A Carteira de Trabalho e Carteira de Previdência Social (Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS) é um documento que todos os trabalhadores são obrigados a ter no Brasil. Nenhuma empresa pode contratar legalmente um trabalhador sem esse documento. Este documento é obtido na regional do Ministério do Trabalho.

Este documento tem um número de identificação, usado para identificar o trabalhador para fins de recebimento, cobrança e pagamento de certos benefícios perante a Previdência Social. Além deste número, o profissional pode ter um número de identificação em um órgão de classe, como OAB, CREA, entre outros.

Mas onde encontrar as informações da carteira profissional?

O que é uma CTPS?

A CTPS é um caderno físico que é um documento pessoal essencial para todo trabalhador no Brasil. Ele concede ao trabalhador acesso aos direitos trabalhistas aos quais ele tem direito e registra informações sobre salários, empregadores e os tipos de trabalhos executados pelo empregado. É um documento obrigatório para qualquer pessoa que preste serviço à indústria, comércio, agricultura e é necessário até no caso de trabalho doméstico.

Número da carteira de trabalho

O número da carteira de trabalho, bem como outras informações do proprietário da carteira de trabalho, são encontrados na primeira página da carteira de trabalho. O número da carteira de trabalho é o mesmo do PIS/PASEP.

O número da carteira de trabalho pode ser encontrado também na CTPS digital.

Benefícios da carteira de trabalho

Os benefícios que o proprietário de uma CTPS tem são:

Seguro desemprego

Benefícios da previdência social

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS

Programa de Integração Social, do PIS

Muitas pessoas trabalham no Brasil sem contrato de trabalho. No entanto, como estrangeiro, você deve exigir um contrato de seu empregador, pois precisará dele para obter seu visto de trabalho e para trabalhar legalmente no Brasil.

Os brasileiros geralmente trabalham com uma “carteira de trabalho” (Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS) em vez de um contrato de trabalho. Um contrato de trabalho detalhado é comum apenas para gerentes e executivos.

O cadastro do funcionário serve ao mesmo tempo que a carteira de identidade do seguro social. Ele contém todas as informações relevantes sobre o emprego de cada funcionário, por exemplo, o cargo e função oficial do titular do posto de trabalho, o vencimento, aumentos salariais, as férias, etc. A Carteira pertence ao trabalhador e o empregador deve devolvê-la imediatamente após a introdução dos dados.

Número da carteira profissional

O número da carteira profissional pode ser encontrado na CTPS ou na carteira profissional da categoria do indivíduo. (Foto: divulgação)

O que é carteira profissional?

A carteira profissional é o registro do profissional em um órgão de classe. Este registro é obrigatório para algumas categorias profissionais no Brasil. Isto inclui engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros, advogados, entre outros. Anualmente, os profissionais devem pagar uma taxa para estes órgãos, mantendo sua condição de trabalho legal.

Número da carteira profissional

O número da carteira profissional pode ser encontrado diretamente na carteira profissional do cidadão. Em alguns órgãos, é possível pesquisar pelo nome e CPF de um profissional e encontrar o número da carteira profissional, bem como saber se ele está em dia com suas obrigações com o órgão de classe.

Esperamos não ter deixado quaisquer dúvidas sobre o número da carteira profissional. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)