10 dicas para o trabalho remoto

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Olhando para maximizar sua produtividade enquanto trabalha remotamente? Nem sempre é fácil. E até mesmo os funcionários de trabalho mais experientes podem às vezes lutar com isso.

Então, se você é novo para o trabalho remoto ou só precisa de uma reciclagem, colocamos alguns conselhos abaixo em uma lista acessível.

Crie um espaço de trabalho remoto

Em vez de tomar a ideia de “trabalho de qualquer lugar” para o extremo, coloque um pouco de pensamento (e talvez um pouco de investimento) para onde você passará seu tempo.

Dedique um espaço como seu escritório em casa. Uma localização central coloca material relacionado ao trabalho no pronto e mantém as coisas de se perder ao redor do tempo e sanidade valiosa da economia da casa. A área não precisa ser extravagante, mas deve permitir uma sala suficiente para executar tarefas.

Preste atenção aos níveis de ruído. Áreas tranquilas promovem concentração e transmitir profissionalismo ao conversar via telefone ou bate-papo por vídeo. Ao configurar seu escritório em casa, localize-o o mais longe possível de fontes comuns de ruído, como a televisão e o forno. Uma porta de escritório que se fecha e um bom par de fones de ouvido com cancelamento de ruído também funciona maravilhas.

Assista a tentação de “fazer”, o que poderia impactar sua capacidade de executar. Puxando uma cadeira de sala de jantar para o computador pode parecer uma ideia rentável, mas comprar uma cadeira ergonômica que mantém as costas protegidas pode se provar uma rota preferível. Melhor iluminação, uma conexão com a Internet mais rápida, e um aquecedor de espaço pessoal ou ventilador são outros investimentos potencialmente sábios.

Reduza as distrações do escritório home office

Do seu sofá confortável até brincar com o seu cachorro de estimação, pode haver distrações sem fim quando você trabalha em casa.

Explique a todos na casa a importância de respeitar uma porta de escritório fechada.

Livre-se de tentações. Feche as abas do computador não em uso. Considere plug-ins do navegador da Web que bloqueiam sites específicos, como plataformas de mídia social durante o tempo em que você está trabalhando. Abstenha-se de ligar a TV “apenas por um minuto”, e definitivamente não instale uma perto da sua área de trabalho.

Mantenha um caderno de papel ao lado do computador para anotar pensamentos estranhos e eliminar o medo de que você vai esquecer algo se você não agir sobre isso agora.

Desenvolva uma rotina de trabalho de casa

Ser produtivo durante o seu dia de trabalho leva algum planejamento, e uma falta de estrutura pode levar a sentir-se sem objetivo, sobrecarregado ou em 24/7.

Venha com um ritual para marcar o começo e o fim do seu dia de trabalho. Tais ações desencadeiam sua mente para entrar no quadro adequado. Isso dá um botão para o “modo de trabalho”, desfrutando de uma xícara de chá quente pela manhã, olhando por cima da sua programação diária. Diga claramente ao seu cérebro, “eu terminei hoje”, mudando suas roupas no final do dia.

Obtenha o hábito de criar a lista de tarefas de amanhã antes de terminar dia, enquanto a informação ainda é nova em sua mente. Então, você pode pular direto para as coisas no seu retorno em vez de tentar lembrar de onde você parou.

Trabalhando de forma remota

Ao realizar um trabalho remoto, é preciso seguir boas dicas para evitar surpresas desagradáveis. (Imagem: Entrepreneur)

Utilize ferramentas para melhorar seu trabalho

Se você é orientada para a técnica ou antiga, brincar com sistemas de gerenciamento de tempo para descobrir o que funciona para você.

Use um calendário central para as obrigações profissionais e pessoais, talvez codificado por cores, para promover a legibilidade. Os erros serão menos propensos a ocorrer, como agendar uma reunião de cliente durante o mesmo tempo que o jogo de futebol do seu filho.

Olhe para aplicativos que atendam às necessidades específicas. Obtenha-se demais em tarefas para fazer pausas? Tente um aplicativo de fitness que lembre você se esticar regularmente. Precisa de alguma motivação extra? Considere um aplicativo de desafio de produtividade onde você pode ganhar ou perder conquistas com base em seus hábitos de trabalho.

Use o tempo fechado para se desafiar a deixar mais coisas feitas. As pessoas às vezes acham que trabalhar em 15, 20 ou 25 minutos de tempo os ajudam a permanecer focados e produtivos e, em última análise, deixar mais pronto. Use a função do temporizador no seu telefone ou um temporizador de cozinha antiquado para se limitar a um bloco de tempo com menos de 30 minutos. Tenha uma tarefa específica que você deseja completar nesse momento e desafie-se para ver o quanto você pode completar antes que o temporizador termine.

Interaja com seu plano de trabalho

Lembre-se que o trabalho remoto não é sinônimo de se tornar um eremita. A socialização é vital para sua saúde mental e sua carreira.

Encontre maneiras de ficar em contato com os colegas. “Chegue” para as chamadas de conferência cedo apenas para conversar, bater papo.

Investigue lugares alternativos para trabalhar em dias em que seu escritório em casa parece solitário. Você pode visitar espaços de coworking, cafeterias e bibliotecas;

Mantenha uma vida social satisfatória fora do trabalho. Agende as horas felizes virtuais com seus amigos e familiares.

Envolva sua família no trabalho à distância

Você pode não pensar que levar sua família concordar com a ideia de você trabalhar em casa é um grande negócio, mas é. Afinal, se sua família está acostumada a você trabalhando fora da casa e de repente você está todo o dia todos os dias, os pedidos podem vir inundando para lidar com mais tarefas ao redor da casa. Cabe a você garantir que todos aprendam a respeitar sua programação, respeitando-a primeiro.

Gerenciar expectativas. Quando você trabalha em casa, converse sobre o que você pode administrar realisticamente. Só porque você está em casa não significa que você não está funcionando. Seu trabalho é importante, então Brainstorm soluções para ajudar a compartilhar o trabalho.

Se você tem filhos, explique sua situação para eles. As crianças nem sempre são os melhores “colegas de trabalho”. Eles não entendem que quando você está no telefone, você não pode ajudá-los a amarrar seu sapato e quando a porta estiver fechada, você não pode jogar. Fale com seus filhos sobre o que trabalhar em casa significa, mas também seja flexível.

Comece grande e trabalhe seu caminho para baixo

Ninguém gosta de se sentir como se não houvesse horas suficientes em um dia para realizar tudo o que você gostaria. Então, comece a grande e trabalhe o seu caminho para baixo.

Isso significa que se você tiver várias tarefas para fazer, aborde a maior ou mais difícil primeiro.

Lembre-se do “efeito composto”. Essa teoria diz que para realizar algo importante, quebre em pedaços menores que realizamos dia-a-dia. Esse esforço consistente e pequeno contribui com o tempo para um grande resultado. Os passos, no momento, não parecem significativos, mas os resultados são massivos.

Não se esqueça de fazer uma pausa no trabalho de casa

Porque trabalhamos em casa, pode ser fácil pular direto do trabalho em atividades domésticas ou vice-versa.

Deixe tempo para o espaço branco durante o seu dia. Se você está se sentindo sobrecarregado, cansado, estressado ou esgotado em uma situação, não pule para a próxima. Tome cinco minutos para sentar-se em silêncio e respirar profundamente (fora de casa, se puder!). Chame-o de meditação ou apenas dar uma pausa, esse tipo de espaço branco entre trabalho e casa pode nos ajudar a reduzir o estresse e se sentir menos enlouquecidos.

Você tem dezenas de guias abertas durante o dia de trabalho? Use uma das suas guias abertas para um lembrete de meditação: Sempre tenha aberto a uma pesquisa de imagem do Google de algo pacífico e sereno. Tente praias ensolaradas, montanhas nevadas, filhotes, armários organizados, o que alega seu barco!

Trabalhamos muito em telas de computador! E isso nos coloca em risco de desenvolver a síndrome da visão de computadores, que inclui desconforto ocular, dores de cabeça, visão turva, olhos secos e dor no pescoço e ombro. Siga a regra 20-20-20: Pegue uma pausa de 20 segundos para olhar para algo (não uma tela) a 20 metros a cada 20 minutos. Pontos de bônus se você sair da sua cadeira e se esticar!

Não tenha medo de desconectar do trabalho

Mesmo quando trabalhamos em casa, nos encontramos distraídos pelo mundo exterior. Não tenha medo de desconectar quando você precisar se concentrar e produzir.

Feche seu programa de e-mail para até 30 ou 60 minutos pode ajudá-lo a se concentrar verdadeiramente no trabalho em mãos e, finalmente, deixar  mais feito em menos tempo.

Não verifique o e-mail logo pela manhã. Isso pode não ser uma opção para todos, mas se você puder, tente não verificar seu e-mail como sua primeira tarefa de trabalho do dia. Em vez disso, enfrentar uma coisa na sua lista de tarefas primeiro e, em seguida, verifique os e-mails. Verificar e-mails geralmente nos joga fora da pista, pois começamos a responder às necessidades de outras pessoas antes da nossa. Coloque suas próprias prioridades de trabalho primeiro, completando uma tarefa importante antes de mergulhar no buraco do coelho dos e-mails.

Nem todos os dias precisam ser perfeitos no trabalho remoto

Somos apenas humanos e alguns dias, ser humano significa não fazer tudo.

Ter um dia de folga? É normal. O trabalho remoto é tipicamente uma maneira altamente produtiva de trabalhar, e é por isso que pode se sentir ainda pior em ter um dia em que sua produtividade não está no máximo. Alguns dias, vamos cometer erros, se sentirem desfocados, e sai do nosso jogo. O dia de folga ocasional não é incomum, desde que não se torne uma tendência.

Se você é novo para trabalhar remotamente ou você está fazendo isso há anos, essas dicas de trabalho de casa podem ajudar alguém a maximizar seu dia de trabalho quando trabalharem em casa ou em qualquer lugar.

Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar e contribuir para fazer seu dia de trabalho melhor!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário