O salário líquido é o valor do pagamento de um empregado (seja assalariado ou por hora) depois de descontado os impostos, benefícios trabalhistas e quaisquer deduções contratuais adicionais. O pagamento líquido é, portanto, o valor efetivamente recebido pelo empregado em seu contracheque. Mas como calcular o pagamento líquido?

Apesar de calculadoras online fornecerem ferramentas para esse cálculo com facilidade, vamos te auxiliar indicando como é feito o cálculo passo a passo, com todas as instruções necessárias.

Cálculo de salario líquido começando com o pagamento bruto

Para começar o cálculo do salário líquido você deve começar com o pagamento bruto do empregado. O pagamento bruto é o valor que é devido ao empregado pelo período de pagamento (semanal, quinzenal, ou mensal).

O salário bruto para os empregados horistas é o das horas trabalhadas vezes hora, com prêmios de horas extras, se aplicável. O salário bruto para empregados assalariados é o salário anual dividido pelo número de períodos de pagamento no ano.

Todas as retenções e deduções são baseadas no pagamento bruto.

Desconto do INSS do salário

A primeira dedução do salário é do INSS, que é retido para fins de aposentadoria. A alíquota de desconto tem 3 valores: 8%, 9%
e 11%. Esses valores são para 3 faixas salariais, de acordo com tabela definida anualmente pela Previdência Social. Encontre na tabela sua faixa de salário bruto e, a partir do salário bruto, desconte a porcentagem correspondente do INSS.

Deduza o Imposto de Renda Retido na Fonte do salário

O imposto de renda federal é retido com base em tabela definida pela Receita Federal. O IRRF é definido com uma alíquota que varia de acordo com seus ganhos salariais, e os valores das alíquotas são: 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%. Quanto maior o salário, maior a alíquota do Imposto de Renda. Há uma dedução adicional para cada dependente do trabalhador. A base de cálculo aqui é o salário bruto já com o desconto do INSS.

Salário líquido

Faça o cálculo do salário líquido para saber quanto você tem de receber. (Foto: Lynda.com)

Faça o cálculo dos descontos adicionais do salário

De acordo com sua empresa, pode haver a necessidade de descontar valores adicionais do seu salário. Esses valores podem corresponder a benefícios como:

Plano de saúde

Vale-transporte

Empréstimos e adiantamentos

Contribuição sindical

O Plano de Saúde geralmente é um benefício oferecido opcionalmente pela empresa para os funcionários como um benefício adicional.

O vale-transporte é descontado uma porcentagem de até 6% do salário do trabalhador.

Empréstimos consignados e adiantamentos salariais são também descontados do salário do funcionário.

Valores de contribuição sindical, que é descontado anualmente no mês de março, caso você queira participar do sindicato. O valor corresponde a um dia de trabalho apenas.

Faça os cálculos e tenha seu salário líquido

Depois de ter todos os valores de deduções somados, é hora de subtraí-los do seu salário bruto, obtendo assim o total de seu salário líquido.

Certifique-se de ter a sua folha de pagamento em mãos para verificar quaisquer deduções e conferir com seu cálculo. Se tiver algum questionamento, é importante levar suas dúvidas para o contador ou setor de RH da empresa. Isso ajudará a fazer correções rápidas e garantirá o recebimento de seu salário corretamente.

Esperamos não ter deixado quaisquer dúvidas, mas se você ainda tiver alguma pergunta, deixe nos comentários. Estamos aqui para ajudar e para esclarecer os cálculos do salário líquido corretamente.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)