Cálculo de salário líquido, como fazer?
O salário líquido é o valor do pagamento de um empregado (seja assalariado ou por hora) depois de descontado os impostos, benefícios trabalhistas e quaisquer deduções contratuais adicionais. O pagamento líquido é, portanto, o valor efetivamente recebido pelo empregado em seu contracheque. Mas como calcular o pagamento líquido?
Apesar de calculadoras online fornecerem ferramentas para esse cálculo com facilidade, vamos te auxiliar indicando como é feito o cálculo passo a passo, com todas as instruções necessárias.
Cálculo de salario líquido começando com o pagamento bruto
Para começar o cálculo do salário líquido você deve começar com o pagamento bruto do empregado. O pagamento bruto é o valor que é devido ao empregado pelo período de pagamento (semanal, quinzenal, ou mensal).
Leia também
O salário bruto para os empregados horistas é o das horas trabalhadas vezes hora, com prêmios de horas extras, se aplicável. O salário bruto para empregados assalariados é o salário anual dividido pelo número de períodos de pagamento no ano.
Todas as retenções e deduções são baseadas no pagamento bruto.
Desconto do INSS do salário
A primeira dedução do salário é do INSS, que é retido para fins de aposentadoria. A alíquota de desconto tem 3 valores: 8%, 9%
e 11%. Esses valores são para 3 faixas salariais, de acordo com tabela definida anualmente pela Previdência Social. Encontre na tabela sua faixa de salário bruto e, a partir do salário bruto, desconte a porcentagem correspondente do INSS.
Deduza o Imposto de Renda Retido na Fonte do salário
O imposto de renda federal é retido com base em tabela definida pela Receita Federal. O IRRF é definido com uma alíquota que varia de acordo com seus ganhos salariais, e os valores das alíquotas são: 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%. Quanto maior o salário, maior a alíquota do Imposto de Renda. Há uma dedução adicional para cada dependente do trabalhador. A base de cálculo aqui é o salário bruto já com o desconto do INSS.

Faça o cálculo do salário líquido para saber quanto você tem de receber. (Foto: Lynda.com)
Faça o cálculo dos descontos adicionais do salário
De acordo com sua empresa, pode haver a necessidade de descontar valores adicionais do seu salário. Esses valores podem corresponder a benefícios como:
Plano de saúde
Vale-transporte
Empréstimos e adiantamentos
Contribuição sindical
O Plano de Saúde geralmente é um benefício oferecido opcionalmente pela empresa para os funcionários como um benefício adicional.
O vale-transporte é descontado uma porcentagem de até 6% do salário do trabalhador.
Empréstimos consignados e adiantamentos salariais são também descontados do salário do funcionário.
Valores de contribuição sindical, que é descontado anualmente no mês de março, caso você queira participar do sindicato. O valor corresponde a um dia de trabalho apenas.
Faça os cálculos e tenha seu salário líquido
Depois de ter todos os valores de deduções somados, é hora de subtraí-los do seu salário bruto, obtendo assim o total de seu salário líquido.
Certifique-se de ter a sua folha de pagamento em mãos para verificar quaisquer deduções e conferir com seu cálculo. Se tiver algum questionamento, é importante levar suas dúvidas para o contador ou setor de RH da empresa. Isso ajudará a fazer correções rápidas e garantirá o recebimento de seu salário corretamente.
Esperamos não ter deixado quaisquer dúvidas, mas se você ainda tiver alguma pergunta, deixe nos comentários. Estamos aqui para ajudar e para esclarecer os cálculos do salário líquido corretamente.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também

Como saber o valor do salário líquido para sua categoria?

Atraso de pagamento de salário, o que fazer?

Folha de pagamento online, como calcular?

Quais os direitos de quem trabalha sem carteira assinada?