Como fazer uma entrevista de emprego online?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Nos últimos anos, as entrevistas online de emprego tornaram-se mais populares e muitas empresas, incluindo Hilton, estão usando regularmente a tecnologia para realizar entrevistas preliminares. Durante a pandemia, as entrevistas de emprego para quase todas as fases do processo de contratação se tornaram a norma.

Enquanto as entrevistas on-line são semelhantes às reuniões tradicionais, em pessoa, elas têm algumas diferenças importantes que os candidatos devem ser preparados para.

Como uma entrevista de emprego online é diferente?

Se você estiver se preparando para uma entrevista de emprego (e especialmente se você já participou de uma entrevista no passado), você pode estar se perguntando como as entrevistas virtuais diferem de entrevistas pessoais.

Entrevistas de emprego sempre foram assustadoras para os funcionários de todos os níveis de experiência porque incluem uma primeira impressão rápida e poderiam colocá-lo no local para se provar. Há uma chance ainda maior para as coisas darem errado se o seu potencial empregador quiser conversar on-line face a face.

Não só você enfrenta possíveis problemas de conexão ou problemas de tecnologia, mas pode ser mais difícil ler alguém virtualmente. Você terá que mudar algumas das coisas que você pensa durante a entrevista. Por exemplo, as mulheres não terão que se preocupar se devem usar apartamentos ou saltos, mas eles terão que se preocupar em se sentar em um espaço com iluminação adequada.

Você pode encontrar o formato é diferente também. Dependendo do tipo de entrevista on-line, você está participando, existem alguns casos em que você está apenas gravando suas respostas em vez de conversar com uma pessoa ao vivo do outro lado. Isso pode ser estressante para alguns candidatos. Apenas lembre-se de que ser corajoso o suficiente para tirar a iniciativa de mergulho e mostrar durante um processo de entrevista desconhecido já é um passo positivo na direção certa!

Indo através de uma entrevista de emprego online pela primeira vez pode ser assustador, mas estamos aqui para ajudar! Aqui estão as dicas para ajudá-lo a ter sucesso:

1. Teste seu computador para a entrevista de emprego online

Neste dia e idade, a tecnologia pode ser esmagadora e com entrevistas online, especialmente, você precisa se sentir confortável usando qualquer método que seja o seu possível funcionário preferir (zoom, skype, facetime, etc.). Quando estiver confortável com o programa, você estará usando, é uma boa ideia testar sua conexão com a Internet, bem como suas capacidades de áudio e som para garantir que tudo funcione corretamente.

Antes de fazer logon, pergunte ao entrevistador o que é o formato. Aqui estão algumas perguntas para pedir para ter certeza de que você está preparado:

É uma entrevista de áudio ou tanto áudio e vídeo?

Existe alguém do outro lado do vídeo ou são as perguntas pré-gravadas?

Se eles são pré-gravados, quantas chances eu recebo para gravar minha resposta?

O que eu faço ou quem eu chamo se eu começar a ter dificuldades técnicas?

Em seguida, encontre um amigo ou membro da família, você pode usar essa plataforma para se conectar. Para plataformas como zoom e skype, eles são bonitos amigáveis, mas isso ajuda a se sentir familiarizado com a interface antes de continuar com seu empregador e perceber que você está tentando responder e ainda no mudo.

Entrevista de emprego online

A entrevista de emprego pela internet bem feita vai garantir sua vaga na empresa dos sonhos. (Imagem: divulgação)

2. Escolha a iluminação para entrevista de emprego

Certifique-se de que não esteja muito escuro, mas também ficar longe das luzes aéreas durante a entrevista, se puder. Se possível, tente se estabelecer perto de uma janela com o rosto para a luz. Você sempre quer colocar o seu melhor pé (ou neste caso, rosto) para frente!

O que fazer com iluminação para entrevista de emprego:

O que não fazer com a iluminação para entrevista de emprego:

Procure um bom local para conduzir sua reunião online no dia anterior para se certificar de que você não está correndo antes da entrevista. Certifique-se de ter uma mesa estável para o seu laptop. Você não quer saltar ou balançar durante a entrevista. Você pode precisar usar uma caixa para levantar o laptop para que ele fique de logo abaixo dos ombros até apenas acima da sua cabeça para uma entrevista perfeitamente emoldurada. Se você estiver usando um tablet ou smartphone, use um tripé de dispositivo para segurá-lo estável.

3. Forneça fundos virtuais para sua entrevista de emprego

Você pode se sentir tentado a escolher um fundo bonito na plataforma, mas não! As fundos são distrativos e não profissionais para uma reunião pela primeira vez. Na verdade, você quer escolher a área mais profissional de sua casa para a entrevista – sinta-se livre para encenar apenas para a entrevista!

Depois de identificar os lugares que oferecem a melhor iluminação, você vai querer examinar cuidadosamente os backgrounds para escolher o melhor local. Remova qualquer desordem. Evite coisas estranhas no fundo como uma cama ou vaso sanitário. Pode parecer óbvio, mas às vezes as pessoas simplesmente não pensam na primeira impressão em que sua casa está fazendo.

Livros podem fazer você parecer inteligente, uma decoração de casa pode dar a aparência de ser colocado juntos e peças artísticas no fundo pode fazer você parecer culpado. Uma parede em branco é mesmo aceitável porque mantém o foco em você.

4. Remover distrações do ambiente de entrevista

Qualquer coisa que possa interferir com sua conversa, incluindo suas notificações por telefone e email no seu computador. É rude ser interrompido durante uma entrevista, a menos que você tenha uma situação de emergência que seu potencial empregador já esteja ciente de.

Certifique-se de que ninguém está por perto quando estiver completando sua entrevista, incluindo animais de estimação. Os entrevistadores viram gatos atravessar a tela do computador e fechar a sessão, pessoas meio vestidas atravessando a sala em segundo plano ou ouvem crianças gritando na próxima sala.

Não comprometa sua carreira por não estar preparado! Se você não pode garantir que as pessoas não vão interrompê-lo, pode ser melhor levar sua entrevista para outro local ou garantir que seus colegas de quarto (ou família) possam planejar desaparecer para o dia.

5. Faça logon no início e teste sua configuração para a entrevista

Estar na hora é realmente ser cerca de 10 minutos mais cedo. Para uma entrevista virtual, pela primeira vez, você pode querer ter certeza de que está pronto para ir 15-20 minutos mais cedo. Se isso soa muito, lembre-se: em uma entrevista normal, você provavelmente estaria se preparando, dirigindo, estacionando e encontrando a sala certa antes da entrevista.

Nesta situação, a configuração do computador e o login é essencialmente a parte de estacionamento do seu processo de entrevista. Certifique-se de que tudo funcione e, em seguida, você pode sair até cerca de 5-10 minutos antes do horário agendado.

Sempre atue como se o seu entrevistador possa ouvir e ver tudo o que você está fazendo. Obtendo o hábito de sentir “assistido” durante a sessão irá ajudá-lo a não fazer algo estranho porque você esquece as pessoas estão na sala ou não percebem que sua câmera está ligada. A partir do momento em que você faz login até o momento em que você fechar a tela, apenas assuma que eles podem ouvir e ver tudo.

6. Sente-se e se vista profissionalmente

Mesmo que você não esteja atendendo ao seu entrevistador pessoalmente, certifique-se de se vestir para o sucesso e sentar em linha reta. Primeiras impressões importam e sua aparência pode realmente fazer ou quebrar sua entrevista.

Não se esqueça de sorrir! Se você está falando com uma pessoa real ou gravando suas respostas, sorria do jeito que você faria durante uma entrevista em pessoa. Use roupas que estão lisonjeiras e se encaixam no trabalho que você está entrevistando. Em caso de dúvida, se vista bem como se fosse sair de casa!

Não só vai se sentar e sorrir fazer você parecer mais profissional e engajado – eles vão realmente ajudá-lo a se sentir mais poderoso e enérgico! Uma boa postura faz você se sentir mais confiante, coloca você de melhor humor e comunica a abertura.

7. Acalme seus nervos para a entrevista

Pratique seus principais pontos de fala se você estiver nervoso e lembre-se de desacelerar – pode ser fácil falar sobre as pessoas em chamadas on-line. Você pode precisar ser um pouco mais alto e mais enfático do que seria pessoalmente, já que a tela vai reduzir um pouco do impacto que você teria pessoalmente.

Embora esta entrevista particular esteja hospedada online, não se esqueça de rever suas habilidades tradicionais de entrevista. Você vai querer ter respostas preparadas para algumas das perguntas e exemplos mais comuns da entrevista, caso possam pedir especificidades.

Antes da entrevista, tente ficar no poder poses para canalizar seus nervos em boa energia. A ciência mostrou que essas poses podem ajudá-lo a pensar em movimento e funcionam bem sob estresse.

8. Olhe seu entrevistador no “olho”

No ambiente online, o contato visual é importante – mesmo que não seja verdadeiro contato visual.

Em vez de olhar para a pessoa na tela, olhe diretamente para a webcam e fique envolvido. Pode ser complicado olhar para a câmera quando você vê uma pessoa na tela. Mas, olhando para a tela fará com que você pareça que você está olhando para baixo (já que as telas são geralmente abaixo das câmeras).

Se você tomou um selfie antes, então você provavelmente conhece o negócio. Mas, de alguma forma, o vídeo é mais difícil.

Se você é desconfortável, coloque uma foto de alguém que você conhece pela webcam. Desta forma, você se sente como se estivesse conversando com um amigo. Se você tem uma webcam em um suporte, você pode até colocá-lo na frente do rosto da pessoa para tornar isso um pouco mais fácil.

9. Ouça com cuidado na entrevista de emprego

É fácil perder algo importante durante uma entrevista. Também é muito difícil interromper sem uma confusão embaraçosa de sons sobrepostos.

Evite situações estranhas por anotar palavras-chave ou frases de lembrete curtas se você quiser se lembrar de um ponto ou circular de volta para fazer uma pergunta. Tente não deixar sua nota de nota interferir no fluxo da entrevista. Se você perder algo que foi dito, certifique-se de perguntar.

Às vezes, os dispositivos têm alto-falantes que não ficam muito altos. Você pode querer considerar conectar seu laptop a alto-falantes externos ou até mesmo fones de ouvido para obter som mais claro. Se você tiver quaisquer microfones de jogos ou podcasting, usar um poder melhorar a qualidade da sua voz para a chamada.

10. Use linguagem corporal engajada na entrevista de emprego

Semelhante às poses de poder, usando linguagem corporal engajada durante a entrevista vai ajudá-lo a responder com confiança e energia. Mesmo que a chamada esteja ao longo do telefone, a postura certa irá ajudá-lo a parecer mais amigável, aberta e segura de si mesmo.

No outro lado, o slouching pode fazer com que você se sinta cansado e queira ser feito. Cruzando seus braços ou suas pernas parecerá que você não está totalmente engajado e pode realmente causar um tipo de bloco mental que dificulte realmente a informação.

Certifique-se de estar sentado diretamente com os ombros de volta e deu a cabeça. Isso é algo que você vai querer praticar quando estiver recebendo seu lugar escolhido. Certifique-se de que seu computador ou câmera esteja posicionado no nível dos olhos, para que você não tenha que se inclinar ou diminuir para baixo para entrar no quadro. Você pode precisar colocá-lo em uma caixa ou ficar para levá-lo à altura perfeita.

11. Não confie em anotações para uma entrevista de emprego

Enquanto você pode tomar algumas notas próprias durante a entrevista, não anseie uma lista de coisas que você quer dizer. Muitas notas serão desajeitadas e farão a entrevista parecer forçada.

Você não vai querer ter notas detalhadas, mas você vai querer ter algumas perguntas para baixo para que você esteja preparado. Você pode até incluir algumas estatísticas ou notas de concorrentes que você viu em sua pesquisa.

Não sinto que você precisa se apressar em respostas. Dê a si mesmo um segundo ou dois para respirar antes de responder às perguntas. Não só a curta pausa lhe dará um segundo para organizar seus pensamentos, ele garantirá que você não esteja cortando em cima do entrevistador. Lembre-se, quando você está nervoso, é mais provável que você fique mais rápido do que quando estiver confortável, tão devagar!

12. Seja você mesmo em uma entrevista de emprego

Você quer se deparar tão genuíno e autêntico durante uma entrevista. Esta é a sua oportunidade de se expressar fora do papel. Seu currículo já recebeu seu pé na porta, agora você começa a mostrar quem você é como um indivíduo.

Ser excessivamente rígido é uma resposta bastante comum aos nervos. Tente soltar sua mentalidade e tomar sugestões do seu entrevistador. Quando você escolhe sua roupa para a reunião, por exemplo, tente se vestir profissionalmente sem esmagar seu estilo pessoal.

Saber quem você é como profissional é realmente importante. Pare e pense profundamente sobre suas forças pessoais, fraquezas e traços. Você pode até fazer uma lista com antecedência para conseguir seus pensamentos organizados. Estes são provavelmente perguntados durante a entrevista de qualquer maneira. Quando você tem uma sensação melhor pelo que deseja se comunicar, você estará mais bem habilitado para deixar seus pontos fortes naturalmente brilharem.

13. Faça uma conexão com seu entrevistador

Os nervos podem torná-lo naturalmente se concentrar em si mesmo. Sabendo que provavelmente será o caso, certifique-se de prestar atenção especial ao entrevistador. Tente pegar as sugestões dele ou dela – fazendo uma conexão pessoal sobre os interesses, hobbies ou até mesmo o clima pode ajudá-lo a começar a construir esse relacionamento profissional.

Assim como você pensou sobre o seu cenário de fundo, o entrevistador pode ter também o feito. Você pode ser capaz de identificar algo de interesse por trás de sua mesa. Você pode preferir falar sobre o clima.

14. Anote 5 perguntas de antemão para fazer ao entrevistador

Prepare-se fazendo algumas pesquisas sobre a empresa e a indústria. Tente pensar em cinco boas perguntas que não são sobre salário ou benefícios (você também pode ter aqueles, mas eles são muito fáceis. Eles não deixam o entrevistador saber que você fez sua lição de casa e seu sério sobre o trabalho. )

Você quer pensar cinco no caso de alguns deles serem naturalmente respondidos ao longo do caminho. A maioria dos entrevistadores perguntam no final, se você tiver dúvidas e ter duas ou três perguntas para perguntar, mostrará que você colocou pensamento nisso.

Faça perguntas que mostrem que você seria um membro envolvido e valioso na equipe, pronto para começar a trabalhar assim que você for contratado.

15. Acompanhe depoois da sua entrevista de emprego

Mostrar seu interesse e dedicação pode percorrer um longo caminho para convencer um gerente de contratação você é a pessoa certa para o trabalho. Enquanto você não quer ser agressivo, desesperado ou desagradável, você não quer sair tão passivo, apático ou afastado!

Antes da entrevista terminar, pergunte quando provavelmente voltará para você. Se eles não voltarem para você pelo dia nomeado, tente esperar outro dia ou dois antes de chegar.

Sempre acompanhar com um breve obrigado alguns dias após a entrevista. Reafirmar o quão interessado você está na posição e quanto você apreciava seu tempo.

Na maioria das vezes, enviar um e-mail será a melhor maneira de se conectar com um empregador, porque é menos exigente – eles podem lê-lo em seu tempo livre. Mantenha seu contato curto e inclua o quanto você apreciava entrevistando com eles. Não use um email genérico. Personalize o seu “obrigado” no acompanhamento para que você saia como genuíno.

Não se estresse muito! Conferências online são comumente usadas na primeira rodada de entrevistas candidatas porque salvam o tempo e dinheiro da empresa. Eles ajudam a nivelar o campo de jogo para os candidatos. A boa notícia é que (mais do que provável) vai ser uma entrevista pessoalente na próxima rodada, dando-lhe a chance de conhecer seu empregador em perspectiva pessoalmente.

E a melhor parte de uma entrevista online? Você não precisa se preocupar com um aperto de mão firme!

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário