Seja você um empregador que quer fazer um programa de estágio decente ou um estagiário que quer saber quais atividades deve desenvolver, entender as atividades pode contribuir para um melhor estágio para todos. Vamos falar sobre as atividades esperadas para um programa de estágio de boa qualidade.

Atividades desenvolvidas no estágio devem ter atribuições reais

Fornecer aos estagiários um trabalho real é o número um para garantir o sucesso do seu programa. Os estagiários devem estar fazendo um trabalho relacionado ao curso, que é desafiador, reconhecido pela organização como valioso e que preenche todo o período de trabalho.

Você pode garantir que os gerentes de contratação forneçam tarefas de trabalho reais, verificando as descrições das funções, enfatizando a importância de tarefas de trabalho reais durante as sessões de orientação de um gerente / mentor e se comunicando com os estagiários com frequência durante todo o período de trabalho para determinar quem eles percebem o que estão fazendo..

Orientações constantes para o estagiário

É importante que todos “estejam na mesma página”, por assim dizer. Faça isso acontecer, realizando uma sessão de orientação para gerentes e mentores, bem como uma sessão para os alunos. As orientações garantem que todos comecem com as mesmas expectativas e definições de função. Esse é um tempo bem gasto, e o esforço que você dedica a essas sessões será recompensado durante o programa.

Forneça manual ou site de suporte para os estagiários

Seja em formato de livreto em papel ou apresentado como uma seção especial em seu site, um manual serve como um guia para os estagiários, respondendo a perguntas frequentes e comunicando as “regras” de uma maneira calorosa e acolhedora.

Um site interno para estagiários serve a muitos dos propósitos do manual, mas tem a vantagem de ser fácil de alterar. Você pode usar seu site como uma ferramenta de comunicação, com anúncios da equipe de relações da faculdade ou mesmo artigos de interesse escritos pelos próprios estagiários. Criar um fórum no site pode ajudar muito no esclarecimento de dúvidas e na interação entre os estagiários.

Assistência de transporte, moradia e alimentação

Poucos empregadores podem fornecer moradia totalmente paga para estagiários, mas você perceberá que é muito apreciado se oferecer qualquer tipo de assistência para as despesas de moradia, como despesas de transporte e alimentação. Se isso não for possível, forneça assistência na localização de moradias populares: para aqueles que se mudam para o local de trabalho, a perspectiva de encontrar moradias acessíveis e de curto prazo pode ser assustadora. A fácil disponibilidade de moradias populares tornará sua oportunidade mais atraente para os estagiário, ampliando seu conjunto de candidatos.

Se você puder pagar pelo alojamento e alimentação de todos ou alguns dos estagiários, não se esqueça de criar (e manter) uma política clara que detalha quem é elegível. Isso eliminará qualquer percepção de tratamento desigual. Além disso, esteja ciente de que a habitação paga ou subsidiada pelo empregador pode ser considerada um benefício tributável. Verifique com seu departamento de contabilidade com as exceções a isso.

Sobre o transporte, tente ajudar os estagiários com caronas de outros funcionários, ao invés de apenas oferecer os vales transporte, e considere criar contribuições para a gasolina dos funcionários que ajudarem os estagiários. Isso pode promover uma maior integração e melhor desempenho no ambiente profissional.

Atividades de estágio

As atividades de um estagiário devem ser devidamente escolhidas para o melhor aproveitamento e educação do estagiário. (Foto: sozochildren.org)

Bolsas de estudo e cursos para estagiários

O emparelhamento de uma bolsa de estudos ou cursos com o estágio é uma ótima maneira de recrutar para o seu programa de estágio – e isso é especialmente verdadeiro se você estiver com dificuldades para atrair um tipo específico de estagiário com uma habilidade específica definida para o seu programa. Anexar uma bolsa de estudos ou cursos pagos pela empresa pode aumentar seu número de candidatos com as qualificações desejadas.

Ofereça regimes de trabalho alternativos para os estagiários

Os estagiários mencionam o horário flexível como um dos recursos mais desejados em um trabalho. Um horário flexível durante o estágio facilita a transição para o local de trabalho.

Se você pensar em como os alunos passam o dia estudando, você pode entender que a rotina normal de 8 horas de trabalho, de segunda a sexta-feira é um pouco pesado para eles. Um horário flexível pode fazer com que se sintam menos acorrentados por uma rotina imutável.

Outros arranjos de trabalho que foram considerados bem-sucedidos com os alunos incluem mantê-los como funcionários remotos em período parcial após o retorno à escola (dependendo do tipo de trabalho que eles fazem para você e se eles têm um gerente disposto) e tê-los volte e trabalhe durante as férias escolares por algumas semanas. Essas são excelentes maneiras de manter as comunicações abertas e criar um vínculo mais forte.

Tenha uma gerência interna para o estágio

Ter um gerente dedicado para o seu programa de estágio é a melhor maneira de garantir que ele funcione sem problemas e permaneça focado nos seus critérios de sucesso. Infelizmente, o tamanho e os recursos disponíveis para a maioria dos programas de estágio significam que isso nem sempre é possível.

Se o seu programa não for grande o suficiente para garantir um membro dedicado da equipe em tempo integral, uma excelente solução a curto prazo é contratar um estudante de graduação (procure um aluno que trabalha com um grau avançado de RH) para ser seu estagiário de relações com a faculdade encarregado da operação diária do programa de estágio.

Isso dá aos estagiários uma pessoa que se interessa e oferece a você e sua equipe uma pausa nas muitas tarefas diárias envolvidas na execução de um programa de qualquer tamanho. Para que isso funcione, é necessário planejar a estrutura do programa com antecedência (não espere que seu estagiário o faça) e ser muito acessível ao estagiário de relações com a faculdade.

Incentive o envolvimento com a equipe

Envolva as equipes de recrutamento da faculdade – sejam “voluntários” que participam do recrutamento, membros da equipe dedicados ao recrutamento ou alguma combinação de ambos – em seu programa de estágio. Eles podem patrocinar eventos de desenvolvimento social ou profissional e ajudar a orientar os estagiários para a cultura da sua empresa. Os membros da equipe da faculdade podem atuar como cozinheiros em piqueniques de estagiários, anfitriões em eventos com oradores e motoristas de passeios sociais, como jogos de futebol da empresa.

Convide membros da faculdade para visitar o local de estágio

Embora alguns programas – especialmente aqueles que são muito estruturados no lado da universidade – tornem as visitas dos funcionários e professores do centro de carreira uma prática regular, a maioria não. Em geral, a equipe do centro de carreira e os membros do corpo docente têm relativamente poucas oportunidades de visitar os locais de trabalho dos empregadores para ver em primeira mão os tipos de experiências que seus alunos estão recebendo.

Ao convidá-los para o seu local, você criará uma melhor relação de trabalho com esses grupos, o que pode levar a mais referências de alunos, visibilidade aprimorada do campus e maior flexibilidade de suas partes quando as necessidades da sua empresa exigirem.

Realize seminários e apresentações sobre novas contratações

Estas atividades de novos contratados são uma das melhores maneiras de mostrar uma organização aos estagiários como um ótimo lugar para trabalhar. São painéis de cinco ou seis pessoas que foram contratadas como formandos nos últimos três anos. Eles atuam como oradores em uma reunião de estagiários, fornecendo um breve resumo de seus antecedentes e, em seguida, respondendo a perguntas do público interno.

Nesse contexto, os estagiários obtêm informações sobre sua organização a partir de suas novas contratações – pessoas que eles percebem são como elas mesmas e que, consequentemente, vêem como fontes credíveis de informação.

Nessas reuniões, os estagiários trazem consistentemente os mesmos tópicos: por que você escolheu esse empregador em detrimento de outros? Como foi o seu primeiro ano? Qual é a diferença entre ser funcionário em período integral e ser estagiário? Você recomenda obter uma graduação? No mesmo campo, ou um MBA? É melhor ir direto para a pós-graduação depois do bacharelado ou melhor trabalhar um pouco?

Também é bastante consistente que as novas contratações ofereçam outros tipos de aconselhamento aos estagiários, como lidar com as finanças nos primeiros dois anos fora da escola. O conselho típico deles: não se apresse e compre um carro novo e comece a contribuir ao máximo com seu plano de aposentadoria assim que for permitido.

A equipe de relações da faculdade deve comparecer a essas sessões, mas deve permanecer discreta, ficando no fundo da sala para não sufocar a conversa. Ao estar lá, você fica ciente do que está pensando no seu grupo-alvo e pode responder a perguntas detalhadas que possam surgir, como as relacionadas a benefícios.

Promova eventos com executivos e administradores da sua empresa

Uma das maiores vantagens para os estudantes em ter estágios é o acesso que eles obtêm a profissionais qualificados em seu campo. Consequentemente, os palestrantes das fileiras executivas são muito populares entre os estudantes – é uma ótima experiência de desenvolvimento de carreira e modelagem de papéis para estagiários.

Ter um CEO falando é especialmente impressionante. Melhor cenário: o orador CEO é gentil, disposto a responder perguntas e disposto e capaz de passar um pouco de tempo informal com os novatos depois de falar – seus estagiários ficarão bastante impressionados.

Para você, fazer com que seus executivos falem com os estagiários é outra maneira de “vender” sua organização aos estagiários e fazer com que seus executivos invistam (e apoiem) seu programa.

Treinamento e incentivo constante

Proporcionar aos alunos acesso a treinamento interno – tanto em áreas relacionadas a habilidades de trabalho, como uma linguagem de computador, quanto em áreas gerais de habilidades, como gerenciamento de tempo – é uma maneira tangível de mostrar aos alunos que você está interessado em seu desenvolvimento.

Você também pode considerar fornecer aos estagiários informações sobre faculdades próximas: Muitos estudantes estarão interessados ​​em participar durante o período de trabalho para cuidar de algumas disciplinas eletivas e / ou avançar um pouco com as horas necessárias para se formar.

Se você tiver o orçamento, considere também pagar as mensalidades dos cursos que frequentam enquanto trabalha para você, mas, como é o caso da habitação, qualquer assistência que você possa fornecer – mesmo que seja apenas fornecendo informações sobre escolas locais – você ganhará pontos com os alunos.

Grupos focais e de pesquisa

A realização de grupos focais e pesquisas de feedback com esses representantes do seu grupo-alvo é uma ótima maneira de ver sua organização como os alunos a veem. Os grupos focais, em particular, podem fornecer informações sobre o que seus concorrentes estão fazendo e que os alunos consideram atraentes.

Apresentar e expor o trabalho dos estagiários

Os alunos trabalham muito duro para concluir seu trabalho e geralmente se orgulham de suas realizações. A criação de um local para que eles façam apresentações (apresentações formais ou em um tipo de feira, como uma exposição) não apenas lhes permite demonstrar suas realizações, mas também mostra o programa de estágio para todos os funcionários.

Realizar uma entrevista de saída

Seja pessoalmente ou por telefone, uma entrevista de saída em tempo real feita por um membro da equipe de relações da faculdade é uma excelente maneira de obter feedback sobre a experiência do aluno e avaliar seu interesse em voltar. O fato de os alunos preencherem uma pesquisa de saída e trazê-la para a entrevista fornece alguma estrutura para a conversa.

Quais outras atividades acham que tem que ser realizadas no estágio? Como acham que devem ser desenvolvidas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)