O que é descrição de cargo e funções?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Uma descrição de cargo é um documento destinado a fornecer aos candidatos a emprego um esboço das principais funções e responsabilidades da função para a qual estão se candidatando.

A descrição geralmente é elaborada pelo indivíduo na organização responsável por supervisionar o processo de seleção para a função, muitas vezes com a ajuda do departamento de RH da empresa e / ou um recrutador externo.

O que é descrição de cargo?

Uma descrição de cargo é uma parte essencial do processo de candidatura, pois, com as informações corretas, deve ajudar os candidatos a determinar se a função está de acordo com seu conjunto de habilidades e se é um trabalho que eles realmente desejam desempenhar.

Leia também

Do ponto de vista da organização, a descrição do cargo é vital para garantir que as candidaturas recebidas para o cargo correspondam perfeitamente às necessidades da própria função.

Ajuda os departamentos de RH e recrutadores externos a agilizar o processo de seleção e receber uma alta concentração de candidatos adequados para entrevista ou seleção posterior.

A descrição do cargo ajuda a agilizar o processo de seleção, simplificando o que é desejado dos candidatos.

Descrevendo um cargo ou função

A descrição de cargos e funções contribuem para a organização do ambiente profissional e, principalmente para a compreensão do papel de cada envolvido na empresa. (Foto: Pinterest)

Quais são os principais usos de uma descrição de função ou cargo?

Existem muitos benefícios em uma descrição de trabalho eficaz. Aqui estão apenas alguns de seus principais usos:

Para fornecer ao funcionário as expectativas que são exigidas dele na função

Fornecer detalhes suficientes para ajudar o candidato a avaliar se eles são adequados para o cargo

Apoiar a equipe de recrutamento durante o processo seletivo

Para ajudar a formular perguntas para o processo de entrevista

Para permitir que o funcionário em potencial determine sua função ou posição dentro da estrutura da organização

Para ajudar na formação de um contrato de trabalho juridicamente vinculativo

Para ajudar a definir metas e metas para o funcionário ao ingressar

Para auxiliar na avaliação do desempenho do funcionário no trabalho

Para ajudar a formular planos de treinamento e desenvolvimento

O que normalmente está incluído em uma descrição de cargo?

Uma descrição de cargo bem elaborada deve identificar claramente a finalidade da função, bem como as principais tarefas a serem desempenhadas e as principais responsabilidades da posição.

O documento geralmente também inclui um breve histórico e uma visão geral da organização, bem como o nome ou cargo do funcionário ao qual o candidato aprovado se reportará.

Além disso, você também encontrará uma explicação sobre o tipo de candidato que a organização está procurando. Isso pode incluir sua experiência profissional e realizações, conjunto de habilidades, histórico educacional e qualificações, bem como quaisquer traços de personalidade desejados.

A descrição também incluirá informações práticas, como o local do trabalho, se é em tempo integral ou parcial e, na maioria dos casos, o salário pretendido.

Os pontos-chave que normalmente seriam incluídos em uma descrição de trabalho incluem:

Qual é a estrutura típica de uma descrição de cargo?

A descrição do cargo deve seguir um formato simples e preciso que defina claramente as necessidades do cargo. Embora a estrutura atual normalmente varie entre funções e organizações, uma descrição de cargo bem arredondada normalmente será estruturada de forma flexível da seguinte forma:

Titulo do trabalho

Localização

Relatórios para

Objetivo do trabalho (uma ou duas breves linhas)

Responsabilidades / deveres (detalhados)

Critérios essenciais e desejáveis

Visão geral da empresa / equipe

Informação do aplicativo

https://youtu.be/8mgMyO1Ak-k

Quais são as limitações de uma descrição de cargo?

Pode ser muito difícil capturar o que um trabalho realmente envolve em poucos parágrafos. Além disso, alguns cargos dentro de uma organização podem ser funções recém-criadas e, ao criar a descrição do cargo, nem sempre é possível prever completamente a maneira como a função se desenvolverá e será adaptada ao longo do tempo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário