Recrutamento online: como funciona?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Recrutamento online (também conhecido como recrutamento eletrônico ou recrutamento de internet) permite que as empresas usem várias soluções baseadas na Internet – por exemplo, publicidade online, anúncios de emprego, mídias sociais e sites da empresa para obter e contratar os melhores candidatos.

O uso prolífico da Internet para recrutamento tornou mais fácil de fornecer candidatos e conduzir entrevistas, bem como processar a documentação relevante necessária para contratar e treinar candidatos. O recrutamento on-line é uma maneira de fornecer negócios uma maneira eficiente e mais barata de preencher posições.

Em suma, as vantagens do recrutamento online incluem:

Fornecer para a empresa uma vantagem competitiva.

O recrutamento online fornece sua equipe de contratação com um melhor pool candidato.

O recrutamento online economiza tempo e dinheiro usando automação e Inteligência para os candidatos de tela.

A automação de recrutamento online também pode ser usada para se comunicar com um grande número de candidatos de uma só vez.

Como sua empresa pode usar o recrutamento online?

Algumas ferramentas são essenciais para o recrutamento online. Essas incluem:

Site da companhia

O site da empresa é o ponto de partida para mostrar sua cultura no local de trabalho e mostrar às pessoas que você deve ser o empregador de escolha. Você pode postar listagens de tarefas no site da sua empresa e deixar seus candidatos saberem sobre a cultura da sua empresa. Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode ter uma página simples dedicada ao recrutamento ou um site separado completamente. Para aumentar a eficácia da página de carreira do site da sua empresa, inclua vídeos ou depoimentos de funcionários atuais sobre por que eles gostam de trabalhar com você.

Campanhas de anúncios na Internet

Você pode usar anúncios de pagamento por clique em diferentes mecanismos de pesquisa, como o Google, e também plataformas de mídia social para aumentar a consciência de suas aberturas de emprego. Esses anúncios podem ser em forma escrita ou vídeos promocionais. Este método de recrutamento on-line permite ampliar seu alcance para obter os melhores candidatos.

Mídias sociais

Geralmente, o LinkedIn é pensado como um site de mídia social profissional e a maioria das pessoas pensaria nisso quando se trata de recrutamento. No entanto, outras plataformas de mídia social, como o Facebook e o Twitter, não devem ser ignorados. O tipo de mídia social usado para recrutamento on-line depende da demografia de seus candidatos. Se você está procurando por candidatos profissionais para funções de liderança, o LinkedIn é a sua melhor aposta. No entanto, se você está procurando demanda ou trabalhadores por hora para o varejo e a indústria do restaurante, o Twitter e o Facebook podem ser plataformas adequadas. O Instagram também está crescendo em popularidade como forma de comercializar um negócio em geral e recrutar online.

Fazendo recrutamento online

O recrutamento online reduz custos para empresa e te dá acesso a um grupo maior de possíveis funcionários para sua empresa. (Imagem: 3V Company)

Sites de trabalho online

A maioria das pessoas perguntam se as placas de emprego livres ainda são relevantes hoje. No entanto, você só tem que olhar para a popularidade das placas de trabalho, como monstro, de fato e construtor de carreira, para ver os milhares de empregos publicados. Portanto, a demanda por empregos continua a crescer. Alguns desses sites fornecem uma oportunidade para os funcionários compartilharem seus feedback sobre o que é trabalhar com uma determinada empresa. Com sites de trabalho on-line, você pode impulsionar sua vaga para aparecer no topo (pagando um prêmio).

Busca de contato direcionado

Em vez de usar a mídia social geral, como o Facebook e o LinkedIn, você pode ir a plataformas específicas para contratar funções especializadas. Por exemplo, o GitHub é uma plataforma para desenvolvedores da Web. Se você tiver uma posição do desenvolvedor da Web ou algo semelhante, você pode navegar no GitHub e ver os portfólios listados. Você então encontra o endereço de e-mail das pessoas que você acha que seria um bom ajuste para sua empresa. Isso significa que você pode transmitir diretamente com potenciais candidatos e incluí-los em sua linha de talentos imediatamente.

Vantagens do recrutamento online

Quais são as vantagens de usar a Internet para recrutamento? Existem várias vantagens do recrutamento on-line, todas destinadas a um processo de contratação mais eficiente e fornecendo melhor gerenciamento de relacionamento candidato.

Aqui estão alguns dos benefícios do recrutamento on-line:

1. Usando recrutamento online para reduzir o tempo para contratar

A maioria dos sites de recrutamento de online usa automação que permite às empresas começarem a analisar os candidatos qualificados em minutos de envio.

O sistema de recrutamento on-line avalia as seleções iniciais de acordo com os critérios especificados e eles vão alertá-lo quando o currículo de um candidato os ir. O recrutamento on-line é muito diferente de uma revista de jornal convencional ou listagem de emprego de jornal comercial. Com recrutamento on-line, seus anúncios são colocados na frente das pessoas certas 24 horas por dia.

Para reduzir o tempo para contratar, assegure-se de que seus aplicativos sejam amigáveis ​​e fáceis e rápidos para preencher. A pesquisa mostra que a maioria dos candidatos irá despejar um formulário de inscrição se demorar mais de cinco minutos para ser concluída.

2. Método de recrutamento com custo eficácia

Os custos de recrutamento podem se somar muito rapidamente. Isso ocorre porque os custos de recrutamento não apenas levam em conta a despesa real de terceirização e contratação de candidatos, mas também contagens de integração, treinamento e retenção.

Todo funcionário precisa obter o treinamento adequado e a integração dentro de um prazo definido para ser proficiente em seu trabalho. Se houver uma alta taxa de rotatividade dentro de um curto período de tempo, significa que o funcionário terá deixado o trabalho sem a empresa que recupera seus custos de recrutamento.

O ciclo de vida de recrutamento terá que começar tudo de novo. Usar métodos de recrutamento econômicos reduz significativamente o valor que você gasta. Por exemplo, gastar dinheiro na publicidade tradicional é muito caro em comparação com placas de trabalho gratuitas. Mesmo ao se inscrever para uma plataforma paga, o preço não será tão alto quanto publicidade em jornais e revistas.

3. Chegar a um público mais amplo com recrutamento de internet

Com recrutamento on-line, você pode atingir um público mais direcionado e mais amplo. Se você está recrutando candidatos por trabalho remoto, você pode chegar a candidatos a emprego em qualquer país. Você também pode usar placas de emprego de recrutamento para direcionar especificamente diferentes indústrias e associações profissionais para garantir apenas as pessoas certas vêem e solicitar sua vaga.

Ao usar o recrutamento online, você tem a liberdade de expandir sua busca de emprego para originar os candidatos mais qualificados. Isso significa que você pode sair de sua área normal para alcançar pessoas de todo o mundo. Você também pode restringir sua pesquisa. Por exemplo, se você é um dono de restaurante que procura drivers de entrega dentro de uma certa cidade, você pode adaptar sua descrição do trabalho para essa região. Você não terá que perder tempo olhando através de aplicações de candidatos que vivem muito longe.

4. Recrutamento online aumenta a eficiência de contratação

O recrutamento online oferece tecnologia para melhorar o ciclo de vida completo de recrutamento. Isso inclui pré-triagem de emprego, verificação de antecedentes e avaliações. A eficiência resultante significa que o tempo necessário para encontrar um candidato qualificado é reduzido.

Uma das vantagens do recrutamento online é que você pode usar uma solução moderna de recrutamento para uma variedade de funções.

5. Você não precisa ir do sistema para sistema, porque tudo é feito em uma plataforma.

Outra parte da eficiência é que economiza tempo por escrever grandes descrições de trabalho. São diversos modelos de descrição do trabalho gratuito para a maioria dos empregos populares. Você basta editá-los de acordo com as necessidades da sua empresa e usá-los para obter os melhores candidatos. Além disso, fornecem uma maneira de enviar esta descrição de trabalho para as plataformas de trabalho mais relevantes sem você ter que levantar um dedo.

6. Recrutamento online traz mais candidatos a emprego

Ao usar o recrutamento online, você se beneficia de mais candidatos porque seu trabalho atinge uma área mais ampla.

A Internet é um recurso em movimento para encontrar diferentes tipos de empregos. Como empresa e recrutador, você precisa estar onde seus candidatos estão procurando. Submeter as suas vagas para as placas de trabalho corretas e plataformas de recrutamento aumentará o número de aplicativos de qualidade que você recebe.

Para que o aumento dos aplicativos não desça, você precisa de um sistema de recrutamento on-line que garanta apenas os candidatos qualificados passam por uma revisão manual. A maioria das empresas usa um sistema de rastreamento do candidato (ATS) para fazer sua triagem preliminar.

Isso significa que sua ATS revisará os currículos que passam com base em palavras-chave e frases. Então sugerirá os currículos que devem passar e aqueles que devem ser descartados do processo de contratação. Isso libera seu tempo, porque apenas os currículos mais adequados serão revisados ​​manualmente.

7. Recrutamento na Internet melhora a comunicação

É importante que a marca e a reputação da sua empresa tenham interações positivas com os candidatos, independentemente de passarem pela primeira fase ou são selecionadas para uma entrevista. Portanto, você deve tentar se comunicar com cada candidato que solicitou uma vaga aberta.

Com o recrutamento eletrônico, isso se torna mais fácil e menos oneroso, pois você não precisa entrar no telefone ou enviar emails individuais que levam uma quantidade considerável de tempo. Em vez disso, se você usar software moderno de contratação, poderá enviar mensagens de SMS personalizadas em massa para seus candidatos de uma só vez. Eles receberão suas informações em SMS, o que a maioria das pessoas tem acesso, mesmo que não tenha acesso Wi-Fi.

A comunicação não é apenas simplificada quando se trata de comunicar decisões. Também funciona com recrutamento on-line feito por entrevista por vídeo. Você pode usar entrevistas de vídeo unidirecionais como uma ferramenta de pré-triagem para economizar tempo. Uma entrevista de vídeo unidirecional é uma ótima maneira de avaliar como um candidato se depara antes de convidar o indivíduo para um telefone ou até mesmo uma entrevista cara a cara.

Entrevistas de vídeo não serão complicadas com o software certo. Com Fountain, uma entrevista de vídeo pode ser gravada diretamente no aplicativo e enviada diretamente para você. Você e sua equipe de contratação podem revisar o vídeo em sua conveniência e voltar ao candidato sobre se eles chegaram ao final da linha do processo de candidatura.

Seja um recrutador online eficiente

Se feito corretamente, o recrutamento online pode aumentar a experiência do candidato e, portanto, sua percepção de sua marca.

Como você se comunica aos candidatos é muito importante porque, mesmo que eles não sejam adequados para sua empresa, eles podem deixar comentários em sites sobre como você lidou com o processo de recrutamento.

Essas revisões possuem muito poder e, se um candidato tiver uma experiência negativa, eles poderiam dissuadir alguém adequado da aplicação. Portanto, ao usar o recrutamento online, certifique-se de tratar todos os candidatos, seja bem sucedido ou não, com respeito. Mesmo que um candidato seja bem sucedido e você os contratou, sua experiência durante a contratação determinará se eles ficam com sua empresa a longo prazo.

As vantagens de recrutamento online são claras. No entanto, eles só podem ser realizados se você usar as ferramentas e a tecnologia certas. Usando software moderno de contratação, como fonte, permite que você, sua equipe de contratação e seus candidatos se beneficiem totalmente de simplificar o processo de recrutamento.

Como você encara o processo de recrutamento online? Quais critérios acha mais importantes nesse processo?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário