Todo mundo que começa no mundo do trabalho encontrará o temido Paradoxo da Permissão: você não pode encontrar um emprego sem experiência, mas não pode obter nenhuma experiência sem um emprego. Isto é desencorajador e parece quase impossível de superar. Quase. Nossas dicas para conseguir um emprego sem experiência podem ajudá-lo a ir de zero a herói em um período de tempo bastante razoável (a procura de emprego nunca é rápida!).

Eduque-se, mesmo para empregos que não precisam de experiência

Faça aulas, participe de oficinas, obtenha certificados e diplomas e, se for necessário, obtenha um diploma. Isso não apenas ajudará você a obter o conhecimento para o trabalho, mas também mostrará sua dedicação e comprometimento. Mais: professores e colegas são uma ótima maneira de iniciar e expandir sua rede.

Comece a trabalhar para crescer em um serviço sem experiência

Outra maneira de obter alguma experiência em uma área específica é trabalhar com pouco ou nenhum dinheiro – não parece particularmente motivador, mas, garoto, pode ajudá-lo a entrar em todos os tipos de portas: você pode ser voluntário, estagiário ou freelancer para obter treinamento prático. Dependendo da carreira, iniciar ou contribuir para um blog pode ser uma boa ideia para mostrar sua paixão e talento. Em resumo: preencha seu currículo e seu portfólio com projetos relevantes que você trabalha em período parcial, nos finais de semana ou durante as férias escolares.

Trabalhe em rede para empresas contratando sem experiência

Uma maneira conveniente de conseguir um emprego é ser recomendado ou conhecer um amigo de um amigo. Para que isso aconteça, você precisa criar e cultivar sua rede, tanto online quanto offline: certifique-se de que as pessoas saibam que você está seguindo a carreira X ou Y – e esteja pronto com um discurso de elevador, um currículo atualizado e um perfil legal do LinkedIn.

Use um diagrama de Venn para suas habilidades

É hora de pegar algumas canetas e papel e fazer um grande diagrama de Venn que pode ajudar a guiar seu caminho para o sucesso: liste todas as habilidades, experiências e características pessoais necessárias para seu trabalho futuro. Em seguida, adicione as habilidades, a experiência e os traços pessoais que você já possui e veja onde os dois círculos se sobrepõem. Você pode usar isso como uma referência para ver o que precisa melhorar e o que pode destacar em seu currículo e carta de apresentação.

Conseguindo emprego sem experiência

Consiga um emprego sem experiência para ter mais dinheiro ou começar uma carreira. (Foto: a2z online hub)

Torne-se um especialista em seu campo

Aprenda tudo o que há para saber sobre a indústria e o trabalho. Isso não só irá prepará-lo para a carreira, mas também para ajudá-lo na criação de redes e entrevistas para empregos. Para se tornar um especialista em seu campo, interaja em fóruns, leia blogs e participe de grupos online e offline. Certifique-se de que também conhece alguns nomes-chave nos negócios – online e offline; local, nacional e até internacional.

Busque conselhos das pessoas

As pessoas gostam de dar conselhos e de serem vistas como especialistas ou especialistas em um determinado campo. Depois de aprender os nomes dos profissionais que você admira e com a carreira que deseja, tente entrar em contato com eles – online ou se você gosta do toque da velha escola, com uma nota manuscrita, por exemplo.

Uma boa maneira de fazer as pessoas se sentirem importantes e valorizadas é perguntar quais são os próximos passos que eles recomendam que você tome. Não basta enviar toneladas de e-mails com seu currículo – todos estão ocupados, as caixas de entrada estão cheias. Sempre estabeleça uma conexão antes de pedir conselhos ou até favores.

Tenha uma boa história para contar

Certifique-se de ter uma história cativante de início de carreira que não deixa dúvidas de que você é a pessoa perfeita para todos os tipos de trabalho em um campo específico. As pessoas farão perguntas (tantas perguntas!). Portanto, prepare respostas claras e concisas sobre por que você deseja entrar neste campo, o que você fará para alcançar esse objetivo e o que você tem a oferecer. É aqui que você impressiona com sua paixão, joga todas as habilidades e experiências importantes, termina com sua educação e convence todos com quem conversa.

Renove seu currículo

E enquanto estamos no assunto: verifique se o seu currículo reflete as partes principais desta história. Concentre-se em seus talentos e habilidades e não apenas em seus cargos: crie um currículo que não mora no passado, mas que olha para o futuro e mostra todas as grandes coisas com as quais você pode contribuir no futuro.

Concentre-se nas habilidades sociais

Habilidades transferíveis podem ser – surpresa! – transferido de uma situação ou trabalho para outro e mostra como você interage com as pessoas. Exemplos dessas habilidades são habilidades interpessoais, habilidades organizacionais, habilidades de liderança e habilidades de comunicação. Concentre-se na sua capacidade de motivar as pessoas, realizar várias tarefas, supervisionar ou falar em público.

Crie um currículo que exale personalidade e mostre suas habilidades pessoais em toda a sua glória empregável. Se você puder mostrar por que uma certa habilidade leve facilitará o aprendizado de uma habilidade difícil específica, você basicamente o acertou.

Mire razoavelmente alto

Embora você sempre deva mirar alto quando se trata de sua carreira, também é importante usar o bom senso ao se candidatar a um emprego. Como você é iniciante, procure posições de nível de entrada em que você conheça e possa mostrar que pode fazer o trabalho. Deixe claro que você sabe que é iniciante, mas está disposto a aprender – e adicione uma quantidade irresistível de entusiasmo, paixão e determinação.

Paciência, gafanhoto!

Seja paciente e esteja disposto a começar de baixo. Colocar o pé – e depois o resto de você mesmo – na porta pode levar tempo. Também pode ser exaustivo e parecer uma boa ideia no momento, mas se é o que você realmente deseja fazer e o que o faz feliz, tente!

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)