O requerimento de empresário é um documento necessário para aqueles interessados em registrarem uma empresa no Brasil. Esse documento substitui o contrato social usado para empresas que tem sócios. Então, é basicamente o mesmo que um contrato social para uma empresa do tipo empresário. O registro é feito na Junta Comercial do seu estado.

Mas há muito mais em um requerimento do que apenas arquivá-lo e processá-lo na junta. Se tornar um empresário, afinal, não é uma decisão que deva ser tomada de ânimo leve.

Os passos a seguir irão auxiliar àqueles que querem registrar uma empresa para aumentar as chances de sucesso.

Encontre o negócio certo para você.

Empreendedorismo é um termo amplo, e você pode ser empreendedor em praticamente qualquer área. No entanto, você terá que escolher um campo para trabalhar e começar os negócios. Encontre uma empresa que não será apenas bem-sucedida, mas é algo pelo qual você é apaixonado. Empreendedorismo é um trabalho árduo, então você quer focar sua atenção em algo de que gosta.

Determine se você deve obter uma educação

Você não precisa ter nenhum tipo de educação formal para ser um empreendedor, mas isso não significa que você deva ignorar completamente a educação. Se você deseja iniciar uma empresa de tecnologia, a experiência em negócios, programação de computadores e marketing pode ser valiosa. Além disso, alguns setores provavelmente exigirão algum tipo de educação, como seu próprio escritório de contabilidade ou advocacia.

Planeje seus negócios

Antes de iniciar seu negócio, você precisa ter um plano de negócios. Um plano de negócios estabelece todos os objetivos que você tem, bem como sua estratégia para alcançá-los. Esse plano é importante para envolver os investidores e também para medir o sucesso do seu negócio, aumentando as chances de sucesso.

Encontre seu público-alvo

Nem toda empresa agrada a todos. A idade, sexo, renda, raça e cultura do seu grupo-alvo desempenharão um papel importante na determinação de onde você abre a loja – ou se você precisa mesmo de um endereço físico para os negócios. Pesquise qual grupo se encaixa melhor no seu modelo de negócios e, em seguida, prepare tudo para atrair esse público demográfico.

Construa uma rede profissional

Embora a rede seja importante em todos os campos, pode ser mais importante para os empreendedores. Rede é como você conhece outras pessoas que podem ter habilidades que podem ser usadas nos seus negócios. Você também pode encontrar potenciais investidores por meio de redes para ajudar a colocar seu modelo de negócios em prática. Sua rede também pode dar suporte aos seus negócios quando você abrir, ajudando a enviar novos clientes do seu jeito.

Venda sua ideia

Os consumidores querem produtos, mas nem sempre sabem qual produto escolher. Seu trabalho como empreendedor é convencer as pessoas de que o que você está vendendo é a melhor opção disponível. Você precisará descobrir o que torna seu produto único e depois vendê-lo com base no valor agregado.

Mercado

Você deve se concentrar em marketing antes, durante e depois de iniciar seu negócio. Você pode ter o melhor restaurante da cidade, mas ninguém o visitará se não souberem que ele existe. O marketing é complicado, mas se você conseguir concentrar seus esforços de marketing no seu público-alvo. Por exemplo, a geração do milênio pode ter mais chances de ver um anúncio nas mídias sociais do que em um outdoor no centro da cidade.

Requerimento de empresário

O empreendedor deve fazer o requerimento de empresário para poder se regularizar e poder fazer seu negócio funcionar. (Foto: cranberryblue.com)

Requerimento do empresário

Após entender um pouco do planejamento, é hora de se preparar para o requerimento do empresário. Isso vai incluir responder algumas perguntas que te auxiliarão no enquadramento legal da empresa.

1. Como escolho meu campo?

O principal critério é que tenha que ser algo que agregue valor. Se você não agrega valor à sua empresa, não há motivo para alguém prestar atenção nela. É importante também conversar com um contador e um advogado para entender o enquadramento contábil e legal da sua empresa, principalmente se for uma empresa de médio ou grande porte.

2. Preciso obter uma licença comercial?

As licenças comerciais podem ser necessárias para o seu campo de trabalho. Diferentes estados e municípios têm diferentes requisitos de licenciamento. Além disso, alguns setores também exigirão outros tipos de licenças. Um restaurante pode exigir um alvará sanitário, além da licença comercial normal.

3. Todos podem ser um empreendedor?

Sim, qualquer um pode ser um empreendedor, mas nem todo mundo terá o mesmo nível de sucesso. O empreendedorismo requer muita experiência, determinação e, às vezes, educação. No entanto, não existem pré-requisitos para se tornar um empreendedor, e existem empresários de sucesso de todos os grupos demográficos.

4. Preciso de experiência na área em que quero iniciar um negócio?

Não, mas certamente ajuda. Se você está abrindo uma agência de marketing, deve ter muita experiência em marketing. Os clientes não desejam gastar seu dinheiro se não acharem que você pode fornecer um produto de alta qualidade, e a experiência e um histórico sólido são uma boa maneira de provar que você está apto para o trabalho.

5. Qual é a melhor maneira de se tornar um empreendedor?

Não há melhor maneira de se tornar um empreendedor. Todo empreendedor tem uma experiência diferente e até as melhores idéias de negócios têm a possibilidade de falhar. No entanto, você pode atenuar suas chances de falha. Educação, experiência e planejamento adequado podem dar ao seu negócio uma chance maior de sucesso.

6. Como sei se meu negócio será bem-sucedido?

Se você seguiu seu plano de negócios e está vendo crescimento, seus negócios estão indo bem. Lembre-se de que muitas empresas levam tempo para começar a ganhar dinheiro.

Documentos para o requerimento de empresário individual

É recomendado que você verifique na junta comercial de seu estado os documentos e as taxas que serão cobradas para o requerimento de empresário. Porém, os passos e documentos são semelhantes e variam muito pouco de estado para estado.

Entre no site da junta comercial do seu estado e baixe o programa ou arquivo do requerimento. O nome geralmente é Requerimento de Empresário. É possível também fazer o preenchimento diretamente em uma unidade de atendimento da junta comercial.

Preencha os dados do programa ou do documento, enviando os documentos pelo programa ou meios fornecidos pela junta comercial do seu estado.

Declaração de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) será impressa pelo mesmo sistema, e deve ser assinalada na geração da documentação.

Os outros documentos necessários incluem a capa de processo, comprada diretamente na Junta Comercial

  • 1 (uma) via para o Requerimento de Empresário e 1 (uma) via para o enquadramento, se for o caso
  • Cartão protocolo
  • Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF do titular;
  • Taxas de registro pagas

Esperamos que não tenham ficado dúvidas. Se tiver qualquer pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos responder.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)