Como se organizar para estudar?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

A vida como estudante está ocupada. Se você não é organizado e você se sentir como se não estivesse no topo das coisas, você ficará estressado. Você pode acabar trabalhando até tarde e dormir menos, mas isso não é uma boa ideia.

Ser organizado para aprender é tudo sobre o desenvolvimento de bons hábitos e sistemas de estudo.

Através da experiência e pesquisa, encontramos algumas dicas simples que ajudarão os alunos a se tornarem organizados, produtivos e eficazes.

Como se organizar para estudar: a rotina certa

Consistência é a chave para o sucesso do aluno. Então anote seu agendamento semanal geral e crie uma rotina.

Inclua coisas como quando você fará sua lição de casa, exercícios, quando você revisar as coisas que aprendeu, quando você vai cuidar da saúde com exercícios, e assim por diante.

Não é possível manter uma rotina 100% do tempo, mas pelo menos configurar a estrutura para mantê-lo focado e no caminho certo.

Defina as regras para a organização dos estudos

Defina algumas regras muito específicas para si mesmo. Estas podem ser coisas como “Complete todos os projetos e tarefas pelo menos dois dias antes da data de entrega” ou “começar a estudar para testes com pelo menos uma semana de antecedência”.

Revise suas regras uma vez por mês e ajuste-as, se necessário.

Escreva tudo na sua organização de estudos

Ninguém tem uma memória perfeita e tentando lembrar que tudo é estressante. Portanto, faça o hábito de escrever todos os seus eventos, reuniões, ideias e coisas que você precisa fazer.

Use um notebook ou planejador ou tente um aplicativo como o Google Manter ou qualquer possível que você possa usar no seu telefone e computador.

Quando você escreve tudo, você ficará menos ansioso porque não estará confiando no seu cérebro como um dispositivo de armazenamento.

Crie seu próprio prazo de estudos

Crie seus próprios prazos e coloque-os em seu planejador ou agenda. Ter seu próprio prazo reduz o estresse para você como estudante. Você também será mais propenso a enviar seu melhor trabalho.

Não trate o prazo real como o prazo. Defina seu próprio prazo um ou dois dias antes e planeje de acordo.

Isso irá ajudá-lo porque você provavelmente já experimenta estresse suficiente relacionado a testes e exames!

Organização dos estudos

Uma boa organização dos estudos possibilita produzir mais e com mais qualidade o conhecimento. (Imagem: Campus Explorer)

Trabalhe em uma tarefa por vez para estudar melhor

Multitarefa parece uma boa ideia porque você pode fingir que você está trabalhando duas vezes mais duro.

Todos nós ficamos entediados das tarefas em que estamos trabalhando, então pulando parece mais divertido.

O problema é que isso não resulta nos melhores resultados.

Aqui está o que eu recomendo: pegue um pedaço de papel e anote a tarefa que você está trabalhando agora. Ex: trabalho de matemática, perguntas 1 a 5.

Coloque esse pedaço de papel na sua mesa de estudo, para servir como um lembrete para você ficar focado na tarefa em mãos.

Use os seguintes sites e aplicativos para ajudar nos estudos

Teste os seguintes sites e aplicativos para tornar o estudo divertido, mantê-lo organizado e remova as distrações.

Habitica

Habitica é um aplicativo que transforma seus objetivos em um jogo divertido. Isso torna mais provável que você fique com seus objetivos e aproveite o processo também.

Mystudylife

Este aplicativo substitui um planejador e ajuda a organizar sua programação, tarefas e preparação do exame. Também envia lembretes de eventos futuros.

Google Agenda

Simples, prático, e integrado com outros produtos do Google, vai te ajudar a centralizar seu trabalho em um lugar só.

Use um planejador ou planner para estudos

Eu recomendo que você coloque o planejador em sua mesa quando chegar à aula e deixá-lo lá em todo o dia da aulas. Isso torna mais provável que você o use porque está bem na sua frente.

Se você deixar seu planejador em sua mochila, você pode sentir que é muito problemático tirar isso para usar.

Coloque tudo no seu planejador: lição de casa, datas de testes e exames, eventos familiares, eventos sociais, etc. Desta forma, você será muito mais organizado.

Se você tiver permissão para usar seu telefone ou computador na aula, você pode usar o Google Agenda, Habitica ou MystudyLife em vez de um planejador ou planner físico.

Reorganize seus estudos uma vez por semana

No final de cada semana, olhe através de todos os papéis, notas, folhetos e outras coisas que você acumulou. Reciclar ou jogar fora todas as coisas que você não precisa.

Desordem atrai desordem. Então, se você descansar uma vez por semana, será mais provável que você permaneça organizado em geral. Você também achará mais fácil ficar focado.

Coloque post-its para te ajudar nos estudos

Você pode usar essa dica para coisas que você não quer esquecer, como trazer uma camiseta extra para a escola ou pedir aos seus pais para assinar um formulário de consentimento.

Coloque um post-it  na porta da frente. A nota pode ter apenas a palavra chave escrita nela, como “educação física” ou “formulário”. Isso fará isso quase garantido que você se lembrará.

Mantenha um caderno e um fichário para cada matéria

Tome todas as suas notas para um assunto em um caderno. Quando você ficar sem espaço, inicie um novo caderno. Rotule cada caderno claramente. Ex. Caderno de história 1, Caderno de história 2. Isso tornará mais fácil para você encontrar as informações necessárias no futuro.

Fazer isso ajudará você a ser organizado.

Eu desencorajo você de tomar notas em folhas soltas de papel. Eu também desencorajo você de usar apenas um Caderno, no qual você toma notas em todos as suas diferentes matérias.

Faça o hábito de manter um fichário para cada assunto e arquivar suas tarefas e notas impressas de acordo com o tipo. Arquive todas as suas tarefas juntas em ordem sequencial, seguida de suas notas impressas, que também devem ser arquivadas em ordem sequencial.

Traga uma pasta fichário para a escola todos os dias

Esta pasta fichário é para o seu uso diário.

Crie uma seção da pasta para cada assunto e rotule cada seção claramente.

Eu recomendo reservar a seção frontal para trabalhos de casa incompletos, então o dever de casa será fácil de encontrar.

Organize os arquivos uma vez por semana

No final de cada semana, transfira todas as notas impressas, atribuições, etc. da pasta fichário para uma caixa ou pasta específica da respectiva matéria.

Fazer isto de forma semanal é uma boa prática, para garantir que sua pasta de fichário não fique muito cheia ou confusa.

Faça cinco minutos de planejamento diário a cada dia

Antes de começar a fazer o dever de casa ou estudar para um teste, olhe para o seu planejador primeiro. Tome nota de todos os próximos prazos e pense na sua programação para o resto do dia.

Então você pode decidir quais tarefas específicas para trabalhar para o dia. Fazer planejamento diário irá garantir que você esteja sempre trabalhando nas tarefas mais importantes, e que você não deixa nada para trás.

Aprenda a dizer não para ser mais organizado

Se você quiser ser um estudante organizado e eficaz, não pode dizer sim para tudo – sempre haverá algumas coisas que você precisará fazer.

Então decida sobre as fronteiras que você deseja colocar para si mesmo. Decida quantas vezes você sairá com seus amigos a cada semana, quantos dias a semana você deve dedicar às atividades extracurriculares e quais são suas prioridades.

Em seguida, pratique dizer não para proteger esses limites. E não se sinta culpado quando você dizer não! Lembre-se, não é sobre ser um estudante ocupado; É sobre ser um estudante eficaz.

Bloqueie o tempo em sua programação para as coisas que mais importam

Bloquear o tempo em sua programação é uma estratégia de gerenciamento de tempo crítico para os alunos.

Se você não fizer isso, outras coisas que são menos importantes preencherão sua agenda.

Em seu calendário ou planejador, bloqueie o tempo para coisas como eventos familiares, atividades religiosas, voluntariado e estudar.

Em seguida, honre esses compromissos e mantenha sua agenda o máximo possível.

Quebre grandes tarefas em tarefas menores

Quebrar grandes tarefas e projetos faz com que eles pareçam menos esmagadores e mais gerenciáveis.

Fazer isso também torna mais claro qual é o seu próximo passo específico, então você será menos propenso a procrastinar em suas tarefas.

Aqui está um exemplo. Em vez de dizer a si mesmo que você precisa trabalhar no seu ensaio de história, divida-o em tarefas menores como:

Leia 10 artigos sobre o tópico para pesquisa

Escreva o rascunho

Escrever introdução

Escreva ponto principal # 1

Escreva ponto principal # 2

Escreva ponto principal # 3

Escreva a conclusão

Revise o ensaio

Ajuste a formatação, layout, etc. do ensaio

Envie o ensaio

Uma vez por semana, revise os próximos eventos do seu planejador / calendário

Cada semana, reserve alguns minutos para ver quais eventos e prazos importantes estão chegando ao longo do próximo mês. Isso ajudará a garantir que você não tenha negligenciado nenhum projeto, testes ou atribuições importantes.

Revendo sua agenda ajuda você a ficar no topo das coisas. Também mantém você calmo e no controle, e permite ajustar suas prioridades diárias e semanais.

Se uma tarefa levar dois minutos ou menos para fazer, faça imediatamente

A “regra de dois minutos” foi popularizada pelo especialista em produtividade David Allen. Quando você segue esta regra, pequenas tarefas não se acumulam e ficam esmagadoras.

Coisas como enviar um texto paraum amigo, enviar para seu colega de classe algumas informações por e-mail, ou pedir que seus pais assinem um formulário de consentimento são todas as tarefas rápidas que levam menos de dois minutos para serem concluídas.

Quando você faz essas tarefas imediatamente, você também sentirá uma sensação de realização.

Limpe sua mesa no final de cada dia

Isso leva apenas um minuto para fazer e evita que a bagunça cresça. Eu recomendo fazer isso quando você terminar com sua lição de casa ou estudar para o dia.

Isso tornará mais fácil para você encontrar o que você precisa quando você se sente ao trabalho.

Além disso, quando você tem uma mesa limpa, você se concentrará melhor e se sentirá mais motivado para estudar.

Desenvolva um plano de estudos específico para cada teste e exame

Não se diga apenas que você vai estudar muito para o teste ou exame.

Isso é muito vago, e você pode sentir como se você nunca seja preparado o suficiente.

Em vez disso, desenvolva um plano de estudos. Anote quais recursos você vai usar, quantas perguntas práticas ou documentos de exame você pretende fazer, quantas vezes você planeja ler as notas, que dicas de estudo você colocará em prática, etc.

Escreva todos os passos para baixo em uma folha de papel e crie uma linha do tempo áspera também.

Quando você completou tudo em seu plano, você saberá que está bem preparado. Por sempre ter um plano, você aprenderá mais rápido e será mais eficiente.

Crie um ambiente propício em casa para estudar

Se você quer ser um aluno eficaz, você precisa ter o ambiente certo para funcionar. Você precisa de todos os materiais necessários, papelaria, papel e ferramentas de estudo. Você também precisa de uma mesa e uma lâmpada adequada.

E se você quer ser produtivo, você definitivamente não deveria estudar em sua cama!

Antes de começar a trabalhar, elimine todas as distrações

Tire um momento e pense nas distrações que você costuma enfrentar quando está tentando estudar. Os comuns incluem mensagens de texto, notificações em seu telefone, mídia social, YouTube, livros e revistas.

Remova essas distrações antes de você começar. Coloque seu telefone em outra sala, desligue o acesso à Internet no seu computador e coloque os livros e revistas na outra extremidade da sala.

Use um cronômetro ou temporizador

Quando você quer ser produtivo, use um temporizador para ajudá-lo a se concentrar. Usando um temporizador adiciona uma sensação de urgência.

Tente trabalhar em blocos de 30 a 40 minutos, seguido por uma pequena pausa. Se você está pronto para isso, defina um temporizador para suas pausas também, para que você não faça uma pausa de 45 minutos quando você pretende apenas tirar uma pausa de 10 minutos.

Verifique se fez todas as lições

Defina um lembrete recorrente para que você faça isso todos os dias de escola no meio da tarde.

Isso impedirá que você se esforçasse no último minuto ou puxando um pouco mais, apenas para fazer a tarefa.

Todos os dias, revise todas as novas informações que você aprendeu na escola mais cedo naquele dia

Uma rápida revisão dos principais conceitos deve levar cerca de 20 minutos.

Fazer isso ajuda a garantir a compreensão, então você fica em cima do material.

Se você realmente não pode fazer esta revisão no mesmo dia, faça-o no dia seguinte, enquanto a informação ainda está fresca em sua mente.

Mantenha uma lista contínua das perguntas que você tem sobre o material de classe

Ao ler suas anotações e os livros, mantenha uma lista das coisas que você não entende e as perguntas que você tem. Assim que você puder, pergunte aos seus professores sobre os itens da sua lista.

Se você fizer isso consistentemente, não precisará gastar muito tempo estudando para testes e exames, porque você já entende as informações.

Prepare sua mochila para o dia seguinte

Desta forma, você não terá que lutar pela manhã para se preparar. Defina um lembrete no seu telefone ou coloque uma nota de post-it na sua mesa para garantir que você faça essa noite toda.

Crie uma lista de verificação para as coisas que você precisa lembrar de trazer para a escola e colocar a lista de verificação em algum lugar acessível.

Acorde um pouco mais cedo todas as manhãs

Para a maioria dos alunos, acordando 5 a 10 minutos antes é suficiente para evitar o estresse desnecessário de correr de manhã.

Quando você se apressa, muitas vezes esquece as coisas – o que significa que seu dia não começa bem. Os principais alunos vão para a cama cedo, recebem pelo menos oito horas de sono todas as noites e defina o alarme para que acordem um pouco mais cedo.

Eu recomendo que você coloque o despertador na outra extremidade da sala, então você não será tentado a soneca

Toda noite de escola, escolha as roupas que você vai usar no dia seguinte

Se você usar um uniforme escolar para ir para a escola, então isso é fácil. Mas ainda economiza tempo.

Leve o seu uniforme escolar ou as roupas que você usará no dia seguinte, e pendure-os em algum lugar facilmente acessível, como no botão da porta da porta do seu quarto.

Isso só leva um minuto para fazer, mas torna a manhã muito menos estressante.

Faça sua cama todas as manhãs

Esta é uma pequena vitória para começar o dia.

Define o tom para o dia e irá ajudá-lo a ser mais produtivo em geral.

Mesmo muitos palestrantes motivacionais recomendam esta simples dica como forma de melhorar sua motivação e foco!

Este é um longo artigo que pode deixar você se sentir sobrecarregado, especialmente se você ainda não é um estudante organizado.

Então pegue um passo de cada vez.

Comece identificando quais áreas você precisa trabalhar e, em seguida, priorizá-las.

Adote um novo hábito na próxima semana. Quando estiver confortável com esse hábito, adote mais um.

Lembre-se que ninguém é perfeito. Sua jornada como estudante – e na vida também – é sempre sobre progresso, não perfeição.

Comece a progredir para se tornar um estudante organizado e focado hoje!

E se ainda precisar de ajuda, deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário