Como escolher uma pós graduação em segurança do trabalho?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Você está procurando uma maneira de subir sua carreira de segurança? Ganhar uma certificação de especialização em segurança do trabalho é o ideal, principalmente na forma de certificações.

Certificações de segurança profissionais mostram empregadores que você é capaz de fornecer gestão eficaz do programa, reduzir o risco e contribuir para uma cultura de segurança positiva.

Quais especializações escolher e certificações obter nós vamos falar abaixo.

É uma certificação de segurança certa para você?

Você está buscando novas oportunidades de emprego em segurança? Ou talvez você esteja olhando para avançar sua habilidade? As certificações de segurança são recomendadas para melhorar suas habilidades e progresso em sua carreira.

Como você escolhe uma pós-graduação ou certificação em segurança do trabalho?

A resposta é pessoal. Mas algumas orientações podem te direcionar melhor para respostas mais claras e para nortear suas escolhas:

Objetivos de carreira

Tempo disponível para gastar na certificação ou especialização

Requisitos específicos do seu empregador

Não sinta a necessidade de se limitar a um programa por toda a sua carreira. Você não está limitado à sua primeira certificação ou especialização. Em vez disso, inicie-se trabalhando nas ferramentas mais relevantes. Então, você pode continuar trabalhando em um objetivo futuro.

Lembre-se, você sempre pode aumentar suas habilidades por meio de treinamento adicional. Na verdade, as certificações e especializações de segurança do trabalho são projetadas dessa maneira. Muitas dessas principais certificações se construam umas sobre as outras. Você notará um caminho natural para a frente enquanto você ganha mais experiência.

Esses programas principais aumentam sua carreira. Em seguida, você pode passar para níveis mais altos de gerenciamento obtendo certificações adicionais.

Segurança do trabalho e especialização

Há várias especializações para segurança do trabalho, e escolher a ideal ajudará muito no futuro da sua carreira. (Imagem: ISHN)

Qual especialização em segurança do trabalho escolher?

Muitas certificações e especializações de segurança do trabalho estão disponíveis por meio de treinamento especializado e cursos de educação adicionais.

1. Especialista em Gestão de Segurança (EGS)

Especialistas em Gestão de Segurança aprendem habilidades de gerenciamento que ajudam nas operações de segurança. Como um EGS, suas responsabilidades típicas incluem:

Gerenciamento de riscos

Definição de sistemas de gerenciamento de segurança

Investigação de incidentes

Preparação de emergência

2. Higiene ocupacional (HO)

Sua função de segurança preferida inclui a higiene ocupacional? Se assim for, a certificação ou especialização HO pode ser o ajuste correto para você.

Como um profissional de segurança de HO, você completará as avaliações do local de trabalho. Você avaliará riscos, perigos e controles. Quando acidentes ou misses próximas ocorrem, você investigará incidentes e manterá registros incidentes. Além disso, você preparará planos de resposta para emergências.

3. Supervisor treinado de segurança (STS)

Os líderes em todos os níveis de sua organização podem se beneficiar da certificação ou especialização em STS. Por quê? Porque a segurança não precisa ser sua principal responsabilidade de fazer parte do seu trabalho. Todos os membros da equipe precisam saber sobre práticas de segurança no local de trabalho.

4. Gerente de segurança do trabalho (GST)

Este programa concentra-se em profissionais de segurança que gerencia os programas de segurança, políticas e procedimentos comuns à indústria geral. Este curso fornecerá as ferramentas necessárias para implementar o treinamento adequado de segurança e um programa de segurança eficaz. Um GST aprende a:

Entender e interpretar os regulamentos da indústria

Evitar responsabilidade civil e criminal

Aumentar a moral do Trabalhador

Minimizar ou eliminar ferimentos

Gerenciar inspeções e auditorias de segurança no local de trabalho

5. Gerente de Segurança do Trabalho na Construção Civil (GSTCC)

A certificação GSTCC é especificamente para profissionais de segurança supervisionando projetos e locais de construção.

6. Diretor de Segurança do Trabalho

O certificado ou especialização de Diretor de Segurança é um dos mais altos programas da indústria de segurança do trabalho. Um SDC tem as habilidades e o conhecimento necessário para desenvolver e gerenciar um programa de segurança em toda a corporação ou instalação.

Certificações e especializações de segurança do trabalho para indústrias específicas

Algumas indústrias e posições de trabalho exigem certificações especializadas. Esses programas atendem a categorias específicas de riscos e perigos.

1. Gestão de Materiais Perigosos

Este programa de segurança é necessário para o cumprimento dos regulamentos e leis da indústria. Você aprende estratégias úteis para a segurança dos materiais perigosos.

2. Gestão de Saúde

Fornece um conhecimento de trabalho de segurança no local de trabalho em ambientes da área da saúde. Também se concentra no lado da gestão de negócios do risco de mitigação. Habilidades obtidas através do programa incluem:

Investigação de acidentes

Análise perigosa

Relacionamentos trabalhistas

Leis ambientais

Segurança do produto

Compensação dos trabalhadores

3. Higienista industrial

É sobre prevenir doenças e lesões. Este programa se concentra em perigos biológicos, químicos, físicos e ergonômicos.

4. Saúde e segurança da construção civil

É uma boa opção se você trabalha na construção. O programa se concentra em saúde e segurança para membros que trabalham em tempo integral ou parcial em construção civil.

5. Instrutor de segurança do trabalho certificado (ISTC)

Se você tiver esta especialização, você pode se tornar um gerente, técnico, diretor ou supervisor, ou abrir um curso de Segurança do Trabalho com mais autoridade.

O candidato típico do tem experiência no design e desenvolvimento de sistemas de saúde e segurança. Sua experiência pode estar em qualquer especialidade de segurança, saúde ou meio ambiente, e a formação te ajudará a se tornar um instrutor melhor qualificado.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário