Folha de pagamento online, como calcular?

Em Direitos no emprego por André M. Coelho

Você precisa de ajuda com serviços de folha de pagamento online no Brasil? Não é muito difícil. A folha de pagamento online pode te ajudar a automatizar o processo de cálculo de pagamentos a funcionários e simplificar todo mês estes pagamentos. mas como fazer o uso de uma folha de pagamento online? Quais os passos?

Por que fazer a folha de pagamento online?

Padronizar o processo de folha de pagamento é o primeiro benefício. Depois, você também pode integrar e consolidar a data da folha de pagamento, de forma a gerenciar e centralizar a folha de pagamento com melhor controle. Os aplicativos e programas online de folha de pagamento também podem ser facilmente integrados com os mais diversos sistemas.

Como calcular folha de pagamento online?

Diversos sites fazem o cálculo da folha de pagamento gratuitamente online. Além disso, os programas, softwares e aplicativos poderão te ajudar no cálculo correto. Porém, é importante entender os valores, impostos, e taxas da folha de pagamento. No Brasil, existem apenas impostos federais, juntamente com a Previdência Social. Vamos descrever cada um deles.

Os principais impostos ou contribuições que os empregadores brasileiros devem realizar são:

Além desses impostos, podem ser pagos também os seguintes impostos:

Folha de pagamento online

A folha de pagamento online é fácil de ser calculada com alguns passos simples. (Imagem: PCMag India)

Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF

Mensalmente é descontado um valor da folha de pagamento do funcionário. O cálculo do IRRF é feito sobre o salário bruto menos o desconto da contribuição previdenciária, considerando o valor do salário para estabelecer quanto será retido na fonte. A base de cálculo terá uma dedução de acordo com os dependentes do funcionário, que são:

O valor do desconto do IRRF no salário pode ser de 7,5%, 15%, ou 22,5%, de acordo com faixa salarial do funcionário.

Desconto do FGTS e INSS

O INSS é descontado do salário do funcionário em porcentagens diferentes de acordo com a faixa salarial, que pode ser de 7,5%, 9%, 12%, ou 14%.

O FGTS é um pagamento de 8% feito pelo empregador, e não pelo funcionário. Em outras palavras, os 8% não são descontados do salário, mas pagos além dele para a CAIXA.

Que informações precisam estar na folha de pagamento?

No cabeçalho, você precisa das seguintes informações:

No corpo do holerite, você vai precisar das seguintes informações:

O rodapé do holerite precisa das seguintes informações:

De acordo com a legislação vigente, a CLT em seu 225, inciso l, parágrafo 9º, seja por programa, planilha, ou manualmente, a folha de pagamento precisa conter as seguintes informações:

O aplicativo, planilha, ou documento da folha de pagamento devem ter todas as informações acima. Planilhas são distribuídas gratuitamente online, enquanto muitos programas tem também testes para você experimentar antes de comprar. Teste e use para poder saber se é uma boa ideia.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar a preencher sua folha de pagamento!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário