Como ser um digital influencer?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Você deve ter uma boa ideia do que ser um influenciador envolve e se você é o tipo certo de pessoa ou não. O próximo passo é pular e mostrar como se tornar um influenciador de mídia social.

A boa notícia para você é que temos uma lista com as etapas que você pode seguir para se dar as melhores chances de sucesso.

Aqui está o que você precisa fazer.

Encontre um nicho para digital influencer

O nicho que você ocupa é o que definirá toda a sua carreira como influenciador.

Se você não tem um nicho, pode ser muito difícil crescer sua empresa ou marca para níveis de massa, não importa quais outras vantagens você traz para a mesa.

Todo influenciador no Instagram tem um nicho, mesmo que eles sejam famosos por causa de um programa de TV reality. Na verdade, a maioria das estrelas de TV realiza-se especializando-se na moda ou até mesmo apenas cultura pop.

Em termos práticos, o nicho que você acha dependerá do que você está interessado.

Se você estiver em videogames, por exemplo, talvez você se especialize em um ou outro jogo específico.

Se você está tendo dificuldades para descobrir qual nicho você deve estar, então tente perfurar o que é realmente bom ou quais são suas peculiaridades estranhas.

Às vezes, nossas coisas mais estranhas se tornam nossos ativos mais valiosos.

Quando você encontrar com sucesso o seu nicho, seu público em breve seguirá, porque você irá naturalmente atraí-los porque ama o que faz.

Selecione quais canais sociais você usará para se tornar um Influenciador digital

Depois de identificar seu nicho, você está pronto para escolher quais canais sociais você vai usar.

Há uma arte e uma ciência para identificar o melhor canal de mídia social para se inscrever, mas se você sabe qual nicho você está segmentando e com quem você está chegando, pode levá-lo para um bom começo.

Se o seu nicho está educa os pequenos empresários, é mais provável que você encontre seu público no LinkedIn do que no Snapchat.

Como influenciador, outra coisa a considerar é qual canal de mídia social você é melhor.

Se você é um natural na frente da câmera, tente criar alguns vídeos do YouTube realmente legal ou para configurar uma conta no Instagram em vez de bater em blogs toda semana.

Você realmente quer cair no que te deixa confortável e feliz e seguir em frente com isso.

Carreira do influenciador digital

O influenciador digital vai conquistar um nicho e fazer este nicho render dinheiro pelo seu esforço. (Imagem: Pinterest)

Encontre e participe com um público-alvo para influenciar

Encontrar seu público-alvo é o primeiro passo para se tornar um influenciador bem-sucedido e respeitado, e na verdade é a primeira coisa que você deve fazer quando decidir qual nicho servir.

Isso vem à frente de criar uma estratégia de conteúdo, porque sem um público-alvo bem definido, você não tem como saber que tipo de conteúdo levará ao engajamento.

O engajamento em si vem de muitas formas, e o que parece pode variar drasticamente entre o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Snapchat.

Como um engajamento geral, ele é medido em termos de likes, comentários, ações e pós-cliques.

Ter grandes quantidades de engajamento em seu conteúdo mostra que as pessoas estão interessadas em sua marca e o que você tem a dizer, mas também pode se tornar uma profecia auto-realizável porque os sites de redes sociais tendem a surgir conteúdo que já provou gerar engajamento.

Crie e entregue conteúdo gratuito que tem valor que valha a pena pagar por

Primeiro, deixe-me começar dizendo que você não deve dar conteúdo ruim.

O mundo e a internet não precisam de mais conteúdo medíocre.

As pessoas querem as coisas suculentas. As pessoas querem a merda real. As pessoas não querem besteira! As pessoas não querem ser vendidas toda vez que se virarem.

Pare de vender muito e comece a ter mais conversas. É assim que uma pessoa se tornará um influenciador de sucesso de qualquer coisa.

Não importa qual nicho eles estão, se você se conectar com as pessoas em um nível real e genuíno, eles vão apoiá-lo.

Não importa qual plataforma de mídia social você decida usar ou qual nicho você escolheu servir, se você tiver uma energia poderosa e acreditar no que você está vendendo, você será bem sucedido.

Lembre-se, quando você está enviando para o Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social, está competindo a todos os outros conteúdos criadores na plataforma.

Você precisa estar no topo do seu jogo se quiser cortar o barulho, e a melhor maneira de fazer isso é criar conteúdo que vale a pena pagar.

Minha regra geral é que você deve estar confortável cobrando barato para promover ou você não deve publicá-lo.

O que quero dizer com isso é quando você realmente conhece seu público, você pode criar conteúdo para encontrar o valor nele.

Se você acha que poderia fazer mais pesquisas sobre seu público, leia sobre o nosso método # R3Mat que ajuda a atrair as pessoas certas no momento certo.

Também ensina como chegar ao seu cliente dos sonhos.

Conte histórias fortes para seu público

Sua mensagem e sua história dependerão de um pouco no seu público e sua marca pessoal, mas também precisa ser aterrada em autenticidade e verdade.

Cada pessoa tem sua própria história e cada um de nós dirá nossa história em nosso próprio caminho.

Isso é o que torna a nossa história tão poderosa. É tão poderoso porque podemos usar nossas histórias para se conectar com pessoas em todo o mundo.

Como criador, sua mensagem e sua história são tudo.

A história de seus primeiros dias é o que lhe dará os elogios que te permitem se tornar um guru para seu nicho.

Enquanto isso, você tem que passar uma mensagem poderosa.

É uma mensagem que sua audiência se envolve todos os dias e que permite construir uma comunidade inteira.

Você tem que encontrar onde você se encaixa e seguir este caminho.

Não tenha medo de usar sua história, seja qual for possível. É provavelmente a nossa maior superpotência.

Crie uma estratégia de conteúdo para redes sociais

Uma estratégia de conteúdo é um dos aspectos mais importantes de qualquer estratégia de negócios.

Pode ajudar aqui para se concentrar em uma metodologia, o que ajuda você a alcançar pessoas onde elas são.

Se você pode acertar isso, e se você pode encontrá-los nos momentos certos em sua jornada do cliente, você não terá problemas para construir uma audiência em torno de sua marca pessoal.

É difícil exagerar a importância da sua estratégia de conteúdo, na verdade. Afinal, como influenciador, o coração do que você faz gira em torno de criar e distribuir conteúdo de alta qualidade que outras pessoas acham valioso, não apenas você.

Se você quiser construir um seguimento no Facebook e no Instagram, você precisará de grande conteúdo.

Criar conteúdo não precisa ser insanamente difícil nem significa que você precisa gastar dinheiro com o melhor equipamento ou o mais novo e mais legal gadget.

Criar conteúdo pode ser um simples tweet, um vídeo ou até mesmo um Facebook ao vivo.

Não fique atolado ou intimidado por ter que criar conteúdo.

Tome uma abordagem simples e publique algo, mesmo que seja apenas para ver como isso acontece. Nada é errado quando você está tentando descobrir o que seu público melhor se envolve.

Você só tem que encontrar o que seu pessoal valoriza e lhes dá isso. Você pode até descobrir que às vezes seu público não se importa com o que é o conteúdo.

Engaje consistentemente com o seu público-alvo

Seu conteúdo é o combustível que queima o fogo no coração da sua estratégia de marketing de influenciador, mas o engajamento é a faísca que acende.

Quando as pessoas se envolvem com o seu conteúdo, ele envia um sinal forte para o Facebook e o Instagram que você está postando coisas que seu público quer ver.

Quando eles veem isso, por sua vez, torna o algoritmo mais propenso a surgir o conteúdo para outras pessoas.

O engajamento também é saudável porque se você quiser ter uma enorme influência social da mídia, você precisa poder empurrar as pessoas para agir.

Uma marca que está procurando realizar uma campanha de marketing de influenciador de mídia social estará à procura de alguém que possa empurrar seus seguidores para fazer uma compra ou segui-los também, em vez de apenas observar o conteúdo promovido.

A coisa importante a lembrar é ter certeza de que você está realmente construindo relacionamentos reais com as pessoas.

Acompanhe tudo para seu nicho

Um dos grandes benefícios da criação de conteúdo digital, seja no Twitter e no Instagram ou seja no Facebook ou no YouTube, é o fato de ser tão inerentemente mensurável.

Ao manter um olho em suas médias e medir métricas, de seguidores no Instagram para visitas ao site, você pode ver se seus esforços estão colhendo as recompensas que você está esperando.

Honestamente, se você quiser saber como se tornar um influenciador de mídia social, uma das melhores coisas que você pode fazer é aprender por tentativa e erro.

Ao rastrear tudo, você pode tentar diferentes tipos de conteúdo e abordagens e ver o que seu público responde.

Ao aprender o que funciona e o que não no Facebook, Twitter e Instagram, você pode se certificar de que tudo o que você postar é um sucesso.

Seja consistente e autêntico no conteúdo digital

Eu vou manter isto curto e simples.

As pessoas podem sentir quando você está sendo inautêntico. As pessoas podem sentir quando você está apenas em algo para o resultado final.

Então, seja sempre honesto e genuíno e as pessoas sentirão isso e querem fazer negócios com você!

Acredite no que você está fazendo e construa relacionamentos com pessoas em todos os níveis consistentemente.

Invista em bom equipamento para o conteúdo digital

A autenticidade é importante e vai te dar um bom começo, mas, eventualmente, um tempo vai vir quando seu conteúdo precisa se tornar um pouco mais polido.

Filmando clipes de vídeo no seu iPhone e corpo juntos imagens de miniatura para um posto do Instagram ou um vídeo do YouTube são todos bons nos primeiros dias, mas se você quiser ser um sucesso a longo prazo, então você precisa colocar um prêmio mais alto em qualidade.

Claro, não estamos dizendo que comprar equipamento caro é o segredo por trás de como se tornar um influenciador de mídia social.

Na verdade, se alguma coisa, você deve evitar investir em marcha até começar a construir um seguimento, porque, caso contrário, você pode acabar com muitos brinquedos chamativos, mas sem comunidade.

Contanto que você tenha um nível básico de qualidade, o conteúdo brilhará, pelo menos nos primeiros dias.

Pense grande e jogue grande com sua mentalidade digital

Até certo ponto, somos todos limitados por nossa própria ambição.

Se pensarmos que não merecemos ter uma conta de Instagram bem-sucedida, as pessoas vão sentir isso e não vão querer nos seguir.

Se você espera criar um negócio do Instagram ou se tornar um influenciador de mídia social, o mais importante é que você tenha autoconfiança.

Então há o fato de que se você se posicionar como um especialista em seu nicho, as pessoas vão tomar nota e ouvir.

Se você não estiver disposto a colocar sua marca pessoal na linha e obter seu nome lá fora em seu canal de mídia social de escolha, não há como você atrair grandes marcas e ganhar dinheiro no Instagram.

Faça uma lista de e-mails e não tenha medo de usá-la

O que os profissionais de marketing bem-sucedidos e influenciadores de sucesso têm em comum?

Bem, um fator chave é que os dois tornam a construção de uma lista de e-mail uma prioridade.

Há uma percepção entre algumas pessoas que o e-mail marketing é antiquado, mas nada poderia ser mais longe da verdade. Ainda é uma maneira super popular de se envolver com as pessoas, e tem um papel a desempenhar em qualquer estratégia de marketing de influenciador.

Construir uma lista de e-mail é importante em oposição a comprar um porque ajuda você a garantir que você esteja operando dentro da lei em todos os momentos e que você está apenas alcançando pessoas que querem ouvir de você.

E se você estiver construindo um negócio do Instagram, você desejará um repositório de dados que não confie apenas na rede.

E se o seu feed do Instagram cair, você vai querer uma maneira que ainda seja capaz de alcançar as pessoas.

Faça network a todo momento

Quando você é um influenciador, você está sempre ligado.

A festa nunca para porque você está sob escrutínio o tempo todo, muito parecido com uma celebridade tradicional.

Influenciadores, ainda mais do que todos os outros, sabem que não é o que você sabe, é sobre quem você conhece.

Você notará que muitos usuários conhecidos do Instagram colaboraram entre si para criar conteúdo combinado, e isso só pode acontecer se sua rede com pessoas.

Isso pode assumir a forma de interagir com o conteúdo que eles postam no Instagram ou podem ser uma rede mais tradicional que participam em pessoa em eventos.

Se você fizer vídeos do YouTube, por exemplo, então você pode ter algum sucesso para conhecer pessoas em eventos presenciais.

Dar valor, apoio e um senso de comunidade

Cada peça de conteúdo que você postar no Facebook ou para o seu feed Instagram precisa fornecer algum tipo de valor às pessoas, mesmo que seja apenas na forma de uma pequena risada.

O tipo de valor que você fornece vai realmente depender do seu público-alvo e sua marca pessoal, por isso, se você é fotógrafo, então isso pode variar de mostrar seu trabalho para oferecer tutoriais ou levar as pessoas nos bastidores do seu último post do Instagram .

As contas do Instagram dos influenciadores estão cheios com exemplos deles criando comunidades e, portanto, um bom lugar para começar pode ser olhar para as histórias do Instagram ou ver o que estão fazendo no Twitter e no YouTube.

Melhor ainda, pergunte a si mesmo o que atrai você para as comunidades que você mesmo é um membro de e depois vê o que você pode aprender com eles.

Crie um site ou blog para seu material

Da mesma forma que sua lista de email é um ativo de propriedade que você pode confiar, criar um site ou um blog também permitirá que você configure alguns imóveis que não confiam em um canal de mídia social.

Isso vai acima e além de aprender a se tornar um influenciador de mídia social e ajuda a configurá-lo como influenciador e especialista em longo prazo em oposição a apenas um flash na panela.

Lembre-se de que assim como se você quiser criar seus seguidores do Instagram, você precisa criar posts e stories no Instagram, seu site / blog também precisará de atualizações regulares se você esperar que as pessoas continuem voltando para mais.

Pesquise e aprenda todos os dias sobre seu nicho digital

Chegar ao topo do jogo como um influenciador requer que você continue aprendendo coisas novas todos os dias.

Não é como ir para uma entrevista de emprego onde você tem que executar bem uma vez ou duas vezes na entrevista e, em seguida, você se oferecerá um contrato.

Os influenciadores do Instagram, do Facebook e Twitter são como um portfólio sempre atualizando e você é tão bom quanto o último dia.

Se você parar de aprender, pare de realizar pesquisas e parar de melhorar, seus seguidores do Facebook ou Instagram estão rapidamente se cansando de ver o mesmo conteúdo antigo e eles vão se transformar em outro lugar.

Marketing de mídia social, e ganhar dinheiro no Instagram como uma extensão disso, são todas sobre relevância e pontualidade.

Se você não está constantemente aprendendo e refinando sua estratégia, você perderá essa relevância.

Crie uma página no Facebook para atender sua comunidade

Esta dica final pode ser um pouco menos relevante se o Facebook for seu principal canal de mídia social, mas se você está criando conteúdo no Instagram, Twitter ou YouTube, torna-se algo simples e prático.

Algumas pessoas cometem o erro de confiar em seu principal canal de mídia social, e isso pode levar a problemas se a rede diminuir em popularidade ou se sua conta estiver suspensa.

Criar uma página no Facebook para servir sua comunidade apenas faz sentido porque dá às pessoas outro lugar para se reunir e falar sobre o conteúdo que você está criando.

Como se tornar um influenciador digital: a conclusão

Agora que você sabe os passos que você precisa seguir se quiser se tornar um influenciador de sucesso, você ainda precisa estar disposto e capaz de colocar o trabalho.

Os criadores de conteúdo que você admira não acordam uma manhã e se encontram com centenas de milhares de seguidores em suas contas de mídia social.

Em vez disso, eles desenvolveram uma estratégia de conteúdo e, em seguida, colocadas nela, ajustando sua abordagem conforme necessário para garantir o melhor retorno possível de seus investimentos de marketing.

A boa notícia é que você pode seguir em seus passos, e as dicas que compartilhamos neste artigo são projetadas para ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Então, se você ainda não tiver, certifique-se de bloquear algum tempo em seu calendário para revisitar sua estratégia de conteúdo e ter certeza de que você tem uma estratégia por trás do que está fazendo.

Contanto que você tenha uma estratégia de conteúdo e um público-alvo definido, e contanto que você segue e entregue no que planejou fazer, não há razão para que você não possa se tornar o próximo influenciador Instagram quente ou o guru de mídia social.

Além disso, tudo que você precisa é também um pouco de sorte.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário