Uma das vantagens mais significativas da contratação de estagiários é a oportunidade de selecionar e desenvolver seu futuro talento. Os empregadores chegam a converter mais da metade dos estagiários qualificados em contratações em período integral.

No entanto, os estagiários devem aprender sobre a empresa, posicionar e interagir com os funcionários para que isso aconteça. Isso pode ser realizado através de uma orientação interna, com a ação de um agente de integração de estágio para facilitar o processo.

O que é agente de integração?

Com a Lei do Estágio, surgiu a figura do agente de integração como um facilitador para a contratação se estagiários. Ele faz a integração entre empresas, instituições de ensino e alunos. Este tipo de serviço facilita criar um banco de dados com futuros estagiários, realizando triagens para as vagas disponíveis nas empresas.

Como facilitadores, eles lidam com toda a burocracia relacionada a contratação de estagiários, facilitando para as empresas realizarem as contratações.

Como ser um agente de integração de estágio?

Os agentes de integração de estágio são uma ótima maneira de apresentar novos estagiários às atividades principais de uma empresa ou organização. É muito importante que os estagiários sejam calorosamente recebidos em uma organização. Quanto mais cedo o estagiário entenderem seus negócios, mais cedo eles poderão assumir responsabilidades.

Empresas de RH podem facilmente criar um banco de dados para estagiários, conhecendo da legislação vigente de estagiários, fazendo parcerias com empresas e instituições de ensino, e criando os bancos de dados.

Agente de integração

O agente de integração é um facilitador para a contratação de estagiários. (Foto: TAGEd)

As funções de um agente de integração de estágio

As expectativas variam de acordo com o tamanho da organização ou programa de estágio, mas aqui estão algumas coisas que um agente de estágio terá de repassar aos futuros estagiários:

  • Horas
  • Código de uniforme
  • Responsabilidades gerais
  • Normas e requisitos de segurança

A criação de um plano completo de orientação e treinamento para estagiários ajudará os estagiários a aprender rapidamente e a se tornar um membro produtivo da equipe na empresa. Investir tempo de supervisão com os estagiários pode definir o tom do programa e da experiência do estágio.

Checklist de Orientação para Estagiários

Explicar a missão da organização para qual o estagiário se candidatou.

Explicar a estrutura da organização e pelo que cada departamento é responsável.

Definir as responsabilidades dos estagiários e ensinar a eles qualquer jargão que seja útil para o novo cargo.

Objetivos da orientação interna

Apresentar estagiários aos funcionários e a um mentor interno.

Fornecer ao estagiário informações pertinentes sobre as operações, políticas e procedimentos da empresa ou organização.

Conhecer membros de vários departamentos para se igualar e interagir individualmente com cada membro da equipe na empresa.

Oferecer uma oportunidade para os estagiários se conhecerem.

Reservar tempo para os estagiários determinar suas necessidades de crescimento profissional e as metas de aprendizado que desejam alcançar.

Como encontrar um estágio?

Os estágios podem ser em uma ampla variedade de campos, desde negócios a estudos culturais. Mas, novamente, eles devem estar relacionados ao campo de estudo do candidato.

Para encontrar um estágio, você pode visitar sites de emprego, blogs e fóruns ou consultar agências de contratação. A rede do LinkedIn também oferece uma grande ajuda na busca de emprego e treinamento em todo o mundo.

Facilitadores de estágio podem facilitar esse processo e contribuir para achar o emprego ideal com uma grande dose de aprendizado.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)