A menos que você tenha vivido sob uma pedra na maior parte da década passada, provavelmente sabe uma coisa ou duas ou dez sobre as mídias sociais. Se você já sabe como postar fotos e enviar vídeos de seis segundos como um campeão, você está no caminho certo para o trabalho de gerente de mídia social. Será?

Nem tanto. Ser gerente de mídias sociais não é apenas postar conteúdo. Envolve certas habilidades e um bom conhecimento da teoria por trás dessa prática.

O que faz um gerenciador de redes sociais?

Os gerentes de mídia social são responsáveis ​​por selecionar os canais sociais de uma marca. Eles monitoram, moderam e respondem aos comentários do público; gerenciar parcerias de mídia social com outras marcas; e criar e / ou postar vídeos e imagens compartilháveis.

Eles também desenvolvem estratégias e executam campanhas de marketing digital e coletam e analisam os resultados dos dados dessas campanhas. Além de trabalhar com a equipe de design para criar ilustrações e memes para suas contas, um gerente rastreia quanto tráfego é direcionado para site por meio das mídias sociais e observa qual conteúdo apresenta melhor desempenho, para que o grente e a equipe editorial possam usar essas análises para aumentar o público de uma marca, site ou empresa.

Funções do gestor de redes sociais

Um gestor de mídias sociais auxiliará uma empresa a ter uma presença mais forte nas redes sociais. (Foto: Robert Half)

Quais habilidades precisa um gestor de redes sociais?

A alfabetização em mídias sociais é necessária para essa carreira. No mínimo, você deve conhecer o Facebook, Twitter e Instagram como as costas da sua mão. Você também precisa entender como cada plataforma difere para maximizar todas elas. Você também deve reconhecer e entender seu público-alvo em cada conta.

As habilidades de comunicação e escrita de alto nível também são importantes, assim como o bom senso de humor. E ser um “caçador de gifs e memes de nível mestre” nunca é demais. Lembre-se de manter sua marca e público em mente ao elaborar sua mensagem.

Como você recebe comentários do público que variam de elogios a críticas, incluindo explosões de trolls, também é vital ter uma pele espessa. A capacidade de priorizar quais comentários precisam de respostas e quando responder é outra obrigação.

Como é o trabalho na gestão de mídias?

Se você trabalha para uma grande corporação, pode se reportar ao chefe de comunicações ou marketing. Se você trabalha para uma pequena entidade ou startup, pode se reportar diretamente ao CEO. Talvez alguém que esteja na mídia se reporte ao editor-gerente.

Especialistas em mídias sociais, gerentes da comunidade e especialistas em comunicação digital têm responsabilidades semelhantes aos gerentes das mídias sociais.

Um diretor de comunicações digitais, por exemplo, supervisiona o site, bem como as contas oficiais do Facebook, Twitter e YouTube da empresa. Ele também monitora os fluxos de mídia social criados por vários departamentos e escritórios para garantir que os melhores interesses da empresa sejam mantidos.

O que eu preciso para avançar nessa posição?

É uma questão de ser criativo e manter-se atualizado sobre as tendências e tecnologias emergentes. Para mandar bem como gerente de mídia social, você deve ter um conteúdo atraente e bem escrito em tempo real e deve usar a próxima grande ferramenta ou canal nas mídias sociais para fazê-lo.

Um diploma em áreas como jornalismo, relações públicas ou marketing pode ajudar. Mas o marketing das habilidades de mídia social que você aperfeiçoou ao passar o tempo em suas próprias contas é fundamental. Você pode não achar que seu conhecimento íntimo do Facebook, Snapchat ou Twitter é uma habilidade comercializável, mas é muito valorizada hoje em dia.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)