Um funcionário que verifica e também vende passagens para passageiros em transporte público (em um trem, um ônibus ou outro) é chamado de cobrador. Eles verificam a validade do bilhete, verificando certos critérios: data, hora, meio de transporte, elegibilidade para descontos nas tarifas de transporte e etc. Os deveres de um cobrador podem variar dependendo do país e do tipo de veículo em que trabalham.

Tarefas para cobrador de ônibus

Um cobrador de ônibus precisa ter e/ou comprovar algumas habilidades simples, mas necessárias para a execução das tarefas básicas de trabalho.

A primeira coisa que o trocador precisa fazer é garantir que todos os passageiros tenham uma passagem

Ele também precisa examinar os bilhetes e garantir que eles não possam ser usados ​​duas vezes em sistemas não eletrônicos.

O trocador deve saber responder consultas de passageiros sobre rotas de transporte público, destinos e tarifas.

O trocador deve coletar o valor correto de passagem dos passageiros, garantindo o troco apropriado e que sempre haja dinheiro no caixa para o troco correto no valor máximo.

O trocador deve pedir às pessoas seus bilhetes válidos para sair ou entrar no transporte

O cobrador de um ônibus interestadual devem também garantir a segurança dos passageiros, pedindo que eles coloquem o cinto de segurança, e garantindo que passageiros vulneráveis, como crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e mulheres grávidas tenham assento garantido.

O cobrador de ônibus deve também ajudar a manter a ordem e garantir que os passageiros sigam as regras do transporte público

Por fim, o cobrador deve chamar a polícia em caso de disputa ou no caso de alguma situação que desrespeita a lei no ônibus.

Trabalhando como cobrador

O trabalho de cobrador exige certas habilidades técnicas que ajudam muito nesta profissão. (Foto: Yahoo Esportes)

Currículo para cobrador de ônibus

Em um currículo de cobrador de ônibus, são necessárias algumas informações e habilidades importantes, garantindo que o cobrador seja adequado para a tarefa. As principais habilidades são as seguintes:

Boas habilidades de comunicação

Capacidade de trabalhar sob pressão

Atitude responsável

Boas habilidades de resolução de problemas

Precisão

Resistência física para ficar muito tempo sentado/em pé.

Habilidades interpessoais

Habilidades matemáticas são também necessárias para o cálculo de trocos e valores de passagens.

Como ser cobrador de ônibus?

Basicamente, é necessário um diploma do ensino médio para se candidatar a este trabalho. Nenhuma qualificação ou treinamento específico é necessário. Para se tornar um cobrador de ônibus, geralmente não é necessária experiência de trabalho prévia, e o treinamento é oferecido pelas empresas de ônibus.

O currículo deve ser preenchido seguindo às práticas mais recentes, para garantir maiores chances de contratação. Cursos técnicos na área de mecânica e uma carteira de motorista para veículos com mais de 7 passageiros, ou seja, categoria D, o que pode ajudar na contratação e maiores possibilidades dentro da empresa, como o trabalho também como motorista.

O cobrador de ônibus deve enviar um currículo para empresas do ramo pessoalmente o através do site das empresas, fazendo o cadastro normalmente pelo site. O candidato deverá passar pelo processo seletivo normalmente, no entanto, incluindo a escolha entre os concorrentes em currículo. O processo seletivo pode também incluir entrevistas e dinâmicas de grupo.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre como se tornar um cobrador de ônibus e quais as habilidades que esses profissionais precisam ter. Se você tem alguma dúvida ainda, nosso espaço de comentários está aberto para suas perguntas. Estamos aqui para ajudar e garantir que vocês tenham mais chances de conseguir os empregos.

Vocês também podem deixar sugestões, críticas e elogios.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)