Você precisa de experiência para obter experiência. Esse parece ser o maior problema para os jovens adultos que estão migrando para a força de trabalho atualmente. E os empregadores no mercado de trabalho atual dependem muito de currículos que ilustrem um histórico de trabalho relevante, seja de estágios, trabalho voluntário ou experiência profissional real.

Experiência profissional e mercado de trabalho

Um histórico prático de trabalho tem um significado importante ao tentar entrar no mercado de trabalho. É tudo sobre competição. Não apenas as empresas estão competindo entre si por uma vantagem competitiva, mas as pessoas também estão competindo para conquistar essa posição cobiçada em uma empresa.

Até o seu colega que se formou com você na faculdade se tornou seu concorrente.

Qual a importância do estágio para formação profissional?

Tome um momento e pense sobre isso. Se você deseja ganhar experiência, trabalhar como estagiário é sem dúvida o plano de ação mais vantajoso. Esse estágio que você fez durante o verão pode ser a diferença entre ganhar uma oportunidade de emprego ou perdê-la. Se essas informações por si só não forem suficientemente convincentes, compilamos uma lista de razões pelas quais participar de estágios é importante para sua futura carreira.

Contribuição do estágio para experiência e exposição na vida real

Se você tiver a sorte de conseguir um estágio benéfico, pode ser extremamente valioso para sua carreira. Um estágio permite que você obtenha exposição em primeira mão do trabalho no mundo real. Também permite que os alunos aproveitem as habilidades, conhecimentos e prática teórica que aprenderam na universidade.

Você pode adquirir uma quantidade infinita de educação em sua vida, no entanto, esse conhecimento nem sempre se traduz na vida profissional. O bom dos estágios é que eles ensinam jovens profissionais sobre os setores e empresas específicos nos quais estão interessados. Até a experiência de tentar algo novo é extremamente benéfica.

Muitas pessoas ficam presas nas rotinas, ficam na mesma cidade, frequentam as mesmas escolas ou se cercam das mesmas pessoas. Fazer um estágio expõe você a novas pessoas em um ambiente mais controlado e estável. Um estagiário não é jogado aos lobos, mas recebe treinamento, atribuições e deveres adequados sem a pressão adicional.

Os estágios proporcionam uma boa curva de aprendizado para os alunos com pouca experiência no mundo profissional.

Estágios proporcionam a oportunidade de aprender mais sobre si mesmo

Conhecer a si mesmo é o começo de toda a sabedoria, já dizia Aristóteles. As experiências pelas quais passamos são o que nos molda. Seu estágio não apenas incentivará o desenvolvimento pessoal, mas também uma maior compreensão de si mesmo. Conhecer a si mesmo é conhecer seus objetivos e como melhor alcançá-los. É difícil encontrar esse nível de clareza, mas às vezes basta tentar alguém novo, fora da sua zona de conforto.

Por exemplo, considere um aluno de Marketing de Negócios que decide fazer um estágio relacionado ao seu campo de estudo. Esse estágio lhes dará a chance de explorar como seria uma carreira em marketing comercial. Às vezes, a realidade não atende às expectativas. Nesse ponto, o aluno tem a chance de decidir se deseja continuar com sua carreira atual ou tentar outra coisa.

Conecte-se e desenvolva sua rede profissional em um estágio

Networking é uma troca de informações entre pessoas, com o objetivo final de estabelecer conhecidos e relacionamentos para avançar em sua carreira profissional. Claro, você pode participar de um evento de networking sem fazer um estágio, mas estaria se limitando.

Participar de um estágio permite que você estabeleça relacionamentos mais profundos do que normalmente conversaria com um estranho individualmente.

Ser estagiário oferece mais oportunidades para estabelecer conexões com profissionais da empresa, o que pode ser muito benéfico para sua futura carreira. O maior erro que as pessoas cometem em redes é que elas não fazem.

Mesmo que você ache que não precisa, é sempre bom ter um plano de reserva . A vida é imprevisível e pode surgir um momento em que uma rede poderá ser útil.

Carregue sempre cartões de visita, pois a rede pode ocorrer em qualquer lugar ou a qualquer momento, mesmo em uma cafeteria local que você frequenta.

Habilidades de estágio

O estágio é uma boa oportunidade para ganhar experiência profissional, aprender habilidades e crescer na carreira. (Foto: Newsbook)

Estágios impedem que seu currículo seja descartado

Embora você possa ter uma segunda chance ao conversar com alguém pessoalmente, seu currículo não terá a mesma chance. Pense no seu currículo como uma extensão de si mesmo e como você gostaria que alguém o percebesse.

Em vez de pensar a longo prazo em conseguir esse emprego, mude sua mentalidade para o curto prazo. Seu objetivo a curto prazo deve ser garantir uma entrevista de emprego.

Depois de obter uma entrevista, você poderá explicar por que você merece trabalhar com esta empresa.

Então agora você pode estar se perguntando: “Como obtenho uma entrevista de emprego?” Bem, há uma seção específica em seu currículo em que os empregadores estarão mais interessados ​​do que em qualquer outra seção.

Experiência! Os estágios são a maneira perfeita de aprimorar seu currículo por meio de experiências relevantes.

Quando um empregador vê que você concluiu um estágio durante o verão, por um período de seis meses, ou mesmo no exterior, isso ajudará bastante a convencê-lo de que você é um patrimônio da empresa.

Não basta mostrar que você passou algum tempo como estagiário. Liste as tarefas que você executou e os projetos nos quais participou para demonstrar seu valor.

Durante seu estágio, você pode adquirir novas habilidades e habilidades que podem melhorar a si mesmo como um jovem profissional e, além disso, aprimorar seu currículo.

Quanto mais experiência você adquire, melhor se posiciona para ter sucesso em conseguir um emprego.

Um estágio pode se tornar um cargo fixo em uma empresa

Às vezes, se formar na faculdade e pular imediatamente para um novo cargo tem suas desvantagens. Quando você começa, você é o funcionário mais vulnerável quando se trata de demissões. Se você nunca trabalhou em período integral antes, a mudança pode ser difícil ou esmagadora. Em um ambiente de trabalho, nem todo chefe é tolerante a erros.

Em uma economia em que você provavelmente não pode perder o emprego, não conseguir se adaptar rapidamente pode ser devastador. Os estágios oferecem oportunidades de transição para cargos em período integral.

Embora não seja garantido, a maioria dos empregadores está sempre buscando agregar valor à sua organização. Com um estágio, você tem a oportunidade de mostrar seus talentos, compromisso e valor para um possível empregador. Além disso, os empregadores estão mais inclinados a contratá-lo, uma vez que investiram tempo e dinheiro para treiná-lo.

Diante desses pontos, um estágio é mais do que crucial para sua futura carreira. Um estágio é o alicerce necessário para criar o caminho para uma carreira de sucesso. Então, da próxima vez que estiver em um ano sabático ou nas férias de verão, considere se entregar a um estágio significativo e construir para o seu futuro.

Você concorda que os estágios são importantes para futuras carreiras? Como?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)