Tentando encontrar um novo emprego depois de ter chegado na terceira idade? Você veio ao lugar certo. Vamos guiá-los pelas etapas e dicas que os especialistas recomenda seguir para ter a melhor chance de encontrar um emprego quando se está na terceira idade. São dicas e estratégias que vão te ajudar, e muito, neste processo.

Vagas de emprego para idosos surgem pelo networking

Networking é uma das maneiras melhores e mais rápidas de encontrar um emprego em geral.

E uma vantagem de procurar emprego mais idoso. É mais provável que você tenha uma rede maior e conexões que podem ajudá-lo a encontrar um emprego.

Você precisa confiar nessas pessoas se quiser ter a melhor chance de encontrar um emprego rapidamente.

Portanto, pense nos ex-chefes, colegas de trabalho, colegas e até mesmo nas pessoas que você supervisionou / orientou no passado.

Quem trabalha no setor em que você está tentando encontrar um emprego? Quem tem conexões?

Fale com essas pessoas, faça uma pergunta para iniciar uma conversa. E o mais importante, diga a eles que você está procurando emprego! Ninguém pode te ajudar se nem souber.

Por exemplo, você pode dizer: “Olá, (FULANO), vi no LinkedIn que você está trabalhando na empresa ___ agora. Como é o ambiente de trabalho aí? Na verdade, estou procurando uma mudança para mim mesmo.

Faça um currículo personalizado para o trabalho na terceira idade

Elimine datas de formatura e outras coisas que possam permitir a discriminação de idade em seu currículo.

Reduzindo também o número de cargos anteriores que você inclui em seu currículo, para que os empregadores não o descartem com base na idade ou por ser “muito experiente” ou “superqualificado”.

Fato: é sua escolha o que colocar (e o que não colocar) em seu currículo. Se você tem uma carreira de 30 anos, você não precisa incluir seu primeiro emprego como um contribuinte individual de nível inicial se você estiver no nível de Diretor agora.

Tente manter seu currículo em duas páginas, a menos que você esteja em uma profissão que envolva muitas pesquisas, publicações, etc. (como um cientista doutorado).

Eu recomendo incluir um título básico e informações de contato, uma seção de resumo, histórico de trabalho cronológico SOMENTE incluindo seu trabalho relevante e um tanto recente (volte 15 anos no máximo) e, em seguida, uma seção simples de habilidades e educação na parte inferior.

Se um gerente de contratação vê 4 páginas de experiência anterior, ele não vai ler tudo de qualquer maneira. Eles vão olhar o que é mais recente. Talvez os dois ou três empregos mais recentes, por exemplo. E eles decidirão se parece um bom ajuste com base nisso.

Portanto, concentre-se em tornar seus dois ou três empregos mais recentes o mais impressionantes possível, escrevendo ótimas descrições e pontos em seu currículo, e exclua empregos antigos que não sejam relevantes ou impressionantes.

Isso pode fazer uma grande diferença ao tentar encontrar um novo emprego na terceira idade

Trabalhos para idosos

Idosos podem encontrar vagas de emprego em diversos lugares, ocupando o tempo e obtendo renda extra. (Foto: AARP)

Transforme a idade em um ativo para seu currículo

Não se esqueça de enfatizar como sua idade e experiência o beneficiam (e beneficiarão o empregador). Você pode fazer isso em suas cartas de apresentação e nas respostas à entrevista de emprego que der.

É fácil ser pego pensando em sua idade como um obstáculo ou obstáculo que você precisa superar em sua busca de emprego. E de certa forma é!

Não estou dizendo que é fácil encontrar um emprego mais velho. Mas não perca de vista o fato de que você também tem algumas vantagens e coisas únicas que oferece a um empregador.

Você não será contratado para todos os empregos. Nem todas as empresas querem contratar alguém mais velho. Mas basta um trabalho para encerrar sua pesquisa. Você só precisa de uma oferta de emprego!

Aproveite ao máximo suas entrevistas de emprego

Não é fácil conseguir entrevistas, certo?

Portanto, você deseja fazer tudo o que puder para aproveitar ao máximo cada oportunidade de entrevista que tiver.

Isso inclui praticar as perguntas da entrevista e aprimorar suas habilidades na entrevista antes de telefonar ou se encontrar com qualquer empregador.

Mostre a eles que você trabalha bem em equipe

Não apenas mostre suas habilidades individuais e capacidade de fazer o trabalho em suas entrevistas. Mostre que você pode ser mentor de outras pessoas, contribuir com a equipe e ser uma influência positiva em geral.

Esta é uma maneira de fazer com que sua experiência seja vista como um ativo como um candidato a emprego na casa dos 50 ou 60 anos. Se você encontrou desafios ou resolveu problemas no passado semelhantes aos que a equipe atual está enfrentando, é mais provável que um gerente de contratação lhe ofereça o trabalho na esperança de que sua experiência também seja útil nessa situação.

E a melhor maneira de convencê-los a contratá-lo nesses casos é parecer um jogador de equipe generoso com seu conhecimento e experiência, disposto a orientar e ensinar os outros e compartilhar o que você aprendeu.

Mostre a eles que você entende de tecnologia

A última coisa que você deseja é que os empregadores se preocupem se você terá dificuldades com a tecnologia. Isso * irá * impedir que você seja contratado.

Então, mostre a eles como você usou a tecnologia em empregos anteriores ou mesmo em sua busca de empregos atual. Até mesmo mencionar que você usa um aplicativo de agendamento em seu telefone ou uma extensão de navegador da web para agilizar sua busca de emprego pode impressioná-los.

Além disso, ao se candidatar a empregos, certifique-se de usar um endereço de e-mail com aparência profissional. Eu recomendo usar o Gmail e um destes formatos:

[email protected]

Nome-Sobrenome @ gmail

NomeSobrenome @ gmail

Nota: a capitalização não importa em endereços de email. Eu coloquei letras maiúsculas nos exemplos acima apenas para torná-los mais fáceis de ler.

Se esses formatos forem usados, você pode usar outro provedor de e-mail ou adicionar uma inicial do meio. Exemplo: [email protected]

Tranquilize os gerentes mais jovens

Alguns gerentes de contratação podem ficar um pouco desconfortáveis ​​com a ideia de supervisionar alguém com mais experiência do que eles.

Então, diga a eles que você está bem com a função para a qual está se candidatando e que não quer assumir suas responsabilidades ou liderança. Deixe claro que você não quer o emprego deles e espera receber instruções deles e seguir sua liderança.

Isso fará com que você pareça menos ameaçador e aumentará o número de ofertas de emprego que recebe.

Concentre-se em empresas que parecem contratar pessoas da sua idade

Não perca tempo se inscrevendo em uma pequena startup de tecnologia em que a idade média dos funcionários no LinkedIn é de 26 anos. Faça sua pesquisa e concentre-se em empresas que parecem ter outras pessoas na faixa dos 40 e 50 anos e aplique-se lá.

Visualizar os funcionários de uma empresa no LinkedIn antes de se inscrever e fazer perguntas em sua rede são boas maneiras de identificar empresas como essa.

9. Não seja muito exigente

Você está recusando oportunidades relevantes e buscando o ajuste “perfeito”?

Recusar ofertas de emprego / entrevistas e ser muito exigente pode estender sua busca de emprego e impedi-lo de encontrar trabalho depois dos 50.

No mínimo, dê entrevistas mesmo se você não tiver certeza de que é o ajuste certo.

Você aprenderá mais na entrevista (na verdade, esse é o objetivo da entrevista – descobrir mais informações e ver se é uma boa correspondência potencial para ambos os lados).

E se for oferecido a você uma posição que tem alguns aspectos interessantes e você acha que pode ter um bom desempenho, aceite. Você sempre pode mudar em um ano, se quiser.

Considere o trabalho a tempo parcial ou temporário

Não estou sugerindo que você se conforme com algo que não quer. No entanto, estou sugerindo que encontrar um emprego, ganhar algum dinheiro e fazer algum trabalho na área em que deseja aumentar sua confiança e ajudá-lo a iniciar sua carreira.

E é mais fácil encontrar um emprego quando você tem um emprego. Você ficará mais confiante, menos estressado / pressionado, e os empregadores perceberão isso.

Portanto, se você tiver que aceitar um emprego de meio período e dar uma pausa na procura de emprego ou continuar procurando enquanto trabalha em meio período, faça isso!

Seja persistente e permaneça ativo

O esforço conta. O número de entrevistas para as quais você foi convidado é resultado do número de formulários de emprego de qualidade que você envia.

Então, sim, você precisa “adaptar” seu currículo, você precisa escrever uma boa carta de apresentação se for necessário e você definitivamente precisa de um ótimo currículo para chamar a atenção deles.

Mas você também precisa se candidatar a muitos empregos! Não apenas alguns por semana.

Não desista. Tire um dia de folga se você se sentir desanimado, mas volte no dia seguinte e faça um esforço.

Você terá dificuldade para encontrar um emprego depois dos 50 se não se comprometer a colocar um esforço diário consistente em sua busca de emprego e lutar contra os contratempos e tempos desanimadores.

Infelizmente, muitos candidatos a emprego lutam com isso. Eles desistem de seus esforços ou tiram longos períodos de folga quando as coisas não vão bem, e acabam piorando a situação e perdendo o ímpeto que tinham.

Controle sua mentalidade e evite a negatividade

Encontrar um novo emprego depois dos 50 não é fácil, mas ter uma mentalidade negativa, reclamar, sentir inveja ou qualquer coisa assim NÃO vai ajudar.

É normal sentir essas emoções ocasionalmente. Todo mundo faz. Mas supere isso.

Volte a se esforçar e se concentrar no que VOCÊ precisa fazer.

E quando você fala com os empregadores, seja por comunicação verbal ou e-mails como um acompanhamento após a entrevista, nunca pareça zangado, desanimado ou amargo, ou você não será contratado.

Seja positivo, mostre aos empregadores que você está otimista e confiante no valor que agrega e terá a melhor chance de encontrar um bom emprego na terceira idade! E se tiver alguma dúvida, compartilhe nos comentários e iremos te ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)