelecer uma ligação com um proprietário ou agência de aluguel local. Você também pode perguntar se há outros estagiários estrangeiros na empresa com os quais eles possam entrar em contato para que você possa procurar algo juntos.

Muitos prédios de apartamentos no Brasil possuem recursos adicionais, como academias, piscinas e guardas de segurança. Você deve levar isso em consideração ao escolher um apartamento, especialmente se você estava pensando em ingressar em uma academia de qualquer maneira.

O custo de vida no Brasil é uma questão relativamente complexa. Isso ocorre porque o país tem uma taxa incrivelmente alta de desigualdade. Para a grande maioria dos brasileiros, que são relativamente pobres, o custo de vida é bastante baixo. No entanto, quando você começa a olhar para as classes média e alta, o custo de vida aumenta rapidamente.

A acomodação será o seu maior custo. Alugar em uma cidade grande como o Rio de Janeiro e São Paulo pode ser bastante caro. Comer em restaurantes também pode ser bastante caro, mas você pode obter refeições relativamente baratas em lanchonetes e outros restaurantes casuais. Os mantimentos também podem ser baratos se você comprar produtos locais e evitar os supermercados sofisticados.

As empresas no Brasil não estão autorizadas a pagar um salário a estagiários estrangeiros, mas geralmente elas pagam uma bolsa. Normalmente, isso será suficiente para cobrir seus custos durante a sua estadia. Por lei, os estágios também incluem o vale transporte.

Cultura de trabalho

Na maioria das vezes, a cultura brasileira no local de trabalho é semelhante ao que você esperaria no Ocidente. As empresas tendem a ser de natureza hierárquica, com um ambiente corporativo relativamente formal. Os brasileiros prestam muita atenção à aparência e esperam sempre uma aparência profissional e organizada.

Como um todo, o Brasil tem uma abordagem descontraída à pontualidade. Você pode notar pessoas chegando com atraso de 10 a 20 minutos para as reuniões regularmente. Ainda será apreciado que você chegue a tempo – é apenas uma questão de ser paciente com os outros.

Os relacionamentos interpessoais são incrivelmente importantes no ambiente de trabalho brasileiro, portanto, faça um esforço para conhecer seus colegas de trabalho. Os estrangeiros também podem se surpreender com o nível de contato pessoal – beijar as duas bochechas é a norma quando uma saudação envolve uma mulher, e abraços não são incomuns.

A maioria das pessoas em um trabalho corporativo será bem-educada, o que significa que eles falarão um pouco de inglês. Isto é especialmente verdade para pessoas mais jovens, que provavelmente serão mais fluentes devido a um foco mais forte no ensino de idiomas nos últimos anos.

Vale ressaltar que, dentro e fora do local de trabalho, o norte do país tende a ser mais descontraído e informal do que o sul.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)