Estagiário e vínculo de trabalho, como é?

Em Direitos no emprego por André M. Coelho

Estágios são fundamentais para quem procura ganhar experiência profissional e progredir no mercado de trabalho. A cultura de estágio no Brasil é prática comum na maioria das áreas profissionais. Muitos estudantes universitários exigem que os alunos concluam um estágio como requisito de graduação. Outros simplesmente fazem um estágio para a experiência profissional.

Estágios no Brasil variam em duração de 1 mês a mais de 2 anos. Os requisitos de trabalho de estágio dependem fortemente das especificações e necessidades da empresa, bem como do campo de estudo e disponibilidade de trabalho do estagiário.

Leia também

Nova lei de estágio

O primeiro passo para conseguir um estágio no Brasil é conhecer e entender exatamente o que um estágio implica. As regras e regulamentos de um estágio são padronizados no Brasil, garantindo um mínimo em termos de horas trabalhadas e benefícios esperados. Esses são:

De acordo, ainda, com a nova lei do estágio:

Alunos maiores de 14 anos e devidamente matriculados em faculdade, universidade, escola técnica, ensino médio, educação profissional para jovens adultos ou escola de especialidades podem ser contratados como estagiários.

Empresas privadas e públicas e profissionais que implementam programas de estágio devem oferecer um ambiente profissional, cultural e social apropriado para a educação do aluno.

O estudante, empresa e instituição de ensino devem entrar em um contrato de estágio. Juntamente com uma descrição precisa das atividades do estagiário, o aluno e a empresa devem preparar e enviar um relatório a cada semestre, avaliando o desenvolvimento do aluno.

A instituição de ensino e a empresa devem nomear um consultor para supervisionar as atividades do estagiário. Cada conselheiro pode assumir um máximo de 10 estagiários ao mesmo tempo.

A apólice de seguro de acidentes pessoais da empresa deve cobrir todos os estagiários.

A empresa pode manter o mesmo estagiário inscrito no programa por no máximo dois anos.

O turno máximo de trabalho varia de acordo com o nível de educação. Para os alunos que frequentam a escola de necessidades especiais ou os anos finais do ensino médio, a carga horária máxima é de quatro horas por dia e 20 horas por semana. Para todos os outros alunos, a carga horária máxima é de seis horas por dia e 30 horas por semana.

O estipêndio é opcional quando o aluno deve trabalhar para cumprir os requisitos da instituição educacional e obrigatório quando o estágio é voluntário.

Após 12 meses de trabalho, os estagiários têm direito a um período de férias de 30 dias (com compensação). Aqueles que não completarem este período de trabalho têm direito a férias proporcionais.

Empresas com mais de 25 funcionários registrados podem contratar até 20% de sua folha de pagamento como estagiários. Empresas com menos de 25 funcionários podem contratar entre um e cinco estagiários, dependendo do número de funcionários registrados em sua folha de pagamento.

Vínculo de estágio

O estágio é um vínculo diferente para o funcionário, e é bem diferente de uma contratação por CLT. (Foto: Microsoft News)

Contratação de estagiário: onde conseguir estagiários? Como contratar?

Existem muitas multinacionais estrangeiras e brasileiras operando no Brasil. A maioria está localizada nas principais regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, etc. A grande maioria dessas empresas, se não todas, mantém programas de estágio ou de trainees em diversas áreas. com durações variadas. Esses programas normalmente podem ser encontrados nos sites brasileiros dessas empresas.

Há também sites de emprego que podem ser usados ​​para pesquisar especificamente programas de estágios ou trainees, programa de trainee, como são conhecidos no Brasil.

A contratação será então feita seguindo às regras acima dispostas sobre a nova lei do estágio.

Dicas para conseguir estágio

Um estudante que esteja solicitando um estágio no Brasil provavelmente terá vantagens e desvantagens em relação aos concorrentes. O objetivo é aproveitar as vantagens e compensar as desvantagens. Também é importante notar que os estágios são normalmente designados para os alunos em seus últimos 2 anos de faculdade ou se formaram recentemente, ou seja, nos últimos dois anos. O seguinte ajudará a aumentar as chances de conseguir um estágio no Brasil.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário