Declaração de trabalho informal: como fazer?

Em Causas trabalhistas por André M. Coelho

Existem várias razões pelas quais uma pode ser solicitada para escrever uma declaração de trabalho para seus funcionários. Às vezes, o pedido pode vir de seus funcionários, enquanto em outros momentos, terceiros que quer verificar os detalhes do emprego de seu funcionário podem solicitar isso.

E os trabalhadores informais? Como podem escrever uma declaração de trabalho?

Neste blog, você encontrará informações sobre por que os funcionários solicitam cartas de emprego, o que devem incluir na carta e exemplos de letras de emprego para ajudá-lo a criar sua carta de verificação de emprego. Vamos, portanto, dar uma olhada sobre como fazer e descrever completamente.

O que é uma declaração de trabalho informal?

Uma declaração de emprego (ou, a carta de emprego) é uma declaração que valida os detalhes do emprego e o histórico de trabalho do empregado ou trabalhador.

O pedido de uma carta de emprego pode vir de um empregado ou de terceiros.

Uma verificação de referência verifica todos os detalhes sobre o passado do trabalhjador, como endereço anterior, histórico de emprego e registros criminais. É um conceito amplo e principalmente inclui os detalhes sobre a personalidade de um indivíduo (ex-funcionário), ética de trabalho e desempenho profissional.

A carta de emprego, em contraste, inclui apenas informações factuais sobre o emprego do empregado, como data de emprego, cargo com descrição e termo total. O objetivo desta carta é apenas confirmar o emprego do empregado.

Como escrever uma declaração de trabalho simples?

U, Departamento de Recursos Humanos pode precisar ocasionalmente escrever declarações de emprego em nome da empresa para funcionários que desejam fornecer um terceiro por comprovação de emprego. Esses terceiros poderiam ser bancos, instituições financeiras ou novo empregador. Uma das melhores maneiras de abordar esse pedido é criar uma amostra de declaração de emprego, que pode ser personalizada e usada conforme a situação.

Este documento confirmaria o status de emprego do empregado, suas datas de emprego, salário anual e outros detalhes adicionais com base no porquê eles exigem a carta de emprego para terceiros e as informações que a organização permite compartilhar.

A pessoa que tem um trabalho informal pode seguir um modelo semelhante, trocando a descrição do cargo e tarefas executadas para uma descrição do trabalho e tarefas executadas.

Prova de trabalho informal

Escreva uma carta bem feita para comprovar sua situação de trabalho informal quando for necessário. (Imagem: Indeed)

Por que usar uma declaração de trabalho?

Em geral, você precisa de uma declaração de trabalho por alguns motivos.

Candidatando a um financiamento de automóvel ou de habitação e a intuição financeira quer que a declaração de emprego confirme / verifique os detalhes do emprego do indivíduo. Eles também querem saber se o trabalho é permanente e fornece estabilidade e se o trabalhador ganha renda adequada para pagar as parcelas mensais antes de aprovar o financiamento.

O trabalhador quer alugar uma casa e a empresa de gestão da propriedade pediu ao trabalhador que fornecesse a carta de emprego para confirmar os detalhes do emprego e fornecer prova de que eles são capazes de pagar o pagamento do aluguel e outros custos da propriedade.

O trabalhador deseja prosseguir oportunidades de emprego com uma empresa diferente, e o novo empregador solicitou a carta de emprego para verificar os detalhes fornecidos pelo trabalhador, bem como conduzir verificações de antecedentes.

Embora os trabalhadores não precisem divulgar o motivo de exigir a carta de emprego, o trabalhador precisa explicar que tipo de informação que eles deseja refletir na carta de emprego e nas informações de contato.

O que você deve colocar em uma declaração de emprego informal?

A informação que precisa ser coberta na carta de emprego depende do tipo de detalhes solicitados pelo terceiro e aqueles que o empregador é permitido / quer divulgar. Os empregadores devem pedir ao funcionário assinar o formulário de liberação antes de permitir que eles compartilhem as informações com o terceiro. Já o trabalhador informal, pode comprovar sua situação com recibos, declarações de clientes, ou colegas de trabalho.

A declaração de emprego informal deve ter:

Você deve confirmar com a empresa solicitante se eles exigem uma carta física ou um e-mail. Uma declaração típica de emprego deve ser simples, para o ponto e breve. Ele deve incluir apenas as informações solicitadas pelo terceiro. Uma carta ideal não deve ser mais de 100 palavras.

Exemplo de declaração de emprego informal

Para quem possa interessar

Meu nome é (nome completo) e eu sou um (descrever seu trabalho). Escrevo esta carta para declarar / confirmar que (nome completo) trabalho em tempo integral desde (data de início) como um / a (título do trabalho ou natureza do trabalho). Minhas responsabilidades envolvem (descrição do trabalhoa).

Para obter informações adicionais ou outras consultas, sinta-se à vontade para contatar (contatos que podem confirmar a natureza do seu trabalho).

Com os melhores cumprimentos,
(Assinatura)
(Nome)
(Cargo)

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário