Motoristas profissionais são os representantes mais visíveis de prestadores de serviços de logística e de transporte. Eles fazem uma importante contribuição para o sucesso da movimentação de cargas e pessoas pelo Brasil. Mas como se tornar um motorista profissional? Como é cresce nessa carreira?

O que exatamente significa condutor profissional?

Motorista profissional é um termo usado para motoristas qualificados para dirigir um veículo específico. Eles são empregados principalmente como motoristas de caminhão, ônibus, táxis, vans, motociclistas de transporte ou motoristas de aplicativos. Esses profissionais tem em suas carteiras de motorista a anotação “exerce atividade remunerada” (EAR), que deve ser inclusa através do pagamento de taxa no DETRAN de seu estado.

Outros requerimentos são exigidos para certas categorias, como cursos de direção. Pode ser necessário também trocar a placa do veículo por uma placa apropriada para caracterizar o transporte de cargas ou passageiros.

Qual o trabalho do motorista?

Os motoristas profissionais transportam mercadorias e pessoas de um lugar para outro. Eles podem ser empregados de empresas, contratados por famílias ou indivíduos, trabalharem através de aplicativos ou por conta própria.

A principal tarefa de um motorista profissional é dirigir veículos. Isso inclui ter um bom conhecimento dos veículos e realizar inspeções periódicas. Para garantir uma direção segura, os motoristas profissionais precisam inspecionar se o veículo está totalmente operacional e em condições de operar antes de dirigir. Além disso, eles precisam realizar outras tarefas, dependendo da respectiva área de atividade.

Horas de descanso para motoristas

Um motorista profissional contratado por empresas ou funcionário de empresas devem ter suas horas de descanso respeitadas. Esse descanso, pela legislação vigente, é de 11 horas após cada 24 horas trabalhadas. Pelo menos 8 dessas horas tem de ser ininterruptas, e o restante das horas pode ser fracionado.

Motorista profissional

O motorista profissional pode trabalhar no transporte de passageiros, cargas e encomendas. (Foto: TripAdvisor)

De que tipo de CNH um motorista profissional precisa?

Um motorista profissional precisa ter em sua carteira a anotação de que exerce atividade remunerada. Além disso, é preciso ter a carteira da categoria apropriada para a direção do veículo em questão, seja ele uma van, uma moto, um carro ou caminhão. Cursos para transporte de cargas específicas ou para o trabalho como moto fretista podem ser necessários.

Como você se torna um motorista profissional?

Quem deseja se tornar um motorista profissional pode fazer um sistema duplo de aprendizado que envolve os procedimentos padrão para se tirar uma carteira de motorista e cursos de direção, incluindo cursos de transporte de cargas, direção defensiva. Cursos de mecânica básica de veículo podem também auxiliar na formação e te ajudar a manter melhor o veículo.

Como é a formação do motorista?

Os aprendizes passam parte do seu tempo de trabalho em uma empresa e o restante aprende na prática, geralmente como ajudante de um motorista. Os aprendizes frequentam um curso por um período de tempo fixo ou em dias úteis específicos. Na empresa, eles aprendem o dia a dia do trabalho de transportes. A formação pode ser complementada por cursos técnicos de logística, cursos de tecnologia em logística, graduações em engenharia de produção, entre outros.

Que oportunidades um motorista profissional tem em termos de treinamento avançado e progressão na carreira?

Os cursos de treinamento avançado podem ajudar um motorista profissional a manter suas habilidades e conhecimentos profissionais atualizados e adaptá-los a novos desenvolvimentos. Isso se aplica, por exemplo, a setores relacionados a transporte de mercadorias e passageiros, tecnologia de veículos, segurança de carga ou transporte de mercadorias perigosas.

Por exemplo, motoristas profissionais têm a oportunidade de progredir para cargos de gerência, passando por graduações na área de administração entre outros.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)