Como pedir aumento de salário?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Pedir um aumento pode ser intimidante, mas essas cinco dicas ajudarão você a abordar seu chefe confiantemente e profissionalmente. As etapas abaixo ajudarão a te dar mais chances de conquistar seu aumento ou melhorar suas condições de trabalho.

Como pedir aumento de salário: um resumo

É totalmente aceitável pedir um aumento se tiver sido mais de um ano desde o seu último aumento, seu desempenho foi excepcional ou suas funções mudaram significativamente.

Faça sua pesquisa para que você conheça a faixa de pagamento para sua posição, experiência e educação.

Leia também

Aumentos de pagamento padrão variam de 3% (média) a 6% (excepcional). Pedindo um aumento de 10% a 20%, dependendo da razão, é uma maneira de abrir negociações.

Apresente seu chefe com dados sólidos sobre os motivos profissionais para o seu aumento e deixe um folheto de página única para facilitar o seu chefe discutir o pedido com seu chefe (s).

Por que pedir um aumento salarial?

A maioria das pessoas se encolhe com o pensamento de pedir ao chefe por um aumento de pagamento. Se você não trabalha para uma empresa que dá aos seus funcionários regulares salariais anuais e você não está pronto para uma promoção, pode ser a única maneira de obter esse levantamento que você sabe que você merece.

Primeiro, saiba que é perfeitamente aceitável para pedir um aumento. Não será a primeira vez que seu chefe (ou a empresa) encontrou tal solicitação de um funcionário.

Algumas empresas têm procedimentos estruturados para aumentos de taxa de funcionários, como anualmente ou em torno da data do aniversário do empregado.

Outras empresas podem não ter um processo estabelecido e podem ser tão focadas em operações que escape seu aviso.

A maioria dos gerentes de empresas e proprietários de empresas quer cuidar bem de seus funcionários, e as chances são de que seu lembrete seja levado a sério.

A melhor maneira de pedir um aumento é fazer sua pesquisa e conhecer seu valor e, em seguida, abordar seu chefe de maneira profissional. Enquanto o processo parece intimidar e desconfortável, não precisa ser.

Se você conhece seu chefe e como eles funcionam, e você está armado com fatos, você se sentirá mais confiante iniciando a conversa.

Passo 1: por que você quer pedir um aumento pro patrão?

Esta é uma questão crítica. Liste todas as suas razões para querer um aumento antes de prosseguir com sua solicitação. A compensação deve ser proporcional aos esforços e resultados, não porque o seu aluguel subiu ou está frustrado porque o seu parceiro de cubículo não trabalha tanto quanto você e ganha a mesma taxa de pagamento.

Quando você faz sua solicitação, suas razões devem ser baseadas em seu desempenho e o valor que você traz para a equipe e para a organização.

Passo 2: quanto pedir de aumento?

O aumento médio do pagamento é de 3%. Um bom aumento de pagamento varia de 4,5% a 6%, e qualquer coisa mais do que isso é considerado excepcional.

Dependendo das razões pelas quais você citou para um aumento de pagamento e o período de tempo desde o seu último aumento, é aceitável solicitar um aumento no intervalo de 10% a 20%.

No entanto, quanto maior a porcentagem solicitada, melhor será sua razão. Por exemplo, se você aceitou uma posição com pouca viagem e agora está viajando mais da metade do tempo, pedir 20% não é irracional. Suas funções mudaram significativamente.

No entanto, se você está pedindo um aumento de pagamento porque tem mais do que um ano desde o seu último e você continuou a funcionar bem em suas funções regulares, comece com uma porcentagem mais razoável. Você ainda merece um aumento, mas seu pedido precisa ser temperado com a realidade de suas contribuições.

Aumento de salário

Peça um aumento de salário com as técnicas certas e aumente suas chances de garantir o dinheiro extra. (Imagem: iStock)

Passo 3: quando é um bom momento para pedir um aumento?

Algumas pessoas dizem que nunca há um momento perfeito para pedir um aumento, mas use o senso comum. Não peça um aumento em um momento sensível, como se sua empresa tenha demitido funcionários, seu departamento tinha números baixos para o trimestre, ou seu chefe está lidando com uma situação pessoal difícil.

Considere as práticas de aumento de pagamento atual da sua empresa. Se eles normalmente dão levantam o primeiro dia do ano, abordam seu chefe em novembro ou dezembro. Isso lhes dá a oportunidade de considerar sua solicitação e trabalhar com seus chefes em vez de pedir-lhes para mudar sua decisão quando você descobre o aumento da taxa.

Se não houver prática padrão, tente tempo seu pedido durante um momento “bom”, como quando você sabe que seu chefe está satisfeito com o seu trabalho, ou durante um trimestre de sucesso ou uma época do ano em que todos não estão estressados.

Passo 4: como conversar com seu chefe sobre um aumento

Dê a si mesmo tempo suficiente para se preparar para a conversa e dar ao seu gerente tempo adequado para considerar sua solicitação.

Agende uma reunião com seu chefe com antecedência, em vez de bater em sua porta e surgindo com seu pedido do nada. Isso mostra que você é atencioso do seu tempo. Se o seu chefe estiver ocupado em um determinado dia da semana, evite aquele dia.

Uma vez que a reunião é agendada, trate sua sepultura como um relatório de pesquisa da faculdade: Encontre informações confiáveis ​​e cubra os seguintes pontos em sua negociação salarial.

Dicas para pedir um aumento com sucesso

Na hora de pedir um aumento, você precisará do máximo de informações para aumentar suas chances de sucesso.

1. Liste suas realizações dos últimos seis meses, o ano. e sua vida com a empresa.

Descreva como suas realizações impactaram positivamente seu departamento e empresa como um todo; fornecer números e estatísticas específicos, se possível. Por exemplo, você poderia dizer: “No ano passado, gerei 5.000 leads para a empresa, que é um aumento de 8% do ano anterior. As vendas resultantes igualaram R$58.000 em novos negócios. ”

É difícil para qualquer gerente recusar um pedido quando apresentado com números como esses. Os dados mais fortes que você fornecer, mais fácil sera para receber um aumento bem merecido.

2. Saiba o que é um salário competitivo para a sua posição.

Em sites de vagar e RH, você pode obter um relatório de salário gratuito para ver como seu salário atual compara. Certifique-se de considerar a indústria que você é baseada, o tamanho do seu empregador e seus benefícios.

Algumas empresas simplesmente não pagam bem, e é por isso que é melhor consultar especialistas em contratação quando possível. Se você tiver conexões com recrutadores locais e gerentes de contratação (talvez no LinkedIn), pergunte se eles olhariam para o seu currículo para fornecer uma meta salarial realista para sua posição e experiência.

3. Deixe seu chefe saber o que eles ganham com seu aumento

Em uma negação salarial, seu chefe não se importa com seus pagamentos de hipoteca ou as férias que você quer continuar. Seu chefe se preocupa com o que há para eles. Você já explicou o que fez para a empresa, mas também quer explicar seu plano para o futuro. Apresente-os com seus objetivos, como esses objetivos beneficiam a empresa e como você alcançará esses objetivos.

4. Seja confiante.

Seja confiante quando pedir um aumento. Sim, é intimidante, mas você tem um sistema de suporte: as razões que você identificou para o seu pedido e a pesquisa que você fez sobre faixas salariais comparáveis. Esteja preparado para algum pushback e saiba que a resposta pode ser não. Se você tiver o aumento, esteja preparado para continuar trabalhando duro (ou mais duro). Você sabia que deveria obter um aumento; agora mostre ao seu chefe que você merecia.

5. Forneça seu pedido por escrito.

As chances são, seu chefe tem um chefe com quem eles terão que compartilhar seu pedido de pagamento ou salário. Forneça um folheto que resume sua solicitação, faixas pagas comparáveis ​​e os benefícios que a empresa deriva de seus esforços.

Após o pedido de aumento…

É improvável que seu chefe diga sim durante a primeira reunião. Na maioria dos casos, eles pedirão tempo para discuti-lo com outros tomadores de decisão e voltar para você. É apropriado pedir um prazo quando uma decisão será feita. Por exemplo, você poderia perguntar: “Está tudo bem se eu retornar a você duas semanas a partir de hoje, se não ouvir nada?”

Em seguida, esteja preparado para um não. Uma resposta negativa pode ser baseada em fatores que você não conhece nada sobre ou não tem controle. Se isso acontecer, pergunte o que você pode fazer para ser considerado para um aumento de pagamento no futuro. Um bom chefe lhe dará as razões para a rejeição e lhe contará como você pode melhorar suas chances de melhor compensação no futuro.

Se você está insatisfeito com as razões pelas quais ou o caminho proposto, então você tem que avaliar sua carreira e desejo de ficar com a empresa. Enquanto isso, fique positivo, ou mude o pedido de aumento de salário por uma melhora nas condições de trabalho. Um ou mais dias de home office, entre outros critérios, poderão ajudar bastante.

Se você tiver um sim, mantenha seu profissionalismo. Expresse sua gratidão e mantenha o bom trabalho. Também é importante manter bons relacionamentos com seus colegas de trabalho. Se você se gabar com os outros sobre seu aumento de pagamento, seu chefe vai se arrepender de ajudá-lo, e ele criará fricção dentro de sua equipe.

Solicitar um aumento de pagamento pode ser estressante e desconfortável, mas não há nada a perder tentando.

Se você ainda precisa de ajuda, deixe nos comentários onde podemos te ajudar. Estamos aqui pra isso!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário