Como encontrar uma vaga de trabalho remoto?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Para muitos, trabalhar remotamente é a definição de “viver o sonho”. Se você é uma dessas pessoas, você está com sorte! O trabalho remoto está em ascensão, e não há tendência de que isso vai se reduzir.

E por um bom motivo: a pesquisa mostra que as pessoas que podem trabalhar remotamente são menos estressadas, mais produtivas e funcionam melhor do que as pessoas que são necessárias para trabalhar em um escritório.

Trabalho remoto: onde encontrar vagas?

Dito isto, ainda nem sempre é fácil encontrar empregos remotos, muito menos ser contratados para eles. Tanto do recrutamento tradicional e contratação ainda é construído em torno de oportunidades pessoais. Mas se você sabe como e onde procurar – e como se destacar como um candidato remoto bom – é definitivamente factível.

Trabalhar remotamente é sua ideia de um emprego dos sonhos? Então, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar a oportunidade remota perfeita de contrato.

Que tipo de trabalho home office é certo para você?

Ps trabalhos remotos não são todos iguais. Então, vamos falar sobre como avaliar oportunidades remotas para determinar quais podem ser o ajuste perfeito para você. Como você está se preparando para começar sua pesquisa:

1. Considere quanta estabilidade você está procurando

Há muitas maneiras diferentes de trabalhar remotamente. Você pode trabalhar como funcionário de tempo integral e assalariado para uma empresa. Você pode trabalhar em uma base de contrato por alguns meses de cada vez. Você pode fazer freelance para uma variedade de empresas diferentes.

É importante considerar que tipo de oportunidade remota vai funcionar para você. Procurando por estabilidade e oportunidades de crescimento? Então uma posição de tempo integral pode ser sua melhor aposta. Mas se você está procurando flexibilidade e liberdade (além da localização), um contrato ou posição freelance pode ser uma aposta melhor.

2. Pense sobre quando você quer estar trabalhando

Com empregos pessoais, as expectativas em torno de quando e onde você vai trabalhar é tipicamente bem claro; Você é esperado para estar no escritório das 9h às 17h – ou quaisquer horas são padrão para sua equipe – todos os dias. Mas com o trabalho remoto, essas expectativas podem ser menos óbvias, embora potencialmente mais flexíveis.

Você pode procurar empresas que mantêm as horas de trabalho bem tradicionais em seu próprio fuso horário se isso é o que funciona melhor para você. Você pode encontrar uma empresa super flexível e permitirá que você trabalhe a qualquer momento além de qualquer lugar. Ou você pode corresponder ao seu cronograma ideal para um fuso horário onde essas horas são típicas.

Por exemplo, se você mora em São Paulo e você acorda super cedo, e quer começar nas primeiras horas terminando o trabalho 2 ou 3 da tarde, você pode querer procurar empregos em empresas em um fuso horário compatível. Pode ser necessário saber uma segunda língua, no entanto.

3. Pense em que tipo de cultura remota você quer

Você deve sempre considerar a cultura da empresa; Você quer ter certeza de que Jive com as pessoas com quem trabalha e está a bordo com a missão e os valores da empresa. Mas quando você está se candidatando a um trabalho remoto, há uma camada adicional. Toda empresa faz o trabalho remoto de forma diferente. Algumas empresas têm uma equipe principalmente em pessoa com alguns funcionários remotos, enquanto outros são 100% remotos.

Há também uma diferença entre um trabalho onde você trabalha remotamente não muito longe do escritório e deverá aparecer pessoalmente vários dias por mês e um trabalho onde você pode ser centenas ou milhares de quilômetros de distância e nunca visitar um escritório (ou talvez Não há escritório). Algumas empresas têm videoconferências regulares para manter contato com sua equipe remota, enquanto outras são mais relaxadas. Nenhuma cultura é inerentemente melhor que as outras, mas é importante descobrir que tipo de situação remota é ideal para você.

Mantenha essas preferências em mente como você está identificando e avaliando oportunidades potenciais – incluindo quando você está contando contatos o que você está procurando e quando você está preparando perguntas que deseja fazer um empregador em perspectiva durante suas entrevistas.

Trabalhando de casa com conforto

Podemos fazer o trabalho remoto, bastando encontrar a vaga certa para seu perfil profissional. (Imagem: Employee Benefit News)

Siga os sites, grupos e contas certas para o trabalho remoto

O primeiro passo para obter um trabalho remoto é, é claro, identificar um que você está interessado. E para fazer isso? Você precisa saber os lugares certos para olhar.

Há centenas de grupos do Facebook que listam posições remotas disponíveis. Pense em grupos como nômades digitais, trabalhos remotos e empregos para nômades digitais, vagas de home office, etc.

Esses grupos não são apenas um ótimo recurso para se conectar com outros trabalhadores remotos e obter insights de suas experiências, mas também são um recurso em busca de empresas e gerentes de contratação para postar trabalhos remotos. Além disso, o Facebook é tão imediato que é fácil de alcançar se uma posição abre e quase instantaneamente descobrir se a empresa seria um bom ajuste para você.

Também há muitas contas do Twitter dedicadas a postagens de emprego remotas, e por último (mas certamente não menos importante!), já também um número de sites que listam oportunidades remotas.

Faça o network pessoalmente para encontrar uma vaga de trabalho

Embora possa parecer contra-intuitivo, a fim de obter um trabalho remoto, você deve planejar para fora em pessoa – e um espaço de trabalho é um ótimo lugar para fazê-lo. Muitos funcionários remotos e proprietários de empresas realmente fazem seus empregos em espaços de trabalho – o que os torna um ótimo lugar para procurar novos leads de trabalho remotos.

O espaço de coworking é inestimável para encontrar novas oportunidades remotas para a colaboração. Como os espaços de trabalho reúnem trabalhadores remotos de uma variedade de indústrias, oferecem a chance de se conectar com pessoas que você pode não se conectar, o que pode levar a novas oportunidades para ambos os lados.

Se você precisar de conselhos sobre codificação ou design de interface, por exemplo, pode facilmente alcançar os profissionais remotos no seu espaço de trabalho e colaborar com eles. Ao saber que você é um escritor, as pessoas no espaço também podem pedir sua ajuda, que pode ser uma ótima maneira de encontrar novas oportunidades remotas e expandir sua rede.

Mas não apenas sente e espere essas oportunidades virem até você. Comece a se apresentar a outras pessoas. Se houver algum evento (como um almoço e aprender ou um coquete), certifique-se de participar e deixar as pessoas saberem o que você faz – e, mais importante, o que você está procurando (um trabalho remoto).

Se o espaço de trabalho tiver uma placa de vagas de trabalho ou talentos do coworking, digitalize as posições abertas, veja se alguma coisa parece que pode ser um bom ajuste e procure a pessoa ou a equipe que está contratando. Se o negócio está operando fora de um espaço de trabalho, as chances são de que elas ficarão bem com o trabalho remoto. E mesmo que seja apenas uma oportunidade de freelance temporária, pode ser uma grande chance de molhar os pés com uma posição remota.

Faça networking no LinkedIn

Networking pessoalmente é sempre útil. Mas se você quiser trabalhar remotamente, também precisará de rede remotamente – e a maior parte da rede será realizada no LinkedIn.

O LinkedIn é um ótimo lugar para você se conectar com os gerentes de contratação e mostrar suas habilidades e experiência. Mas se você quiser ser contratado, você precisa de um perfil que você tenha notado.

A primeira dica para os candidatos a emprego que procuram um trabalho remoto é atualizar seu perfil do LinkedIn. Recrutadores usam o LinkedIn diariamente para encontrar candidatos para uma variedade de papéis. O sucesso do trabalho remoto muitas vezes depende das habilidades digitais. Um perfil otimizado do LinkedIn pode demonstrar que você entende como aproveitar as ferramentas digitais para impulsionar os resultados.

Sua descrição é a primeira coisa que gerentes e recrutadores verão quando olham para o seu perfil do LinkedIn, portanto, certifique-se de criar um atraente que prende sua atenção. Em vez de apenas listar seu nome e cargo, use como uma oportunidade para delinear quem você é, o que diferencia e por que você seria uma boa opção para uma posição remota.

Depois de melhorar o seu perfil, certifique-se de alterar sua tarefa procurando preferências para mostrar recrutadores que você está aberto a novas oportunidades.

Mas você não precisa esperar que as empresas venham até você! Procure gerentes de contratação em suas empresas de destino, peça para se conectar e envie mensagens. Estendendo-se diretamente mostra que você é proativo – o que é especialmente importante para funcionários remotos que não terão o mesmo tipo de supervisão face a face como funcionários internos.

Entenda melhor as vagas de trabalho

Como com cada busca de emprego, é imperativo ver a posição da perspectiva da empresa.

Quais são as melhores qualidades que um gerente de contratação gostaria de alguém nesse papel? Empregadores remotos, em particular, querem alguém que seja confiável, auto-motivados, um bom comunicador e desfrutam de seu trabalho. Certifique-se de destacar esses atributos em seu currículo e entrevistas.

Antes de aplicar ou entrevistar para trabalhos remotos, leve algum tempo para identificar o que faz de você o candidato ideal para trabalhar remotamente. Por exemplo:

Você é auto-motivado? Então você vai querer falar sobre isso em sua entrevista, dando exemplos de sua própria carreira.

Você é insanamente organizado? Então você quer destacar como você utilizou essas habilidades organizacionais em funções anteriores (como quando você desenvolveu um novo sistema para simplificar o processamento de faturas – e, em seguida, esse sistema foi adotado por toda a empresa).

Você tem experiência em trabalhar remotamente alguns dias por semana em seu papel atual e entender os desafios? Em seguida, destaque seu trabalho remoto no seu currículo (você pode listar “remoto” e realçar sua experiência trabalhando fora do local nos pontos de marcação da posição), fale sobre isso durante a sua entrevista e fale como você foi Capaz de antecipar e superar os desafios.

O ponto é, quando você está solicitando um trabalho remoto, você precisa entender o que o diferencia como o candidato remoto perfeito – e descobrir exatamente como enquadrar essas características para potenciais empregadores.

Conheça sua tecnologia para trabalho remoto

Ser experiente de tecnologia é importante para qualquer trabalho – mas é especialmente importante quando você está trabalhando fora do local.

Se você quiser trabalhar remotamente, você precisa ter certeza de que você está atualizado com as mais recentes ferramentas e software para sua indústria. Você estará fazendo todo o seu trabalho online, então saber os caminhos para fazer isso mais eficientemente é uma grande vantagem para um empregador.

Mostrar suas habilidades técnicas relevantes em seu currículo e carta de apresentação é uma obrigação em mostrar seu empregador que você pode acertar o chão e lidar com quaisquer problemas relacionados à tecnologia, mesmo que você não esteja trabalhando no escritório.

Você também precisará aproveitar a tecnologia para sua pesquisa real – particularmente quando se trata de entrevistar. Praticamente todos os trabalhos remotos desejarão agendar uma entrevista de vídeo. Portanto, certifique-se de não apenas entender como usar a tecnologia, mas também testá-lo pré-entrevista.

A última coisa que você quer é pular em uma videoconferência com o seu supervisor só para descobrir o seu computador áudio ou câmera não funciona (o que não é exatamente um bom presságio quando todo o seu tempo face a face na posição seria realizada via bate-papo por vídeo).

Certifique-se de se atualizar com a tecnologia que você precisará trabalhar com sucesso remotamente – para realizar as metas definidas para você e para se comunicar com sua equipe. E se você não é, chegue lá! Assista a tutoriais no YouTube, faça um curso de atualização e faça o que for preciso para ficar confortável.

Trabalhar remotamente está se tornando mais da norma todos os dias. E agora que você sabe como encontrar o trabalho remoto dos seus sonhos, tudo o que resta para fazer é sair e começar a olhar!

E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário