Processo de contratação: passo a passo

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

O processo de contratação refere-se ao processo de encontrar, selecionar e contratar novos funcionários para uma empresa. Como o processo requer pensamento estratégico e pragmático enquanto permanece humano, há certas etapas a seguir para torná-lo bem sucedido.

Como funciona o processo de contratação?

O processo de contratação refere-se ao processo de encontrar, selecionar e contratar novos funcionários para uma empresa. Este processo tem três segmentos-chave: planejamento, recrutamento e seleção de funcionários.

Vamos destrinchar o processo nas diversas etapas com suas descrições.

1. Processo de contratação passo a passo: Identificação de necessidades de contratação

Como a etapa inicial do processo de contratação, os recursos humanos em conjunto com outros tomadores de decisão devem identificar claramente a necessidade de contratação. Ao analisar os próximos projetos, você deve definitivamente estabelecer algumas necessidades de contratação de longo prazo e de curto prazo. Isso nos leva automaticamente ao segundo ponto nesta lista – planejamento.

2. Processo de contratação passo a passo: planejamento

Criar um plano suficiente para sua contratação não só tornará você mais eficiente, mas também ajudará você a ter uma boa compreensão do atual, bem como as necessidades futuras da empresa. Para esse propósito, é benéfico especificar datas de partida e outros detalhes técnicos com sua equipe de contratação.

3. Processo de contratação passo a passo: descrição do trabalho

Ao criar uma descrição de trabalho, certifique-se de incluir os seguintes elementos: Descrição da empresa, requisitos de trabalho, deveres e responsabilidades e finalmente cair carta. Além de mencionar todos os detalhes importantes dentro da descrição do seu trabalho, certifique-se de tornar esse texto tão atraente quanto possível.

Processo de contratação

O processo de contratação sempre seguirá algumas etapas, com atividades importantes que devem ser repetidas com eficiência. (Imagem: divulgação)

4. Processo de contratação passo a passo: reunião de recrutamento e contratação

O objetivo de uma reunião de admissão do recrutador e gerente de contratação é ter uma compreensão clara de todas as necessidades e expectativas do novo contratado, incluindo os tecnicidades girando em torno do papel. Esta reunião ocorre antes de postar uma abertura de emprego online e sua finalidade é principalmente definir todos os detalhes importantes sobre a posição futura.

5. Processo de contratação passo a passo: promoção de vagas

A postagem de empregos online tornou-se uma das formas essenciais de garantir que as pessoas vejam e solicitem a posição. Por essa razão, as empresas são muitas vezes tentando espalhar a palavra, tanto quanto puderem postar sua abertura de emprego em várias placas de trabalho, diferentes mídias sociais ou alguns portais online.

6. Processo de contratação passo a passo: rastreamento do candidato

Depois que os candidatos terminarem sua aplicação, é hora de analisar seus formulários de inscrição e avaliar seus currículos, cartas de apresentação ou qualquer outro tipo de documento que possam ter anexado ao aplicativo. Em seguida, vem o processo de triagem resulta na eliminação de candidatos que são uma incompatibilidade clara para a função, avançando para os seguintes estágios com os que são mais qualificados.

7. Processo de contratação passo a passo: entrevistas de emprego

Ao planejar uma entrevista de emprego, há várias coisas que você deve sempre levar em conta antes de realizá-la. Entrevistas de emprego exigem planejamento e preparação. Em primeiro lugar, você deve criar uma lista de perguntas da entrevista. Depois você deve determinar como o processo de entrevista será. Se você estará conduzindo uma entrevista ao vivo ou por telefone, há quanto tempo a entrevista será a entrevista e que tipo de conhecimento você examinará durante a entrevista.

8. Processo de contratação passo a passo: avaliação de talentos

A avaliação de talentos do requerente são testes projetados para ajudar os empregadores a avaliar as habilidades de seus candidatos a emprego e funcionários. Usar o teste de avaliação de habilidades ajuda as empresas a garantir que os candidatos ao trabalho, assim como seus funcionários atuais, tenham as habilidades necessárias para executar com sucesso seus trabalhos. Ao projetar uma avaliação, certifique-se de pensar em todas as habilidades e conhecimento essenciais para o papel.

9. Processo de contratação Passo # 9: Verificação de antecedentes e verificações de referência

Os controles  e verificações de referência referem-se a um método de processo de recrutamento usado pela contratação de gerentes / recrutadores para obter mais informações sobre um candidato, contatando seus empregadores anteriores, escolas etc. Realizar uma verificação de referência ajuda os recrutadores não apenas verificar a validade da informação, mas também Tome decisões com base de uma conversa com uma pessoa que costumava trabalhar com seu potencial colega futuro.

10. Processo de contratação passo a passo:0: teste de pré-emprego

As avaliações de pré-emprego são simples, rápidas e divertidas para recrutadores, entrevistadores, gerentes de contratação, bem como candidatos. Geralmente, leva muito tempo e esforço para um recrutador ou gerente de contratação para entrevistar cada candidato e selecionar a melhor pessoa para a posição aberta.

11. Processo de contratação passo a passo: decisão

Finalmente, depois de todas as avaliações e verificações, é hora de decisão! Avaliar qual candidato será o melhor ajuste cultural, enquanto satisfazendo todos os requisitos nunca é fácil. Mas quando todas as etapas anteriores são respeitadas, não há espaço para a incerteza. Afinal, você planejou, estratégia e verificação de todas as informações por algum tempo agora, certo?

12. Processo de contratação passo a passo: oferta de emprego

Uma carta de oferta de emprego formal é um documento que o empregador envia para o candidato selecionado, a fim de oferecer-lhes um trabalho para uma determinada posição em sua empresa. Tornar todos os aspectos de um trabalho o mais claro possíveis para o novo contratado é extremamente importante para os candidatos e empresas. É por isso que é necessário enviar uma carta / e-mails de oferta de emprego formal para o candidato escolhido.

13. Processo de contratação passo a passo: contratação

Somente quando seu candidato decide aceitar sua oferta e assina o contrato, você pode falar sobre a contratação. No entanto, o trabalho ainda não está finalizado. É preciso fazer todos os registros, exames médicos, documentos, e certificar que está tudo legalmente correto para o empregado começar.

14. Processo de contratação passo a passo: onboarding e treinamento

Mais e mais empresas estão começando a entender a importância do onboarding. Ainda mais, uma vez que uma empresa contrata novos talentos, alguns acreditam que isso é somente quando o trabalho começa. Informando os candidatos significa introduzi-los à cultura e às pessoas, além de dar-lhes todas as informações e treinamento importantes para se destacar em seu trabalho o mais rápido possível.

Como é o processo de contratação na sua empresa? Quais dessas etapas sua empresa pula?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário