12 dicas sobre como se comportar no ambiente de trabalho

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Se você está começando em um novo trabalho, espere uma curva de aprendizado íngreme. Sua atitude é o seu melhor ativo. Pense no local de trabalho como uma coleção de pessoas que você quer impressionar, especialmente seu chefe.

Há todos os tipos de locais de trabalho – nenhum local de trabalho é o mesmo. Um escritório é diferente de uma fábrica, e um café é diferente de um canteiro de obras.

Mas os melhores comportamentos vão te seguir e criar uma reputação que contribuirão sempre para o próximo passo no caminho profissional.

1. Como se comportar no ambiente de trabalho da melhor forma?

Trazer para trabalhar a melhor versão de si mesmo, não a pessoa mal-humorada, faminta de cafeína que não dormiu o suficiente. Cuide da sua saúde, porque você está sendo pago para o trabalho e seu chefe espera resultados e saída. De escritórios para restaurantes, aprender a se orientar em qualquer novo emprego requer uma mistura única de habilidades e dedicação de pessoas.

2. O comportamento profissional com um bom trabalho

Busque ouvir, aprender e, em seguida, ser auto-suficiente. Para fazer o seu trabalho efetivamente, você não pode estar constantemente pedindo ajuda aos outros. Invista no que você está fazendo – se orgulhe do seu trabalho (mesmo que seja servido, ou você está realmente lá para o salário, e fique focado.

Após o seu primeiro treinamento como um novo starter, aponte para impulsionar suas habilidades e aprender regularmente coisas novas. Esforce-se para ser um empregado valorizado. Seja o trabalhador que de bom grado compartilha conhecimento para o bem da organização.

3. Concentre-se nas necessidades do cliente primeiro

Todas as organizações têm um cliente, seja o público (como as pessoas que pedem um café, ou do outro lado de uma linha telefônica), outro negócio (que paga sua empresa para fazer uma tarefa ou produzir algo), ou um cliente interno (como um gerente ou unidade de negócios). As necessidades do cliente vêm primeiro, e elas são a razão pela qual você tem um emprego.

4. Seja confiável no ambiente profissional

Sempre chegue ao trabalho a tempo. Se você é um novo starter, aponte para chegar lá 10 a 15 minutos mais cedo para se preparar. Se você trabalhar mudanças em uma indústria de atendimento ao cliente, precisará estar pronto para começar.

Ajuda a entender seu papel na organização – você faz parte de um sistema maior. Quando você recebe uma tarefa, faça-o com o melhor de sua capacidade, a tempo conforme solicitado. Se você está lutando, peça ajuda ou avise seu chefe que precisará de tempo extra.

5. Seja positivo e respeitoso

Mostrar que você está disposto a trabalhar e ansioso para se fazer bem, mas também ser realista e não promete superar para causar uma boa impressão. Lembre-se da dica número 4, para ser confiável; Outros estão dependendo de você.

Ser positivo também é sobre ser otimista – vendo suas tarefas e seu local de trabalho de uma maneira otimista, em vez de verificar o relógio e pensar logo na hora de acabar o expediente.

6. Escute ativamente e mostre que você entende

Quando seus colegas ou supervisores estão explicando uma tarefa ou falando sobre o negócio, mostre que você está ouvindo olhando para eles, assentindo ou tomando notas. Peça esclarecimentos se você não entender ou repetir a tarefa para mostrar que entendeu.

Comportamento profissional

Um bom comportamento no trabalho vai melhorar a qualidade do ambiente e o convívio entre os pares.

7. Errar é parte do aprendizado profissional

Todo mundo comete erros, então quando você faz, possui e aprenda com isso. É melhor ser sincero, em vez de ocultar a evidência ou esperar que ninguém notará. Faça como seu objetivo apenas cometer um erro uma vez. Se o seu chefe lhe disser como fazer alguma coisa, ouça e lembre-se, então você não terá que perguntar novamente.

8. Pro-atividade no ambiente de trabalho

Isso significa pensar à frente – vendo “a grande imagem” e antecipando o que precisa acontecer a seguir. Isso pode levar tempo – mesmo que você tenha habilidades e talentos de alto nível, para fazer uma tarefa, precisará aprender os processos da sua organização.

No entanto, esteja ciente do que é apropriado em seu novo local de trabalho. Alguns trabalhos precisarão de você para assistir e aprender. Você pode procurar uma abertura para mostrar que você está interessado. Em outros papéis, talvez seja necessário pedir permissão antes de ajudar.

Sempre limpe depois de você no trabalho. Procure maneiras de ajudar a organizar ou torná-lo seguro. Se você trabalha em uma cozinha ou um restaurante, fique de olho nos obstáculos que alguém pode tropeçar, ou ajudar a limpar pratos.

9. Seja um jogador de equipe confiável

Um jogador de equipe é alguém que pensa na tarefa geral ou resultado em vez de apenas o seu trabalho ou trabalho. Por exemplo, um jogador de equipe em uma configuração do café é alguém que garante que os clientes tenham o que precisam, que ajuda para que as coisas funcionem de forma eficiente.

Ser um jogador de equipe significa fazer o seu trabalho, para que os outros não precisem ajudá-lo ou faça um trabalho extra. Também significa ajudar a criar um local de trabalho limpo, seguro e produtivo.

Todo empregador quer um ‘jogador de equipe’ – alguém que chips e se dá bem com os colegas. Isso também significa falar bem de seus colegas de trabalho.

10. Organização e planejamento profissional

Se possível, planeje coisas para funcionar sem problemas. Tome notas ou mantenha uma lista nas proximidades. É uma boa ideia se preparar escrevendo as perguntas práticas e gerais sobre como você pode ser mais bem sucedido no papel.

Discuta questões que surgem abertamente, e não espere até o último minuto para deixar um colega de trabalho saberem informações se for urgente. Esteja preparado e entregue o que é esperado de você, seja isso que seja ordens de clientes, um trabalho ou participando de uma reunião.

11. Comunicação no ambiente de trabalho

Concentre-se em fazer o seu trabalho, sem falar ou perder tempo. Se você precisar discutir as coisas, mantenha-a breve e ao ponto. Sempre seja educado com seus colegas de trabalho e especialmente seu chefe.

Este artigo é um bom resumo do que não fazer. Não gaste tempo de trabalho brincando com seu telefone, tendo conversas pessoais ou fofocando. A etiqueta comercial é sobre tornar os outros confortáveis ​​para estar perto de você. Parte de se dar bem com os outros está se comunicando bem e mostrando que você tira seu trabalho a sério.

12. Resolva disputas ou problemas cedo

Você não vai gostar de todos no seu local de trabalho, e tudo bem. Se você está tendo problemas com um colega, fale com alguém em quem você confia ou em seu chefe. Tente resolver o problema antes que fique maior.

Se você está se sentindo chateado ou com raiva, mantenha sua compostura e lembre-se de que não pode controlar seu ambiente, mas você pode controlar como você reage. Tenha em mente que o bullying ou o assédio são contra a lei. Se você acha que uma disputa ou um problema é impedir que você faça o seu trabalho, ou se você se sentir inseguro ou discriminado, traga sua preocupação com o representante do RH ou seu líder de equipe.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário