10 dinâmicas de segurança do trabalho

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

A segurança no local de trabalho não é o tópico mais emocionante para discutir com os funcionários. É ainda mais desafiador encontrar maneiras inovadoras de reforçar a mesma mensagem de novo e de novo.

o entanto, usar maneiras divertidas de promover a segurança no local de trabalho pode animar essas discussões e ajudar a reduzir o risco de lesões.

Algumas abordagens realmente criativas de profissionais de segurança que estão nas trincheiras no dia-a-dia podem ajudar, e as seguintes dinâmicas são ótimas ideias para começar este trabalho.

1. Dinâmica de caça da segurança do trabalho

Configure uma caçada com um tema de segurança no local de trabalho. As equipes de funcionários lerão pistas e as seguirão para encontrar e coletar uma variedade de itens, como sinais e equipamentos de segurança. A equipe com mais itens ou a equipe que termina primeiro ganha um prêmio.

2. Vídeos de segurança do trabalho

Dê a cada equipe de funcionários uma diretriz ou emissão específica de segurança, como segurança contra incêndio. Peça-lhes que registrem um vídeo no qual demonstram o que fazer nesta situação e fornecer uma explicação para suas ações.

Atividades de segurança do trabalho

Dinâmicas de segurança do trabalho ajudarão em uma maior compreensão de questões importantes no ambiente profissional, resultando em menos acidentes e problemas. (Imagem: StaySafe)

3. Apresentações de segurança do trabalho interativas

Melhorar a motivação de segurança no local de trabalho, incentivando os funcionários a participar dessas discussões. Convide os alto-falantes convidados para dar apresentações nos tópicos de segurança no local de trabalho, e deixe que os funcionários saibam que podem fazer perguntas ou trazer preocupações.

Alternativamente, você pode pedir aos funcionários que compartilhem histórias de vida real de problemas de segurança que lidaram durante uma apresentação da empresa.

4. Questionário de de segurança do trabalho com prêmios

Faça um jogo de questionário que tenha um tema de segurança no local de trabalho, como perguntas sobre o uso adequado de equipamentos. Dê prêmios aos funcionários que respondam corretamente. Assim, a motivação de pesquisa poderá também aumentar.

5. Fotografias engraçadas de erros de segurança no local de trabalho

Diversão ideias de segurança no local de trabalho incluem postagem desenhos animados humorísticos ou fotos sobre problemas de segurança no local de trabalho. Pendure estes em salas de descanso ou áreas comuns para que os funcionários os vejam regularmente. Dando tópicos de segurança no local de trabalho um toque divertido pode ajudar os funcionários a lembrá-los melhor.

6. Crie cenários de segurança do trabalho

Peça às equipes dos funcionários para criar cenários onde eles atuam problemas de segurança com um foco nas formas apropriadas de lidar com esses problemas. Se você quiser usar o humor, esses esquetes também podem incluir o que não fazer.

7. Quebra-gelo e discussões em grupo de segurança do trabalho

Em vez de apresentações em estilo de palestras, passe por cima de tópicos de segurança no trabalho em discussões em grupo. Isso dá aos funcionários a chance de participar e incentivá-los a prestar mais atenção, além de tornar a questão mais leve a todos os envolvidos.

8. Demonstrações ao vivo com materiais divertidos

Use materiais divertidos, como modelagem de argila ou blocos LEGO para realizar demonstrações ao vivo de problemas de segurança no local de trabalho. Você também pode passar esses materiais e ter grupos de funcionários criarem suas próprias demonstrações de um problema específico.

9. Escrita criativa sobre segurança no trabalho

Os funcionários criam um conto envolvendo segurança no local de trabalho. Poste essas histórias em uma parede em uma área comum ou peça a cada funcionário que leia o deles em voz alta durante uma apresentação. A interatividade ajudará a promover ainda mais as soluções.

10. Concurso de talentos na segurança do trabalho

Deixe os funcionários colocarem suas habilidades criativas para usar com um concurso de talentos na segurança do local de trabalho. Por exemplo, os funcionários podem escrever uma música ou poema sobre segurança no local de trabalho ou fazer um diorama ou outra obra de arte mostrando uma questão de segurança. Dê prêmios aos três principais funcionários.

Manter um local de trabalho seguro é essencial para seus funcionários e o sucesso geral da sua empresa. Usando ideias de segurança do local de trabalho criativo pode ajudar a garantir que os funcionários ficam seguros no trabalho, o que pode aumentar sua produtividade e moral.

Muitas empresas usam a sinalização digital agarrando a atenção em áreas de alto tráfego para promover a segurança do local de trabalho. Porque é um canal visual, é altamente eficaz no envolvimento dos trabalhadores. É uma plataforma natural para compartilhar algumas dessas abordagens criativas.

Postar questionários, vídeos produzidos pelo empregado ou fotos de segurança são apenas algumas maneiras de aumentar a consciência da segurança. Isso pode fornecer qualquer negócio com uma maneira divertida de endossar importantes mensagens de segurança de maneiras criativas que ressoarão com seus trabalhadores.

Quais outras dinâmicas vocês conhecem? Quais sugerem?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário