O voluntariado é uma ótima maneira de se envolver na sua comunidade e fazer a diferença. A experiência do voluntário também pode ficar bem em seu currículo e ajudá-lo a se destacar entre outros candidatos. É importante encontrar oportunidades de voluntariado que se ajustem à sua agenda e interesses.

Neste artigo, discutiremos por que o voluntariado é importante, ofereceremos maneiras diferentes de voluntariado em sua área e forneceremos as etapas que você pode seguir para começar o voluntariado hoje.

Por que fazer o trabalho voluntário?

O voluntariado é importante porque presta assistência a organizações sem fins lucrativos e a outras causas destinadas a melhorar a comunidade. Várias instituições de caridade e outras organizações contam com voluntários para atingir seus objetivos e permanecer produtivas. Sem voluntários, essas organizações sem fins lucrativos não podem funcionar em seu nível mais alto.

O voluntariado também:

  • Economiza dinheiro que as organizações sem fins lucrativos precisariam gastar em funcionários pagos
  • Ajuda a atender às necessidades locais necessárias para que a comunidade funcione da melhor maneira possível
  • Apoia famílias e outros indivíduos da comunidade que não conseguem se sustentar
  • Melhora os sistemas educacionais
  • Oferece benefícios pessoais aos próprios voluntários, incluindo melhoria do bem-estar e diminuição do estresse
  • Ajuda os voluntários a construir experiências e habilidades valiosas

Diferentes maneiras de participar de um projeto voluntário

Existem várias maneiras de você se envolver como voluntário em sua comunidade. Lugares comuns que têm oportunidades de voluntariado incluem:

1. Abrigos

Abrigos para desabrigados costumam ter várias oportunidades de voluntariado disponíveis, incluindo a preparação e o serviço de comida para os desabrigados em sua área.

2. Abrigos para animais

A maioria dos abrigos de animais exige o trabalho de voluntários para continuar funcionando. As oportunidades em abrigos de animais podem incluir passear com cães e ajuda administrativa.

3. Organizações de construção de casas

Algumas organizações sem fins lucrativos constroem casas ou realizam reparos em casas existentes por pouco ou nenhum custo. As oportunidades de voluntariado podem incluir trabalhos de construção ou limpeza.

4. Casas de repouso

As pessoas em casas de repouso costumam contar com voluntários como fonte de entretenimento e aprendizado. Você pode dar uma aula de arte ou ler um livro uma vez por semana em sua casa de repouso local, como forma de retribuir à comunidade.

5. Bibliotecas

Muitas bibliotecas locais procuram voluntários para contribuir com as operações gerais. As oportunidades a serem consideradas incluem a organização de estantes de livros, a participação em eventos semanais de leitura e a assistência aos visitantes da biblioteca.

Trabalhando como voluntário

O trabalho voluntário pode ser essencial no aprendizado de diversas habilidades para sua carreira e para a vida, num geral. (Foto: Uniplaces Blog)

Trabalho voluntário: onde fazer?

Decidir qual projeto abraçar faz parte dos próximos passos a serem seguidos, para te ajudar a encontrar também quais projetos abraçar.

1. Decidindo uma causa

Escolher se voluntariar para uma organização ou causa pela qual você se apaixona pode aumentar as chances de você aproveitar a oportunidade. Reserve um tempo para determinar com o que realmente se importa antes de iniciar uma oportunidade de voluntariado. Por exemplo, se você é apaixonado pelos direitos das pessoas com deficiência, pode se voluntariar em um centro de necessidades especiais. Quanto mais específico você for sobre suas paixões e interesses, maior a probabilidade de encontrar uma posição de voluntário mais adequada para você.

2. Identifique as habilidades e conhecimentos que você pode oferecer

Muitas oportunidades de voluntariado pedem que os indivíduos tenham certas habilidades. Por exemplo, um abrigo de animais que procura um voluntário administrativo provavelmente desejará que ele tenha experiência anterior. Avalie as habilidades que você tem atualmente para ver se existem funções específicas nas quais você pode se voluntariar. A maioria das organizações sem fins lucrativos também tem oportunidades de nível básico que o treinam no básico, especialmente se for um papel de longo prazo.

3. Crie um currículo voluntário

Criar um currículo voluntário que lista sua experiência anterior como voluntário, bem como suas habilidades e interesses, pode ser um grande trunfo ao se candidatar a oportunidades. Um currículo permite que a organização veja rapidamente o que você tem a oferecer e ajude a encontrar a posição de voluntário mais apropriada para você.

4. Determine com que frequência você pode ser voluntário

Identifique quantas horas e dias por semana ou mês você pode se comprometer com o cargo. Por exemplo, se você trabalha em período integral durante o horário comercial, pode ser voluntário apenas no sábado ou domingo. Se você é um pai que fica em casa, pode se voluntariar com mais frequência. Ser realista sobre sua disponibilidade pode garantir que você não se comprometa demais ao se voluntariar.

5. Pesquise oportunidades de voluntariado em sua comunidade

Depois de conhecer seus interesses e sua programação, você poderá começar a procurar oportunidades na sua comunidade. Pergunte a amigos e familiares se eles conhecem algum cargo de voluntário que atenda às suas preferências. Pense além das organizações sem fins lucrativos típicas, caso não encontre uma oportunidade em que esteja interessado. Peça a um representante de sua escola ou faculdade para ver se elas têm funções disponíveis.

6. Considere usar um site voluntário

Outra ótima maneira de encontrar uma oportunidade de voluntariado em sua comunidade é usar um site de voluntariado. Esses sites permitem que você insira suas habilidades, preferências e cronograma e, em seguida, combina com as oportunidades próximas.

7. Obtenha todos os detalhes relevantes para a posição de voluntário

Antes de se candidatar a uma posição de voluntário, verifique todos os detalhes. Aprenda sobre as tarefas que você concluirá, o nível de comprometimento necessário e qualquer treinamento necessário. Quanto mais informações você souber, mais preparado estará se conseguir a posição.

8. Candidate-se à posição de voluntário

Muitas posições de voluntário exigem que você envie uma inscrição. Embora esses aplicativos geralmente não sejam tão rigorosos quanto os de um trabalho, você ainda deve tratá-lo como se fosse um cargo profissional. Reserve um tempo para garantir a gramática e ortografia adequadas e forneça referências, se solicitado. Você também pode precisar se preparar para uma entrevista se a posição envolver liderar outras pessoas ou manipular informações confidenciais.

9. Acompanhe depois de aplicar para um cargo

Depois de se candidatar a uma posição de voluntário, faça o acompanhamento dois ou três dias depois, se você não tiver recebido uma resposta da organização. Muitas organizações sem fins lucrativos estão ocupadas e têm recursos limitados, o que significa que pode demorar mais para responder às perguntas sobre vagas de voluntário. O acompanhamento garante que seu pedido de voluntário seja recebido e transmite seu interesse pela oportunidade.

10. Conclua qualquer treinamento necessário

Depois de garantir uma posição de voluntário, conclua o treinamento necessário. A maioria dos treinamentos será mínima, mas algumas organizações exigem que você possua uma certificação ou conclua um curso de treinamento antes de começar o voluntariado.

11. Comece com um compromisso limitado

Quando você começar, planeje sua agenda apenas um mês ou dois no futuro. Veja se você gosta da posição e da organização antes de se comprometer totalmente. Depois de saber que deseja continuar sendo voluntário nessa capacidade, considere dedicar mais do seu tempo à organização.

12. Seja profissional

Trate seu compromisso voluntário da mesma maneira que faria com um trabalho remunerado. Seja pontual, cumpra seus compromissos de última hora e seja profissional enquanto realiza trabalho voluntário. As organizações sem fins lucrativos contam com voluntários para muitas de suas funções, portanto, ser confiável e profissional causa um impacto positivo na agência.

13. Avalie regularmente suas experiências de voluntariado

Entre em contato com você mesmo a cada poucos meses para garantir que você ainda desfrute da posição de voluntário. Caso contrário, considere procurar outra oportunidade de voluntariado em sua área. Você também pode falar com o coordenador voluntário para ver se há outras funções disponíveis na mesma organização.

Já trabalhou como voluntário? Como encontrou a vaga? O que te ajudou a escolher?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)