Como fazer uma boa entrevista de emprego?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Se você acha que a maioria das decisões de contratação se baseia em sua experiência e qualificações, é melhor continuar lendo. Seu currículo coloca você na porta, mas como você entrevista determina se você recebe ou não o emprego.

Este artigo ensinará dicas de entrevistas de emprego comprovadas para ajudá-lo a passar em uma entrevista e obter a vaga que deseja.

Depois de terminar este artigo, você saberá como se destacar de outros candidatos a emprego e ser aprovado na maioria das vezes em uma entrevista de emprego.

Parte I: como se preparar para uma entrevista de emprego?

Cada etapa abaixo o preparará para a entrevista real. Nada disso consome muito tempo, mas o diferencia de todos os outros candidatos ao emprego, facilitando para a empresa decidir quem contratar

Leia também

1. Pesquise a empresa

Os entrevistadores podem dizer quando você fez sua pesquisa e eles adoram vê-la. E se você não tiver pesquisado parece muito ruim, especialmente no início da entrevista, quando eles perguntam coisas como:

Portanto, o início da entrevista é sua chance de causar uma ótima primeira impressão. Entrar com zero conhecimento de seus negócios é uma das maneiras mais rápidas de dar um tiro no pé e NÃO ser contratado.

Isso pode até levá-los a terminar a entrevista mais cedo. Esse é um dos maiores sinais de que sua entrevista deu errado e você definitivamente deseja evitá-la (por exemplo, se lhe dissessem que seria uma entrevista de uma hora e você terminaria em 25 minutos).

Portanto, esteja pronto para mostrar a eles o que eles fazem, como ganham dinheiro, quem é o cliente ou cliente típico etc. Não é esperado que você seja um especialista em seus negócios, mas conheça o básico.

Você pode fazer essa pesquisa da empresa no site da empresa, em suas páginas de mídia social e pesquisando no Google. Também recomendo encontrar uma ou duas notícias recentes para ver o que a empresa fez recentemente. Para saber as novidades de uma empresa, tente digitar o nome da empresa e a palavra “notícias” na barra de pesquisa.

2. Pense em dois motivos pelos quais você está interessado na empresa

Use a pesquisa da empresa que você fez para encontrar um motivo relacionado aos negócios que você está animado com eles. Poderia ser um novo modelo de negócios, novos clientes, nova parceria, etc.

Juntamente com um motivo comercial, tente criar um motivo secundário também. Talvez envolvimento da comunidade. Ou cultura da empresa. Quase todas as empresas têm uma notícia sobre sua cultura no site. Leia e mencione o que você lê como um motivo secundário de interesse.

Você parece extremamente bem preparado e completo por ter dois motivos muito diferentes.

Entrevista de emprego

O processo para uma entrevista de emprego deve ser seguido de boa maneira para evitar problemas e garantir sua vaga. (Foto: BiZZdesign)

3. Pense em uma explicação sobre por que você está procurando emprego

As empresas geralmente escolhem alguém menos talentoso se elas também parecerem menos arriscadas ou se suas motivações fizerem mais sentido. Não perca um emprego para alguém com menos habilidade do que você. Prepare algumas razões legítimas pelas quais você deseja agir (sem falar negativamente sobre seu atual empregador). aqui estão alguns exemplos:

Você pode ser mais específico com base na sua situação. Essas são idéias gerais. Se você fizer um bom trabalho, poderá derrotar os candidatos que têm mais experiência do que você, porque provavelmente não estão usando essas estratégias.

Se você estiver procurando emprego enquanto trabalha, aqui está um artigo completo sobre entrevistas quando você tem um emprego.

E se você está desempregado agora, aqui estão 20 boas explicações sobre por que você escolheu deixar seu último emprego.

4. Prepare-se para falar sobre realizações específicas

A maioria das pessoas entra na entrevista e faz declarações gerais e fala em termos muito gerais. Para se diferenciar, você deseja preparar exemplos específicos e falar sobre detalhes. Fatos, números e realizações reais.

Isso também é verdade no seu currículo. Você obterá muito mais entrevistas se preencher seu currículo com fatos, números e estatísticas, em vez de declarações gerais como “responsável por atender às solicitações dos clientes”.

Portanto, quando o gerente de contratação perguntar o que você realizou em seu último trabalho ou o que faz todos os dias, você deve estar pronto para impressionar. Não é hora de hesitar ou não ter certeza. Prepare-se com antecedência para isso.

Se você está procurando seu primeiro emprego sem nenhuma experiência profissional, pense nas realizações de sua carreira acadêmica – matérias que fez, projetos que concluiu etc. Essa é a sua experiência mais relevante!

5. Familiarize-se com seu currículo

Essa é uma das dicas mais importantes para a preparação de entrevistas e uma das mais fáceis. Dê uma olhada no seu currículo se não tiver um tempo. Esteja pronto para explicar as mudanças no trabalho anterior de maneira positiva. Se você deixou um emprego porque seu gerente era horrível, diga que você foi a uma organização que tinha um gerenciamento mais favorável. É tudo sobre como você o expressa.

Pense também em alguns desafios e realizações nas suas últimas 1 a 2 posições. Os entrevistadores adoram exemplos específicos de realizações.

É isso aí, você terminou a Parte I. Nesse momento, você já fez mais de 80% dos candidatos a emprego e tem boas respostas preparadas para algumas das perguntas mais comuns da entrevista. Vamos continuar…

Parte II: dicas para fazer uma boa entrevista de emprego

Então, você se preparou mentalmente com as dicas de entrevistas da Parte I. Agora, vamos falar sobre como passar em uma entrevista de emprego depois que ela começar.

1. Prepare-se para descrever seu histórico de trabalho de forma breve

A maioria dos entrevistadores solicitará que você faça uma rápida explicação de seus antecedentes no início da entrevista. Por isso mencionei a revisão do seu currículo com antecedência. É um pouco esquecido, mas é uma das minhas dicas favoritas para entrevistas de emprego e é muito fácil de fazer!

Se você preparou uma narrativa boa e breve de sua carreira, pode impressioná-las imediatamente. O que te interessou nesse campo? O que você conseguiu recentemente?

Mas tem que ser conciso. Ninguém quer contratar alguém que divague ou pareça disperso, e esse é o maior erro que as pessoas cometem com essa pergunta relativamente aberta.

Passe a maior parte do tempo na parte recente de sua carreira. Siga o começo rapidamente. 2 a 3 minutos no total devem ser o seu objetivo.

2. Explique por que você está interessado nessa entrevista com eles

Depois de orientá-los em seu currículo, você provavelmente será perguntado por que deseja mudar de emprego e / ou por que está interessado em sua empresa em particular. É aqui que a pesquisa que você realiza vale a pena. Você já deve ter dois motivos específicos para querer entrevistar a empresa deles.

Ao explicar sua razão de procurar emprego em geral, mencionei um exemplo de como transformar um negativo em positivo na Parte I. Aqui estão mais dois exemplos:

Se sua empresa atual não tem espaço para crescimento ascendente, diga que está procurando um emprego com mais espaço para crescimento ascendente. Se você não gosta dos seus colegas de trabalho, diga que espera encontrar uma equipe que seja mais colaborativa. Veja a diferença? Você está dizendo a mesma coisa sem parecer negativo.

Tudo o que você diz estar procurando, esteja preparado para que eles perguntem por que você não consegue isso na sua empresa atual. Basta responder dizendo que você não acha que há uma oportunidade para isso e considerou isso antes de começar a procurar externamente. Simples e fácil. Isso deve terminar a linha de questionamento.

3. Responda a perguntas técnicas

Após as perguntas básicas, você entrará no assunto da entrevista. O conteúdo e as perguntas aqui variam de acordo com o trabalho, mas aqui está o que você precisa saber sobre como passar na entrevista de emprego:

Um bom entrevistador testará seus limites. Especialmente se for uma posição que envolva algum tipo de conhecimento técnico (matemática, ciências, engenharia etc.). A única maneira de encontrar seus limites é se eles perguntarem algo que você não sabe. Portanto, fique calmo quando conseguir isso.

Tente trabalhar o seu caminho através da pergunta, tanto quanto possível. Seu processo de pensamento geralmente é mais importante do que responder corretamente, então diga a eles o que você está pensando. Faça perguntas para esclarecer se necessário.

Parecer genuíno, atencioso e honesto pode percorrer um longo caminho. É mais importante do que responder a qualquer pergunta corretamente.

Preparar-se para lidar com uma pergunta que você não tem certeza ou não esperava é uma parte importante de como passar na entrevista. Você pode se preparar para as perguntas o dia todo, mas ainda poderá ouvir algo para o qual não estava preparado.

4. Faça suas próprias perguntas no final

Você deve fazer muitas perguntas depois que o entrevistador terminar suas próprias perguntas. Como você vai decidir se deseja o emprego se não encontrar nenhuma informação? Os melhores candidatos a emprego estão avaliando uma empresa, não apenas tentando conseguir um emprego na primeira empresa que os deseja. Quando uma empresa percebe isso, eles o tratam como um candidato de primeira linha e tentam convencê-lo a se juntar a eles.

Use listas disponíveis online para formular perguntas e perguntar a cada pessoa que você conhecerá. Se você tiver uma entrevista com 4 pessoas, faça perguntas a todas elas. Não há problema em repetir uma pergunta, mas não diga à última pessoa: “o tal já respondeu a todas as minhas perguntas”.

Algumas das melhores perguntas são baseadas em opiniões, porque você pode fazer exatamente a mesma pergunta para quantas pessoas quiser. Exemplo: “Qual é a sua parte favorita sobre trabalhar aqui? Qual é o maior desafio / dificuldade que você enfrenta aqui?”

5. Aja sempre como se você quisesse o emprego

Você tem um objetivo em qualquer entrevista: convença-os de que você é o melhor candidato para o cargo e seja convidado para a próxima rodada.

Portanto, você deve se vender na entrevista, sem decidir se o trabalho é desejável.

Então você pode digerir as informações e tomar uma decisão quando chegar em casa. Se você começar a usar essa abordagem, terá uma grande vantagem ao longo de toda a entrevista, porque terá apenas uma coisa em que se concentrar. Outros candidatos estarão manipulando tudo de uma vez.

6. Não peça feedback no local

Vi pessoas recomendarem que você solicite comentários ou preocupações no final da entrevista. Algo assim: “Com base no que discutimos, existe algum motivo para você não me considerar neste trabalho?” Conselho horrível. Nunca pergunte isso. Sempre. Ou qualquer coisa assim.

Primeiro de tudo, eles acabaram de entrevistar você. Dê-lhes tempo para pensar. Você vai para casa e decide se está interessado, eles precisam de tempo para pensar também. Não os coloque contra a parede assim.

Além disso, você está chamando a atenção dos negativos. Você está literalmente perguntando a eles se eles podem pensar em um motivo que os impediria de contratar você. Mesmo que pensem em alguma coisa, não lhe dirão por medo de uma ação judicial.

Em vez disso, gostaria de dizer algo assim: “Se você precisar de mais informações minhas ou tiver alguma dúvida mais tarde, não hesite em entrar em contato comigo”.

7. Seja humano

Você não precisa parecer perfeito na entrevista para ser contratado. Não tente. Seja humano.

Se você parece falso, ou se esforça demais para dar respostas “perfeitas”, o gerente de contratação pode não conseguir ter uma noção real de quais são seus pontos fortes e fracos. E se eles não podem dizer, eles não o contratam.

Portanto, não entre com as respostas das entrevistas que você lê da parte superior do Google. Se você as encontrou em 5 minutos, todos os outros também. Crie ótimas respostas únicas.

Lembre-se de que também é bom dizer ocasionalmente: “Não tenho certeza” ou “Desculpe, não estou entendendo o que vocês estão perguntando”. (Tudo bem, uma ou duas vezes por entrevista. Se você estiver fazendo isso mais, é um sinal de que não se preparou o suficiente).

8. Aprenda o nome do entrevistador e use-o

Quando ouvir o nome de alguém, repita-o na sua cabeça uma ou duas vezes IMEDIATAMENTE depois de apertar as mãos. Isso ajuda a lembrar.

Na maioria das vezes, se você esquece o nome de alguém, é porque você nunca o “entendeu”. Imediatamente depois de ouvi-lo, você esqueceu. Então é assim que se lembra.

Em seguida, use-o na conversa nos primeiros 5 a 10 minutos da entrevista. Agora você nunca vai esquecer.

Também há outro benefício nisso: usar o nome de alguém ajuda a criar um vínculo com ela e a criar confiança. Os estudos mostraram que você parece mais confiante, competente e impressionante quando diz o nome de alguém ao conversar com eles.

Vá conversar com o CEO da sua empresa e aposto que eles usarão seu nome na conversa. Líderes fazem isso. Pessoas de sucesso fazem isso.

Esta é uma dica muito subestimada para o sucesso da entrevista que qualquer pessoa pode fazer. É preciso apenas esforço.

Você criará um vínculo / relacionamento mais forte com o entrevistador, se fizer isso, e será mais provável que eles se lembrem de você favoravelmente e o contratem.

9. Seja aberto e use linguagem clara

Não use linguagem vaga e “evite” suas perguntas. E não minta. Eles geralmente sabem. Os gerentes de contratação entrevistam muitas pessoas e têm um grande senso para isso.

Se você mentir e for pego, não há como eles o contratarem.

E se você parece estar tentando ocultar informações, eles não confiam em você e também não o contratam.

A contratação de gerentes não está apenas avaliando sua habilidade; eles estão avaliando seu personagem. Se você vai ingressar na equipe, eles precisam ver que tipo de pessoa você é. E nenhum gerente de contratação quer alguém que seja desonesto em sua equipe.

O que eles querem? Alguém que se levanta e assume a responsabilidade quando as coisas dão errado, que pode aprender com os erros do passado, quem é honesto se houver um problema e que não tem medo de dizer a verdade.

A entrevista é onde eles testam isso antes de contratar você. Portanto, lembre-se de que, enquanto julgam sua experiência e habilidades, eles também julgam esses traços de caráter.

10. Nunca falar mal

Não fale mal de ex-chefes, ex-empregadores, colegas de trabalho ou qualquer outra pessoa.

Aqui está o que acontece quando você faz: O entrevistador ficará imediatamente curioso sobre o outro lado da história. Eles se perguntam se você fez parte do problema (ou de todo o problema).

Eles querem saber se você é alguém que sempre procura culpar os outros. E eles podem se preocupar que você tenha uma atitude ruim e não consiga se encaixar na organização deles. E eles não o contratam por causa disso.

Portanto, nunca, nunca fale mal de alguém do seu passado em sua entrevista. Além disso, você nunca sabe se o entrevistador conhece alguém com quem você está falando mal. Muitas indústrias têm comunidades bastante unidas.

11. Faça que tudo seja sobre eles

Aqui está um pequeno segredo: a entrevista não é realmente sobre você.

Se você deseja começar a receber uma tonelada de ofertas de emprego em suas entrevistas, precisa começar a pensar no que a empresa deseja. Faça você parecer uma solução para os problemas deles.

Como você pode ajudá-los a ganhar dinheiro, economizar dinheiro, economizar tempo, etc.?

Como você facilitará a vida do gerente de contratação se ele o contratar?

Descubra como mostrar isso, comece a pensar nas necessidades deles e a responder às perguntas com essa mentalidade, e você estará entre os 10% mais procurados.

O mesmo vale para escrever seu currículo. Se você quiser se destacar, comece a pensar em seu currículo como sendo sobre ELES. É um documento que deve ser “adaptado” às necessidades do empregador, mostrando como suas qualificações e trabalhos anteriores o ajudarão a entrar no * trabalho * deles e a ter sucesso em sua organização.

Essa é a ideia geral e é válida para currículos, cartas de apresentação e entrevistas.

Parte III: acompanhe os resultados da sua entrevista de emprego

Depois que sua entrevista termina e você sai da sala, ainda há algumas coisas que você deve fazer para aumentar sua chance de receber um retorno de chamada.

Agradeça sempre ao entrevistador. Você deseja agradecer ao seu entrevistador quando sair da sala e enviar um e-mail de agradecimento no dia seguinte. Mostrar gratidão pelo tempo do empregador é um longo caminho e é uma das minhas dicas de entrevistas favoritas, porque não requer talento; apenas esforço.

Agir interessado, mas não desesperado, enquanto aguarda feedback. Às vezes, você não recebe notícias do empregador por muitos dias após sua entrevista. Eles podem precisar encontrar mais candidatos ou podem precisar de tempo para finalizar sua decisão.

Eu recomendo encerrar sua entrevista perguntando quando você pode esperar receber feedback. Dessa forma, você não ficará muito ansioso esperando em casa.

Se esse tempo passar, não há problema em entrar em contato com o empregador para obter uma atualização dele. Mas seja paciente e nunca pareça carente / desesperado. Atrasos acontecem.

Se eles lhe disserem: “desculpe, as coisas estão demorando mais do que esperávamos e ainda estamos tomando nossa decisão”, a pior coisa que você pode fazer é ficar frustrado ou chateado. Isso não vai ajudar você a ser contratado.

A melhor coisa que você pode fazer é continuar se candidatando a empregos enquanto espera. Nunca é inteligente esperar um único empregador, porque muitas coisas inesperadas podem custar o emprego ou causar um atraso no processo. Os orçamentos mudam, as pessoas são promovidas dentro da empresa e não precisam mais de um candidato externo etc.

Essa é outra das minhas dicas de entrevistas favoritas – quando você terminar uma entrevista, tente ficar mais alinhado. Não pare de ser entrevistado para trabalhos até assinar uma oferta de emprego.

Se você seguiu essas dicas de entrevista de emprego, está em ótima forma para passar na próxima entrevista e obter a oferta de emprego.

Não se esqueça: motivação, interesse e como você se explica e a razão pela qual você está entrevistando é tão importante quanto seu currículo / conjunto de habilidades. Não posso enfatizar isso o suficiente em termos de dicas importantes para entrevistas de emprego para lembrar!

A leitura deste artigo não altera suas habilidades profissionais. Mas isso pode mudar algo muito mais poderoso – como você se depara na sala de entrevistas.

Você pode derrotar alguém com mais experiência e um currículo mais impressionante, porque a entrevista de emprego é uma habilidade separada que você passou a dominar.

Você tem uma pergunta ou comentário sobre uma dessas estratégias? Ou você tem outra dica de entrevista para compartilhar? Deixe um comentário abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário