O que significa deferimento do pedido?

Escrito na categoria "Aposentadoria e INSS" por André M. Coelho.

Para aqueles que esperam decisões de aposentadoria, pedidos de bolsas, entre outros, é fácil imaginar imaginar a tensão esperando a decisão. Mas entender o deferimento de de pedido vai te ajudar na hora de saber qual atitude tomar a partir do deferimento. Vamos entender então o significado e o que fazer.

O que significa deferimento de pedido?

Deferimento significa que um pedido foi autorizado, aceito, concedido. Isto significa que todas as etapas, documentos, e exigências feitas para que seu pedido fosse aceito foram respeitadas e não há mais nada a ser feito. Então, é só aguardar e receber o benefício para o qual o pedido foi feito.

Para nosso blog, o pedido deferido mais importante está relacionado ao INSS.

O que é deferimento do INSS? E o status do pedido?

Quando você faz uma solicitação de benefício do INSS, há 4 status possíveis para um pedido:

Pré-habilitado: solicitação já está no sistema do INSS, tendo sido processada. Porém, ainda não foi analisada.

Habilitado: neste status o pedido já está pronto para análise do INSS.

Deferido/Concedido: neste status, você tem seu pedido de benefício concedido, ou seja, autorizado para recebimento.

Indeferido/Negado: neste status, você teve seu pedido negado, ou seja, você não terá direito a receber o benefício.

Em qualquer uma das etapas você poderá solicitar uma cópia integral do processo para saber a quantas anda seu pedido. No caso de pedido indeferido, você pode entrar com recurso para o pedido ser reavaliado.

Significado de de deferido

O deferimento de pedido significa que o pedido foi autorizado sem problemas. (Foto: Broadly)

Onde fazer o acompanhamento do pedido de benefício do INSS?

Você pode acessar o site do Meu INSS para acompanhar o status do seu pedido. Vale lembrar que o pedido pode demorar dias ou até meses para ser avaliado. Portanto, é importante ter muita paciência durante todo este processo, e ir acompanhando o status para verificar se não será necessário qualquer informação complementar da sua parte.

O que significa deferido parcialmente?

Um pedido pode ser também deferido parcialmente ou deferido em partes. Isto significa que o pedido não foi acatado completamente. Ou seja, o INSS não aceitou tudo que seu pedido solicitava, ou você fez vários pedidos juntos e alguns deles não foram aceitos. Isto pode acontecer quando você dá entrada para a análise de diferentes períodos de trabalho, diferentes empregos, etc. Isto, na prática, pode reduzir o valor do benefício que você irá receber e portanto, é necessário tomar cuidado.

Como recorrer de pedido indeferido ou deferido parcialmente?

Caso seu pedido seja deferido parcialmente ou indeferido, você deve procurar um advogado Previdenciário. Este profissional será capaz de atuar para verificar todos os documentos necessários para a revisão do seu pedido.

Caso não consiga encontrar um bom advogado previdenciário, a solução é buscar as informações no próprio site do INSS e verificar os documentos que ainda são necessários. Faça a revisão, reúna os documentos e reenvie todos para o INSS.

Cuidado com seu pedido do INSS

Pesquise muito bem todas as informações e documentos necessários para enviar para solicitar seu benefício. Quanto mais informações, melhor será para você ter seu benefício aprovado. Isto porque a revisão do pedido pode demorar ainda mais do que o tempo que demorou para a análise do seu pedido e documentos.

Se vocês tiverem quaisquer dúvidas, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário