Competência profissional: o que é?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

O conhecimento em ação é uma parte importante da experiência de trabalho. Como parte de seu plano de sucesso na carreira, vocês devem considerar cuidadosamente e continuar a desenvolver suas habilidades profissionais. Ajudamos nossos leitores a refletir sobre as experiências que desenvolvem essas habilidades e resultam em exemplos que provam que sabem como aplicar suas habilidades e conhecimentos para fazer as coisas.

Abaixo, reunimos as principais competências profissionais que um profissional deve desenvolver, bem como a definição do que são as competências profissionais.

Leia também

Competência profissional: o que é?

Competências profissionais são habilidades, conhecimentos e atributos que são especificamente valorizados pelas associações profissionais, organizações e órgãos relacionados à sua futura carreira. Basicamente são as características que empresas e potenciais empregadores buscam em seus funcionários.

Algumas delas, as mais valorizadas, estarão sempre em voga e requeridas no ambiente de trabalho. São elas:

1. Competência de pensamento crítico e resolução criativa de problemas

Exercite um bom raciocínio para analisar questões, tomar decisões e resolver problemas. O indivíduo é capaz de obter, interpretar e usar conhecimento, fatos e dados nesse processo e demonstrar originalidade e inovação. É a capacidade de ir além do óbvio e buscar aprofundar questões.

2. Competência de Comunicação

Articular pensamentos e ideias claramente pessoalmente, por escrito e digitalmente para pessoas dentro e fora da organização. O indivíduo é capaz de ouvir e simpatizar com os outros; entende o impacto da comunicação não verbal; e é capaz de escrever e editar documentos no local de trabalho e relatórios técnicos complexos de forma clara e eficaz.

Competências profissionais na carreira

Com as competências profissionais certas, fica muito mais fácil crescer na carreira e cultivar uma profissão de sucesso. (Imagem: NACE)

3. Trabalho em equipe e colaboração

Construa relações colaborativas com colegas e clientes de diversas culturas, corridas, idades, gêneros, religiões, estilos de vida e pontos de vista. O indivíduo trabalha efetivamente dentro de uma estrutura de equipe e pode negociar e gerenciar conflitos e mudanças com respeito pelos outros.

4. Competência de Liderança

Aproveite os pontos fortes dos outros para alcançar objetivos comuns e usar habilidades interpessoais para treinar e desenvolver outras pessoas. As habilidades individuais de liderança se tornam modelos, indivíduos capazes de navegar por ambiguidades no local de trabalho e esclarecer as expectativas; Usar habilidades empáticas para orientar e motivar; e organizar, priorizar e delegar trabalho.

5. Competência do Profissionalismo

Demonstrar responsabilidade pessoal e hábitos de trabalho eficazes, por exemplo, pontualidade, trabalhar produtivamente com outras pessoas, gerenciar tempo/carga de trabalho e entender o impacto da comunicação na imagem profissional. O indivíduo demonstra integridade e comportamento ético, age com responsabilidade com os interesses da comunidade maior em mente e é capaz de aprender com seus erros.

6. Perspectiva global

Demonstrar conhecimento e compreensão das questões transculturais e internacionais, bem como normas no local de trabalho no país, e é capaz de aprender e trabalhar com pessoas de diversas origens linguísticas e culturais. O indivíduo está ciente de suas opiniões sobre a diferença e é capaz de aprender e desenvolver várias normas culturais e comunitárias.

7. Gerenciamento de tecnologia e informação

Demonstre a capacidade de selecionar e usar a tecnologia apropriada para realizar tarefas atribuídas. O indivíduo é capaz de gerenciar e usar dados com eficiência para resolver problemas e é capaz de aprender e se adaptar a novas tecnologias de maneira eficaz, em equipes e individualmente.

8. Gerenciamento de carreira

Identifique e articule habilidades, forças, conhecimentos e experiência individuais relevantes para a posição desejada e objetivos de carreira e identifique áreas necessárias para o crescimento profissional. O indivíduo é capaz de navegar e explorar opções de trabalho, entende e pode tomar medidas necessárias para seguir e se auto-apoiar por oportunidades no local de trabalho. O indivíduo é um aluno contínuo que procura expandir suas habilidades.

Quais outras habilidades e competências profissionais julga importantes? Quais você já tem? Quais ainda precisa trabalhar?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário