Como fazer pedido de demissão?

Em Demissão e rescisão por André M. Coelho

Embora este não seja o primeiro passo de desistir do seu trabalho, é importante. O documento oficial que você envia ao seu superior e RH definirá o tom para o resto do seu tempo neste trabalho – assim como seu relacionamento avançando. Por isso, vale a pena gastar um pouco de tempo fazendo esta carta de aviso prévio um mês antes do aviso prévio é apropriado.

Para ajudá-lo, abaixo está um modelo de pedido de demissão passo a passo para usar.

Parte 1 da carta de pedido de demissão: introdução

Não há necessidade de florear ou ficar criativo no começo; Apenas indique a posição que você está renunciando e a data efetiva. Enquanto você provavelmente compartilhou com seu chefe suas razões para sair, você não precisa descrevê-los aqui – mantê-lo simples é perfeitamente normal. Não há necessidade de criar um vídeo de demissão.

Prezado/Prezada [nome do seu chefe],

Por favor, aceite esta carta como notificação formal que estou resignando da minha posição como [Título de posição] com [nome da empresa]. Meu último dia será [o último dia – geralmente duas semanas a partir da data de que você avise].

O último dia seu trabalho você deve saber com o RH da sua empresa em uma conversa antes de fazer a carta de demissão.

Parte 2 do modelo de pedido de demissão: agradecimento

Em seguida, é sempre uma boa ideia agradecer ao seu empregador pela oportunidade, descrevendo algumas das principais coisas que você gostou e aprendeu no trabalho. E sim, isso é verdade, mesmo que você esteja satisfeito em sair. Lembre-se – você pode precisar dessas pessoas para referência mais na frente, e deixar as coisas em uma boa nota deixarão uma impressão duradoura (positiva).

Muito obrigado pela oportunidade de trabalhar nesta posição por [período de tempo que você esteve no papel]. Eu gostava muito e apreciei as oportunidades que tive que [algumas de suas responsabilidades de trabalho favoritas], e aprendi [algumas coisas específicas que você aprendeu no trabalho], tudo que vou levar comigo durante toda a minha carreira.

Pedido de demissão

Faça seu pedido de demissão da melhor maneira para evitar queimar seu filme no mercado. (Imagem: Betterteam)

Parte 3 da carta de pedido de demissão: ofereça ajuda

Finalmente, indique sua vontade de ajudar com a transição. Você não precisa entrar em detalhes grandes (e definitivamente não prometa qualquer coisa que você não possa entregar), mas algumas linhas afirmando que você garantirá que um preenchimento suave de suas funções mostrará que você está no jogo até o final.

Durante as minhas últimas semanas, farei todo o possível para encerrar meus deveres e treinar outros membros da equipe. Por favor, deixe-me saber se há mais alguma coisa que eu possa fazer para ajudar durante a transição.

Desejo que a empresa continue o sucesso, e espero manter contato no futuro.

Sinceramente,

[Seu nome]

Exemplos de cartas de demissão

Quer colocar tudo isso e ver o que parece na prática?

Exemplo 1:

Caro Sr. João das Couves,

Por favor, aceite esta carta como notificação formal que estou resignando da minha posição como executivo de conta com mídia de marketing. Meu último dia será quinta-feira, 2 de março.

Muito obrigado pela oportunidade de trabalhar nesta posição nos últimos seis anos. Eu gostava muito e apreciei as oportunidades que tive que crescer nossa equipe de vendas e pipeline, fazer parte da criação de um grande produto e trabalhar com meus colegas de colegas, e eu aprendi muito sobre a estratégia de marketing e as mídias digitais , que certamente levarei comigo durante toda a minha carreira.

Eu farei todo o possível para encerrar minhas tarefas e treinar outros membros da equipe nas próximas duas semanas. Por favor, deixe-me saber se há mais alguma coisa que eu possa fazer para ajudar durante esta transição.

Desejo que a empresa continuasse o sucesso, e espero ficar em contato no futuro.

Sinceramente,

Maria dos Brócolis

Exemplo 2:

Preza Sra. Francisca Salabin,

Estou escrevendo para dar ao meu aviso formal de que vou deixar meu papel como Gerente de Escritório para a Salabin & Salabão Associados em 31 de julho.

Recentemente recebi uma oferta para servir como assistente executivo em uma pequena startup, e depois de uma consideração cuidadosa, estou animado para explorar este novo caminho na minha jornada de carreira.

Sou incrivelmente grato pelas oportunidades que recebi trabalhando na equipe de operações nos últimos quatro anos. Tem sido uma experiência maravilhosa trabalhar para uma empresa tão grande e ajuda na solução de fornecer melhor apoio financeiro para funcionários mais velhos.

Por favor, deixe-me saber se posso ser de qualquer assistência durante esta transição. Obrigado por toda sua orientação. Desejo-lhe tudo de bom, e estamos ansiosos para manter contato.

Sinceramente,

Jorge Atchim

Obviamente, sinta-se à vontade para ajustar isso um pouco baseado em sua experiência e sua cultura da empresa, enviá-la através dos procedimentos típicos da sua empresa.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário