Mesmo depois que os estagiários concluíram o curso exigido, o aprendizado apenas começou. Passar horas trabalhando sob supervisão é essencial para obter sua graduação e pode ser uma oportunidade inestimável de aprendizado, mas há riscos associados aos estagiários que estão começando. Como estagiário, um ou dois erros podem ocorrer durante o processo de aprendizagem e é vital que o empregador o proteja, pois esses erros geralmente podem levar a processos judiciais.

Apólice de seguro para estagiário é obrigatória

O cumprimento de horas sob supervisão é um requisito para receber sua graduação. Durante essas horas, você pode aprender mais do que nunca na sala de aula. A experiência prática não tem preço e, finalmente, oferece a oportunidade de aplicar tudo o que aprendeu. Quando você começa, porém, erros podem ser inevitáveis. É verdade que podemos aprender com nossos erros, mas a triste realidade é que, às vezes, esses erros podem nos custar.

Para evitar isso e os danos que podem prejudicar a vida dos estagiários, as empresas que os contratam são obrigadas a fazer um seguro para o estagiário, garantindo que caso eles sofram um acidente ou questões decorrentes de erros profissionais eles possam estar protegidos por um seguro completo.

Seguro para estagiários

Estagiário deve ter um seguro no emprego para garantir a mesma proteção que outros funcionários. (Foto: McConkey Insurance & Benefits)

Seguro estagiário: como funciona?

Recebemos muitas perguntas de organizações anfitriãs e estudantes / estagiários em relação a coberturas de seguro durante o estágio, ou mais precisamente, como os estagiários são cobertos por seguro durante o estágio.

A cobertura mais básica é aquela que cobre os funcionários de uma organização se eles forem feridos no local de trabalho ou ficarem doentes devido ao seu trabalho. Coberturas mais abrangentes também podem cobrir erros profissionais, que podem custar caro para as empresas. Esses seguros de responsabilização profissional podem cobrir custos jurídicos causados por erros de estagiários para com os clientes.

Na maioria dos casos, a empresa onde o estagiário trabalha solicitará que você envie um formulário de solicitação de seguro e, em seguida, fornecerá um certificado ou uma carta informando que o estagiário está coberto pelo seguro de vida e de responsabilização profissional (se houve) para experiência de trabalho / estágios.

Como escolher um seguro para estagiário?

Empresas procurando pelos melhores seguros para seus estagiários podem comparar entre diversas opções para escolher aquelas que melhor atenderão às suas necessidades, seja na cobertura do seguro ou no valor do mesmo.

Para isso, é preciso orçar com diversas empresas e negociar com cada uma delas os valores e condições. É óbvio que empresas que tenham que segurar mais estagiários tem maior capacidade de negociação do que uma empresa que tenha menos estagiários. Porém, isto não impede que mesmo a empresa com poucos estagiários possa encontrar seguros com valores mais competitivos e que não impactam tanto no orçamento da empresa.

Seguro para responsabilidade civil

Estagiários que vão lidar diretamente com os clientes, com o público, devem também ter um seguro de responsabilidade civil. Quando, por exemplo, prazos não respeitados ou erros cometidos, isso pode acarretar em prejuízos ou até processos contra a empresa. Um seguro de responsabilidade civil para o estagiário garante que esses custos possam ser cobertos, evitando grandes prejuízos.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)