Precisa de um emprego e precisa rápido? O processo de contratação é notoriamente lento, mas aqui estão algumas etapas que você pode seguir para acelerar.

Talvez você tenha se mudado para uma nova cidade. Talvez você tenha desistido do seu emprego. Talvez você odeie seu trabalho. Talvez você tenha sido demitido. Talvez você tenha se formado. Quaisquer que sejam as circunstâncias, você se encontra precisando de um emprego mais cedo ou mais tarde.

Não é segredo que muitas empresas têm processos de contratação lentos – ou pelo menos mais lentos do que você gostaria. Infelizmente, não há muito que você possa fazer para agilizar o processo. Você pode, no entanto, seguir algumas etapas simples para eliminar obstáculos demorados.

Pronto? Aqui está o nosso guia para ajudá-lo a encontrar um emprego rapidamente:

Arrumar emprego rápido depende de intenções bem definidas

Porém, antes de começar a procurar empregos, reserve alguns minutos para definir suas intenções de busca de emprego. Pergunte a si mesmo: quais são meus objetivos de carreira? O que estou procurando em um emprego? Uma empresa? Anote algumas palavras-chave ou frases e mantenha-as em mente ao procurar emprego.

Quando você procura um emprego rapidamente, é fácil ser pego em pânico apressado. No entanto, isso pode fazer com que você perca tempo aplicando-se a trabalhos que não são adequados. É melhor manter sua pesquisa focada e suas intenções em mente.

Aprenda a fazer um currículo melhor

Antes de se candidatar a um emprego, você precisa aprimorar seu currículo. Este documento é a chave para fazer uma empresa notá-lo, por isso precisa brilhar.

Mas aqui está algo que poucos candidatos percebem: 95% das maiores empresas empregam software de computador – não pessoas – para revisar currículos. Eles são chamados de sistemas de rastreamento de candidatos e basicamente retomam os bots que examinam, classificam e classificam os currículos automaticamente, com base no cumprimento de determinadas qualificações.

Portanto, você não apenas precisa de um currículo sólido, mas também precisa escrever para os bots. Algumas dicas para tornar seu currículo compatível com os programas incluem:

Evite imagens, gráficos, ou símbolos descolados. O software tem dificuldade em traduzi-los.

Otimize seu currículo com palavras-chave específicas relacionadas ao trabalho.

Salve seu currículo como um documento do Word – não como um PDF. Os documentos do Word tendem a ser mais compatíveis com os softwares.

Mesmo que você não esteja se candidatando a uma grande empresa ou a uma empresa que usa software para classificar currículos, essas dicas também ajudarão a aprimorar seu currículo aos olhos do gerente de contratação humano. Aperfeiçoar seu currículo antes de se candidatar o ajudará a ser notado e a conseguir mais entrevistas.

Emprego rápido

O trabalho rápido pode ser conquistado com as estratégias certas para otimizar seu tempo. (Foto: Cheap Stock Broker)

Invista no seu network

Uma das melhores maneiras de encontrar um emprego rapidamente é entrar na sua rede, e isso significa se tornar ativo no LinkedIn. Compartilhe artigos, comente as postagens de outras pessoas e até participe de um grupo do LinkedIn para interagir com outros profissionais. Você também pode se conectar com os recrutadores e informá-los de que está interessado em empregos, navegando até o painel do perfil do LinkedIn e atualizando a seção “Interesses de carreira”.

Você também pode interagir da maneira “antiquada”, contatando ex-professores, colegas de classe, colegas de trabalho e mentores e ver se eles conhecem alguma oportunidade para você aproveitar.

Configure alertas de procura de emprego

Um dos aspectos mais demorados do processo de procura de emprego é a pesquisa. É fácil passar horas e horas percorrendo os quadros de procura. Depois de um tempo, os lançamentos começam a ter a mesma aparência. e muitos deles são os mesmos.

Se você deseja simplificar essa parte do processo e economizar algum tempo, encontre de dois a três painéis de tarefas que você gosta e confia e inscreva-se para receber alertas diários de tarefas. Em seguida, você receberá um envio de novas postagens diretamente para sua caixa de entrada todos os dias. Isso economizará tempo e impedirá que você percorra as mesmas listagens todos os dias.

Se você não deseja limitar sua pesquisa a apenas dois ou três quadros de empregos, mas também não deseja passar horas inscrevendo-se e publicando seu currículo nos diferentes quadros de empregos existentes, existem outras opções para ajudar. Serviços de postagem de currículo, enviarão seu currículo para os painéis de trabalho de sua escolha, criando logins diferentes para cada um e oferecendo um local centralizado para acompanhar o progresso da postagem.

Adapte sua carta de apresentação para emprego

Ao encontrar e se inscrever nos trabalhos, não ignore os requisitos da aplicação. Se um pedido de emprego indicar que cartas de apresentação são necessárias, inclua uma. Mesmo que as cartas sejam opcionais, muitos especialistas em carreira sugerem a inclusão de uma.

Além disso, você deve adaptar sua carta de apresentação a cada lista de empregos. Sim, leva tempo para personalizar uma carta de apresentação, mas isso não exige necessariamente que você comece do zero sempre que se candidatar a um trabalho diferente. Simplesmente crie uma carta de apresentação preencha o espaço em branco e personalize o parágrafo introdutório, suas habilidades e habilidades relevantes e o motivo pelo qual você deseja que o trabalho se encaixe em cada posição para a qual você se candidata.

A adaptação da sua carta de apresentação levará mais tempo, mas ajudará você a ser notado e, com sorte, a garantir um emprego mais rapidamente.

Acompanhe suas aplicações para emprego

É fácil enviar seu currículo para dezenas de empresas e continuar seguindo, mas reserve um momento entre cada inscrição para fazer algumas anotações sobre o trabalho, para que você possa acompanhar facilmente. Por exemplo, você pode criar uma planilha simples do Excel com as seguintes categorias de coluna: nome da empresa, cargo, link para listagem, contato (se aplicável), data de aplicação e acompanhamento.

Fique de olho na coluna “data de aplicação”. Se você não receber uma resposta de uma empresa dentro de sete a 10 dias, sinta-se à vontade para acompanhar seu aplicativo – mas primeiro, leia novamente a listagem e verifique se ela não especifica “sem acompanhamento”. Você pode publicar atualizações de status na planilha do Excel e fique por dentro das aplicações.

Mostrar uma empresa que você está interessado e ansioso por acompanhar pode ajudar a acelerar o processo.

Pratique entrevistas de emprego

Enquanto você se candidatar a empregos, mantenha-se otimista e prepare-se para entrevistas. Então, quando chegar a hora de uma tela do telefone ou de uma entrevista pessoal, você se sentirá preparado.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a praticar:

Recrute a ajuda de um treinador de entrevistas profissional. Esses treinadores sabem o que os entrevistadores procuram. Quando você entra em um bate-papo por vídeo com um treinador, conversa com eles, responde a algumas perguntas sobre suas aspirações e objetivos de procura de emprego, realiza uma entrevista simulada e recebe feedback para ajudá-lo a melhorar.

Não recuse entrevistas de emprego, mesmo que pense que não está mais interessado em uma posição. Claro, as entrevistas de emprego podem fazer você se sentir nervoso e suado, mas quanto mais você as realiza, mais sua confiança aumenta. Dessa forma, quando surgir a oportunidade perfeita, você estará pronto.

Revise os tipos comuns de entrevistas de emprego. Sim, existem diferentes estilos de entrevistas que as empresas empregam. Pesquise esses estilos e as perguntas freqüentes para cada um. Procure entrevistas estruturadas, não estruturadas, comportamentais, de estresse e de casos.

Novamente, quanto mais você pratica entrevistas, mais preparado se sentirá na hora do negócio real – e mais rápido conseguirá um novo emprego.

Não se acomode enquanto procura emprego

Se você procura um emprego rapidamente, essa última dica pode parecer tola, mas acredite que é importante: não aceite um trabalho que não o excite nem atenda às suas necessidades. Por quê? Porque, se o trabalho não for adequado, você provavelmente estará procurando outro emprego em alguns meses.

Se você precisar do salário, procure um emprego temporário ou uma apresentação paralela. Compre um pouco mais de tempo para encontrar o emprego que o excita e avança na sua carreira.

Conselhos finais

Se você estiver em uma situação em que precisa encontrar um emprego rapidamente, é fácil ficar sobrecarregado e estressado. Tentar acelerar o processo pode levar a erros e descuidos, o que acabará atrapalhando você. Contanto que você tenha um plano traçado e permaneça focado, estará pronto.

Ah, e não se esqueça de levar um tempo para si mesmo. Corra, prepare uma refeição saudável, assista ao seu programa de TV favorito ou tome uma bebida com os amigos. Esses trabalhos que você procura ainda estarão lá quando você voltar ao seu computador.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)