Como estudar online?

Escrito na categoria "Comportamento profissional" por André M. Coelho.

Fazer cursos online pode ser muito conveniente para muitas pessoas. No entanto, o aprendizado online requer habilidades de gerenciamento de tempo, autodisciplina, força de vontade e forte motivação, pois pode ser um desafio para os alunos online concluir com sucesso seus cursos de EAD.

Neste artigo, compartilharemos 10 dicas importantes de estudo para alunos online, a fim de ajudá-lo a permanecer focado e motivado ao fazer cursos online.

O bom aluno online compreenda as práticas e expectativas de aprendizagem online

A primeira coisa que você precisa fazer é que os cursos online não sejam a maneira mais fácil de aprender, mas sim a maneira mais conveniente. Para aprender online com sucesso, você precisa dedicar uma quantidade significativa de seu tempo, frequentar o programa de forma consistente, estar concentrado enquanto estuda e se comprometer totalmente com seu processo de aprendizagem, assim como faria em um curso regular. Você também deve ter em mente que, ao fazer um curso online, deve-se:

Comprometer-se totalmente e participe da sala de aula virtual conforme necessário.

Seja, ou esteja disposto a se tornar, um especialista em tecnologia.

Trabalhe com outras pessoas de forma eficaz.

Conclua suas tarefas de aprendizagem e atribuições no prazo.

Seja autodisciplinado.

Se você não for capaz ou não quiser fazer tudo isso, provavelmente não será um aluno online muito feliz.

Estudar online demanda uma boa internet

Falhas de tecnologia acontecem o tempo todo. Imagine que você está trabalhando no meio da noite e seu computador trava. Para evitar contratempos, salve seu trabalho repetidamente e faça backup regularmente usando armazenamento em nuvem, por exemplo, Dropbox ou Google Drive, para poder acessar seu trabalho anterior de seu smartphone ou tablet, se necessário.

Além disso, certifique-se de não apenas ter um backup do material do curso online e das tarefas, mas também de salvar as informações de contato do instrutor ou instrutor em seu telefone celular ou e-mail. Um acesso confiável à Internet também lhe dará a oportunidade de fazer o check-in, ficar atualizado com seu curso online e lidar com mudanças repentinas de programação.

Estudando online

Estudar online é uma boa ideia, desde que haja um bom planejamento e disciplina para os estudos. (Foto: Onlinestudies)

Tem como estudar online, mas com um espaço dedicado

Quer você decida estudar em seu escritório ou em sua sala de estar, certifique-se de que este lugar seja tranquilo, organizado, sem distrações e disponível para uso a qualquer momento. Seu ambiente de estudo deve ser uma de suas principais preocupações quando você for um aluno online, portanto, certifique-se de que ele possibilite sua rotina de estudo. Além disso, peça a seus amigos, parentes e colegas que respeitem seu “modo de trabalho” e considere desligar o telefone e fazer logoff de todas as redes sociais ao estudar; você não vai querer ser interrompido nem distraído.

Estudar em EAD demanda compreender objetivos e metas de aprendizagem

Para manter o controle de seu curso online, lembre-se sempre do que espera realizar ao final dele. Os objetivos e metas de aprendizagem do curso de eLearning podem ser um excelente roteiro durante o aprendizado online; leia atentamente os requisitos do seu curso online, crie notas que estão intimamente relacionadas aos seus objetivos e certifique-se de revisá-las completamente sempre que iniciar uma tarefa, para que você permaneça focado em seus objetivos. Por fim, considere começar com as tarefas mais difíceis, pois isso aumentará a eficácia de seu estudo e seu desempenho.

Elabore um plano de estudos

Um plano de estudo é fundamental para o aprendizado online. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a construí-lo:

Planejar com antecedência

Nunca espere até o dia anterior ao prazo de entrega de uma tarefa para começar a trabalhar nela. Isso o estressará e o impedirá de completar a tarefa online com eficácia. Além disso, saber quando todas as suas tarefas vencem até o final do curso de eLearning irá facilitar o gerenciamento do seu tempo; por exemplo, se você vai sair de férias no meio do curso de eLearning, pode estudar antes.

Tenha um sistema de calendário eficaz

A aprendizagem online precisa de estrutura; crie um calendário de estudos que o ajudará a lembrar todas as datas importantes, como exames ou prazos para o envio de suas tarefas. Você pode salvar seu calendário em seu computador ou dispositivo móvel, ou você pode até mesmo criar um planejador de parede, que você pode marcar e verificar sempre que estudar.

Crie listas de tarefas

No início de cada semana, faça uma lista de tarefas que você precisa concluir até o final da semana. Esta é uma excelente forma de priorizar seu plano de estudos e manter o controle de seus estudos.

Estabeleça limites de tempo

Antes de começar a estudar, estime quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída, seja uma tarefa específica ou simplesmente a leitura de um capítulo. Tente cumprir seus limites de tempo, pois isso o ajudará a desenvolver sua autodisciplina. Além disso, quando você perceber que, apesar de seus melhores esforços, você não consegue se concentrar, considere parar por uma hora ou durante a noite; é melhor esperar até que você seja capaz de começar de novo do que perder seu tempo tentando se concentrar.

Fique dentro do cronograma

Finalmente, siga seu plano de estudos. A procrastinação é o pior inimigo dos alunos on-line, portanto, mantenha-se organizado e não fique para trás nas aulas on-line. Se você estiver tendo dificuldades para enviar suas tarefas a tempo, entre em contato com o instrutor do curso online e informe-o, para que possam ajudá-lo a criar uma rotina de estudo consistente.

Peça ajuda quando precisar

Embora possa ser construtivo procurar respostas para suas perguntas relacionadas ao curso on-line de forma independente, hesitar em entrar em contato com seu instrutor on-line quando você estiver preso pode ser problemático. Se você não pedir ajuda quando necessário, pode ficar para trás, o que pode diminuir sua autoestima, pois você pode não conseguir acompanhar o curso online. Construa um relacionamento com seu instrutor online e evite mal-entendidos entrando em contato com eles regularmente e informando-os sobre quem você é e como poderia usar sua ajuda.

Ao pedir aos seus instrutores online que esclareçam os problemas, você também os ajudará não apenas a avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o material online, mas também a ter uma ideia da eficácia geral do curso online. Finalmente, devido ao caráter aberto dos cursos online, ao fazer uma pergunta, você também ajuda ao mesmo tempo seus colegas virtuais, caso eles tenham dificuldades semelhantes. Lembre-se de que, se você não pedir ajuda quando precisar, seu instrutor online nunca saberá que algo está errado.

Reveja, revise, repita

Revisões regulares das coisas que você já estudou não só melhorarão sua memória, mas também o ajudarão a entender melhor o que está aprendendo. Crie seus próprios cartões de memória flash para suas notas principais e teste-se sobre os conceitos-chave do curso online. Além disso, considere ter um ou mais parceiros de estudo; trabalhar em grupos oferecerá a você visões alternativas de conceitos difíceis, motivação para alcançar melhores resultados e ajuda a completar suas tarefas online mais rapidamente, revisando o que você aprendeu. Compartilhe suas notas de estudo e hábitos com seus colegas virtuais e apoiem uns aos outros durante o processo de aprendizagem online.

Faça pausas para estudar

Seu desempenho diminuirá se você se sentir cansado ou frustrado enquanto estuda. Integre algum tempo pessoal em sua rotina de estudo e você será capaz de trabalhar com mais eficácia em seus objetivos de curso online. Ao fazer uma pausa, certifique-se de se afastar de seu espaço de estudo; você precisa mudar de cenário. Uma atividade física leve, como uma caminhada ao redor do quarteirão, o ajudará a manter o equilíbrio, renovar as energias e voltar a estudar com a mente limpa.

Participe de discussões online

A aprendizagem online não significa necessariamente aprender isoladamente. Conectar-se com seus colegas virtuais nas redes sociais ou no fórum do seu curso online irá melhorar tremendamente a sua experiência de EAD, especialmente se você for um introvertido e as barreiras visuais o impedirem de se expressar. Participe ativamente de discussões online e atividades em grupo, sugira truques de estudo, dê sua opinião sobre o curso de eLearning e se envolva em novas ideias. Apenas certifique-se de estar atento ao seu tom on-line; seja respeitoso ao discordar de outros membros de seu grupo online e sempre escreva frases completas e claras para evitar mal-entendidos e problemas de tom.

Permanece motivado com seus estudos online

Por fim, não subestime o esforço necessário para se comprometer totalmente com seu curso online. Para garantir que você permaneça motivado e envolvido em sua experiência de aprendizagem online, considere seguir estas dicas:

Sinta-se à vontade para criar sua rotina de estudos em seu próprio ritmo confortável.

Decore seu espaço de estudo com citações e imagens inspiradoras.

Nunca se esqueça do motivo pelo qual você fez este curso online.

Aceite que você terá dias produtivos e menos produtivos.

Tenha lanches saudáveis ​​por perto para aumentar sua energia.

Recompense-se sempre que concluir uma tarefa desafiadora.

Certifique-se de reservar algum tempo para si mesmo de vez em quando.

Seja positivo e mantenha o queixo erguido

Siga estas dicas de estudo para alunos online e você poderá tornar seu aprendizado online uma experiência de EAD divertida e agradável. Se você não tem certeza de como um curso online pode se encaixar em sua agenda lotada, planeje um pouco melhor e você com certeza vai encontrar um espaço na sua agenda!

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário