Como escolher um curso de recursos humanos?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Os gerentes de recursos humanos desenvolvem, implementam e supervisionam programas ou procedimentos de treinamento. São autoridades sobre direitos dos funcionários, igualdade de oportunidades de emprego, e assuntos de assédio sexual. Eles normalmente trabalham em tempo integral em ambientes de escritório com a viagem de negócios ocasional para conferências, reuniões, seminários ou treinamento da indústria.

Este profissional se forma com diversas habilidades, desde comunicação até a gestão financeira. Escolhendo um bom curso de Recursos Humanos te coloca um passo à frente para se tornar bem sucedido neste mercado de trabalho.

O que faz um gerente de RH?

Um gerente de RH é uma ligação entre gestão e funcionários. Nos negócios, o papel de um gerente de recursos humanos é criar espaços em que relacionamentos positivos entre funcionários e todos os níveis de gestão podem ser facilitados. O objetivo final é a satisfação da força de trabalho. Enquanto o caminho para se tornar um gerente de recursos humanos pode ser um desafio, os alunos costumam descobrir que o trabalho é muito gratificante.

Habilidades necessárias para um gestor em recursos humanos

Algumas habilidades importantes para os gerentes de recursos humanos incluem multitarefa, matemática, empatia, compaixão, simpatia e comunicação clara, bem como uma profunda compreensão da política da companhia de seguros de saúde, estratégia de recrutamento, gestão de pessoal, discrição, privacidade e como demitir um empregado.

Como escolher um curso de recursos humanos?

O recurso humano é uma disciplina que requer treinamento de liderança e gestão necessárias para construir as habilidades que os executivos de negócios estão procurando. Profissionais de RH que têm um conhecimento mais profundo de áreas relevantes e habilidades mais práticas geram mais oportunidades no mundo corporativo.

Para te ajudar a escolher o curso, estabelecemos abaixo as habilidades básicas de um gestor de RH e as matérias que o currículo do curso deve possuir para desenvolver essas habilidades.

Cursos de recursos humanos

Escolha um bom curso de recursos humanos para aumentar suas chances de desenvolver a carreira no mercado. (Imagem: Nestle)

1. Habilidades de comunicação para o gestor de recursos humanos

Como um praticante de gerenciamento de RH, você deve ser capaz de se expressar claramente, tanto na comunicação oral quanto escrita. O campo de recursos humanos requer muita conversa à medida que a equipe é responsável pelo recrutamento que implica uma série de entrevistas. Além disso, o Gerente de Recursos Humanos lida com muitas pessoas no dia e dia, ouvindo seus problemas se relacionados ao trabalho ou não.

Através dessas interações, ele ou ela ganha a confiança e a confiança dos funcionários, melhorando assim as inter-relações no local de trabalho. O gerente de recursos humanos também projeta e produz os manuais de política e os memorandos de liberações para o benefício de todos os funcionários, que exigem a necessidade de boas habilidades de escrita.

Matérias que você deve procurar no currículo para desenvolver estas habilidades incluem:

2. Habilidades organizacionais para o gestor de recursos humanos

A gestão de recursos humanos implica muitas funções, incluindo, mas não limitadas a recrutamento, treinamento, avaliações de desempenho, planos de desenvolvimento individuais e relações de funcionários. Um gerente de RH supervisiona todas essas funções e deve ter uma maneira sistemática de passar por todos os processos. Por exemplo, deve haver uma plataforma padrão de treinamento em funcionários para cada papel na organização.

Por outro lado, a RH envolve muita papelada que deve ser arquivada sistemicamente, como perfil de funcionário e documentos legais. Com todos os processos e tarefas administrativas envolvidas, manter-se organizado ajudará a aumentar sua eficiência como gerente de RH, sendo capaz de lidar com várias tarefas simultaneamente.

Matérias que você deve procurar no currículo para desenvolver estas habilidades incluem:

3. Habilidades de tomada de decisão para o gestor de recursos humanos

Há muita tomada de decisão envolvida em HR. Um bom exemplo é durante o processo de recrutamento onde ele ou ela deve decidir se um candidato é o ajuste certo para o papel ou não. Reconhecer um bom talento não é algo que você pode aprender facilmente. Requer estratégia, experiência e intuição. Isso é algo que um gerente de RH deve ter.

Outra instância é quando enfrentar o dilema do downsizing. Fará parte do papel da RH para obter a mensagem com eficiência mesmo no meio de uma crise. Como tal, todos os gerentes de recursos humanos devem ser tomadores de decisão sólidos para apoiar funções organizacionais críticas como essas.

Matérias que você deve procurar no currículo para desenvolver estas habilidades incluem:

4. Habilidades de treinamento e desenvolvimento para o gestor de recursos humanos

Outra função dos recursos humanos é treinamento e desenvolvimento. Os gerentes de RH são responsáveis ​​por dar oportunidades de desenvolvimento de funcionários para maximizar o desempenho e aumentar o valor.

Organizar sessões em liderança e treinamento de gestão, por exemplo, fornecerá habilidades mais diversas aos funcionários. Isso permite que eles assumam tarefas adicionadas e apoiem seu crescimento da carreira ao mesmo tempo.

Matérias que você deve procurar no currículo para desenvolver estas habilidades incluem:

5. Habilidades de orçamento para o gestor de recursos humanos

Compensações e pacotes de benefícios de funcionários todos passam pelo departamento de RH. O mesmo acontece com treinamento e desenvolvimento, atividades sociais, avaliações de desempenho, etc. Essas atividades devem ser incorporadas ao planejamento e orçamento estratégico de sua organização, levando em conta os projetos de cada departamento e suas funções individuais.

O principal papel do gerente de RH é limitar as despesas e não gastar excesso de atividades desnecessárias.

Matérias que você deve procurar no currículo para desenvolver estas habilidades incluem:

6. Habilidades empáticas para o gestor de recursos humanos

A equipe de RH lida com muitas pessoas e suas preocupações, desde a carga de trabalho até queixas salariais à resolução de conflitos no local de trabalho. Como profissional de gestão de recursos humanos, você precisa de inteligência emocional e habilidades empáticas para garantir que você entenda onde a pessoa vem antes de fazer qualquer julgamento.

Pode ser que o funcionário só precisa tirar algo do peito e só precisa de um ouvido de audição. Ou ele pode estar arejando suas queixas para que ele possa obter ajuda. Seja qual for o caso, é a responsabilidade do gerente de RH ouvir os funcionários e garantir que ele ou ela tenha sua mensagem claramente.

Matérias que você deve procurar no currículo para desenvolver estas habilidades incluem?

A gestão de recursos humanos é um campo fantástico com muitas oportunidades. Mas você tem que ter as habilidades adequadas para ter sucesso como gerente de RH. Se você é uma verdadeira “pessoa,” esta só pode ser a carreira para você!

Se ainda quiser mais ajuda e conselhos, deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário