10 atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho que garantem uma promoção

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Ser um bom comunicador, fazer rede com as pessoas certas e mostrar o potencial de liderança. O mantra a ser promovido é um segredo aberto. Não é muito útil, no entanto.

Todos nós sabemos quais características buscar, mas não os comportamentos específicos no trabalho podemos começar a adotar imediatamente para aumentar as chances de promoções.

Neste artigo, reunimos exatamente isso para te ajudar no caminho profissional.

0. Descubra o tipo de carreira que você quer

Antes de obter uma promoção, você precisa descobrir que tipo de trabalho para o qual quer a promoção. Você se vê em um papel de liderança (como um lead, gerente ou CEO da equipe) ou se desenvolvendo como mais um especialista?

Muitos profissionais não querem se tornar líderes em suas organizações. Não há absolutamente nada de errado com isso. Você pode ter uma carreira enriquecedora e satisfatória, desenvolvendo especialização mais profunda em suas habilidades técnicas.

As seguintes dicas são mais relevantes, embora você esteja apontando para um papel de liderança.

1. As atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho devem ser claras ao gerente

Se você quiser ser promovido, reserve uma reunião com seu gerente e conte sobre isso. Tão fácil quanto este passo soa, a maioria das pessoas nunca faz isso. Em primeiro lugar, esta mostra a iniciativa. Em segundo lugar, ajuda seu gerente a entender que tipo de carreira você aspira. Isso facilita também os seus trabalhos.

Isso garantirá pelo menos uma coisa – um plano de ação. Seu gerente permitirá que você saiba o quão perto você é para sua promoção e quais passos você precisa para alcançá-lo.

Lembre-se de que você está no mesmo time que seu gerente, e que se aproximar da negociação como um argumento aquecido pode colocá-los na defensiva – em última análise, poderia tornar a negociação mais uma batalha difícil.

2. Busque oportunidades no trabalho

Se você acha que não tem muito trabalho significativo, não se force a ser ocupado procrastinando ou perdendo tempo com tarefas mundanas. Não se sinta culpado quando está chovendo desculpas ao seu redor.

Em vez disso, procure por lacunas para preencher sua organização. Essas lacunas se referem a oportunidades para criar impacto, que ninguém mais está prestando muita atenção. Tais oportunidades estão sempre por perto. Procure por aqueles que você pode resolver, mesmo que eles possam estar relacionados ao seu perfil de trabalho e mostre ao seu gerente.

Comportamentos para promoção no trabalho

Um bom comportamento e atitudes positivas no ambiente profissional serão recompensados com a promoção. (Imagem: hcamag.com)

3. Não roube todo o crédito do trabalho

Embora seja importante possuir suas conquistas semelhantes aos seus erros, sempre cuidado com a transformação em um ladrão de crédito. É algo comum, mas a gestão geralmente pode ver através disso. Mesmo se você fugir com isso algumas vezes, isso não ajuda você a longo prazo. E uma vez que seu gerente perceba que você tem a tendência de roubar o crédito, será quase impossível de tirar essa mancha das suas costas.

4. Documente suas conquistas no ambiente profissional

Mantenha um registro de suas conquistas no trabalho. Sempre que você acha que fez diferença e tem algumas estatísticas / evidências para apoiá-la, observe. Muitas vezes, quando se trata de discussões em torno de salários e promoções, as pessoas tendem a se concentrar apenas em eventos recentes.

Depois de construir um caso sólido de promoção, não seja tímido sobre discutir com seu gerente. Quando você está se encontrando com seu gerente, é bom estar preparado. Se houver kpis sólidos, você pode rastrear para sua função, ou o tempo consistente do projeto, você pode usar isso como Munição de Negociação.

É muito difícil discutir contra quando você pode demonstrar claramente o valor que você está trazendo para sua equipe e empresa.

5. Pratique escutar às pessoas ao seu redor

Escusado será dizer que habilidades sociais sólidas aumentam suas chances de serem promovidas; E uma coisa que você pode começar a fazer imediatamente para realmente crescer é para ouvir melhor.

Quando ouvimos alguém falar conosco, nossa mente começa a trabalhar em nossa resposta, mesmo antes que a outra pessoa parasse de falar. Com a prática, podemos minimizar isso.

Da próxima vez, você ouve alguém, simplesmente se concentre em ouvir no momento presente. Conscientemente tente esquecer o que você dirá enquanto ouve. Com o tempo, isso aumentará a quantidade de atenção que você paga aos outros. Naturalmente, isso também levará a melhores respostas mais medidas de você.

6. Trabalhe para fazer seu gerente ser promovido

Trabalhe para obter seu gerente promovido. Como? Imaginando-se em seus sapatos e, gradualmente, adquirindo as habilidades necessárias para o trabalho deles. Ao liberar o tempo do seu gerente, eles poderão se concentrar em problemas mais estratégicos. Se o seu gerente conseguir ser promovido e você se treinou para fazer seu trabalho, sua promoção seria inevitável.

7. Acalme as pessoas ao seu redor

Um dos traços mais marcantes de potencial de liderança é a capacidade de absorver a pressão e ser uma influência calmante. Isso também, como a maioria dos traços de liderança pode ser adquirida por qualquer pessoa através da prática.

A maneira mais eficaz de praticar é o comportamento 5 que discutimos anteriormente. Quando as pessoas se sentem confortáveis ​​ao seu redor para se abrirem, não está longe de transformar você em um líder.

8. Melhore as habilidades de relatórios de trabalho

Uma habilidade vital e subestimada no trabalho que pode realmente ajudar com a promoção de sua carreira está relatando. Muitas vezes fazemos relatórios para gerenciamento com prazos apertados e tendem a se concentrar apenas em informações.

Sempre ajuda a investir algum tempo para acertar suas habilidades de relatórios. Relatórios concisos, que são estruturados bem e parecem fáceis nos olhos representam uma mente organizada e madura.

Quando o trabalho do seu projeto tem visibilidade diária ou semanal, as realizações que você apresenta não são surpreendentes.

Seu gerente deve estar bem informado de quão bem você está fazendo ao longo do caminho, e o relatório ajuda você chegar a isso.

9. Se pergunte, todos os dias…

Nós, humanos, são seres emocionais. Muitas vezes no trabalho, a autoavaliação do nosso desempenho é impulsionada por emoções. Pedimos um aumento quando sentimos que é o momento certo. Pode ser especialmente desafiador destacar um de si mesmo e ver as coisas objetivamente.

Uma pergunta que realmente ajuda a colocar as coisas em perspectiva é isso – se eu desaparecer do trabalho hoje, fará qualquer diferença significativa?

Pergunte a esta pergunta para si mesmo todos os dias.

Não ajuda apenas em uma autoavaliação objetiva, mas também nos impede de andar de altura em realizações passadas.

10. Persistir e repetir para conquistar

Apesar de todos os comportamentos que discutimos, ainda é possível que você não tenha o resultado desejado. Em tais situações, a maioria das pessoas pare de empurrar e, eventualmente, começa a procurar um novo emprego.

No entanto, isso não resolve o problema raiz e, mesmo se você encontrar uma posição mais alta em algum outro lugar, será executado uma parede semelhante novamente.

Se apesar dos seus melhores esforços você não foi promovido, pergunte ao seu gerente sobre isso. Meça objetivamente sua resposta e pedir um plano de ação revisado. Somente se você ainda não estiver convencido com o feedback, procure uma nova oportunidade.

Tem ainda dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário