Os instrutores de direção treinam as pessoas para operar com segurança veículos a motor. Descubra os pré-requisitos e os requisitos de educação e licenciamento para instrutores de condução. As escolas que oferecem graus de treinamento de motorista também podem ser encontradas nessas opções populares.

Como se tornar um instrutor de auto escola?

Primeiro, é necessário atender algumas exigências:

  • Habilitação por, no mínimo, 2 anos em qualquer categoria
  • Ter concluído o ensino médio.
  • Ser maior de 21 anos
  • Aprovação em teste psicológico
  • Fazer o curso de formação de instrutor em escola certificada.

A partir daí, a pessoa poderá procurar uma auto escola para poder trabalhar como instrutor.

Porém, vamos explicar um pouco mais sobre essa carreira.

O que é um professor de auto escola?

Um instrutor de condução é um profissional que ensina as pessoas a operar tipos específicos de veículos a motor. Enquanto muitos oferecem aulas para motoristas iniciantes que desejam aprender a dirigir carros e caminhões, outros podem preparar indivíduos para exames de licenciamento para dirigir veículos não tradicionais, como caminhões pesados, ônibus ou motocicletas.

Os instrutores de direção devem cobrir uma ampla variedade de assuntos, incluindo leis de trânsito, protocolos de segurança e manutenção de veículos. Os cursos oferecidos geralmente consistem em uma combinação de estudo em sala de aula, que inclui leituras de livros didáticos, palestras e vídeos, além de treinamento prático ao volante.

Formação: diploma do ensino médio

Principais responsabilidades: preparar planos de aula; dar palestras; acompanhar os alunos nas sessões práticas de condução; fornecer demonstrações de manutenção de veículos.

Vamos então a alguns passos para se tornar um instrutor de auto escola de sucesso.

Instrutor de direção

Com os cursos e formação certos, é possível se tornar um instrutor de direção bem sucedido. (Foto: Medium)

Etapa 1: atender aos pré-requisitos mínimo

Antes de participar de um programa de treinamento para instrutores de condução, é preciso que você tenha um diploma do ensino médio. Além disso, é preciso ter pelo menos 21 anos. Uma carteira de motorista pessoal válida e experiência de condução são outras necessidades, mas o número de anos de experiência pode variar de acordo com o estado.

Etapa 2: escolha uma especialização

Depois de cumprir os requisitos de educação e experiência, você pode decidir se deseja ensinar a dirigir veículos não comerciais ou comerciais. Exemplos de veículos não comerciais incluem carros padrão, minivans, veículos utilitários esportivos (SUVs), caminhões leves, motocicletas e ciclomotores. Os veículos comerciais consistem em ônibus de passageiros, caminhões a diesel e ambulâncias.

Sua escolha de especialização – que é identificada pelas classes estaduais / tipos de veículos – determinará o tipo de programa de treinamento escolhido e qual carteira de motorista é necessária antes de iniciar o programa de treinamento do instrutor. Por exemplo, se você deseja ser instrutor de condução de ônibus escolar, pode ser necessário ter uma carteira de motorista comercial para ônibus escolar antes de participar do programa de um instrutor.

Lembre-se que você precisa ter a carteira de motorista para a categoria que quer instruir.

Etapa 3: seja treinado e faça o curso

Programas de treinamento para instrutores de condução são oferecidos em faculdades, escolas profissionais e agências governamentais. Eles podem ser oferecidos online ou no campus. A duração do seu programa de treinamento varia de acordo com a sua especialização, variando entre dois dias e algumas semanas.

Geralmente, seu currículo pode consistir em instruções sobre as leis e protocolos de transporte rodoviário de seu estado, estratégias para treinar novatos versus motoristas experientes e desenvolver planos de aula. Para evitar problemas de licenciamento de instrutor, entre em contato com a DETRAN do seu estado para descobrir quais escolas de instrutor são aprovadas por seu estado.

Etapa 4: adquirir uma licença de instrutor

Geralmente, você envia um pedido de licenciamento e paga as taxas correspondentes. Você também tem que enviar o diploma do ensino médio ou, mostrar sua carteira de motorista e concluir um programa de treinamento aprovado. Outros requisitos comuns incluem uma verificação de antecedentes criminais e verificação de registro de condução. A licença é concedida uma vez que o DETRAN do seu estado aprove seu aplicativo.

Etapa 5: obter experiência de trabalho

Como instrutor de direção, você pode trabalhar como contratado ou abrir sua empresa independente para grupos, como escolas de treinamento de condutores, agências governamentais, escolas públicas e empresas de seguros de veículos. Os tipos de alunos variam de acordo com a sua especialização, variando de estudantes do ensino médio a motoristas de ambulância.

Quanto ganha um instrutor de auto escola? Como crescer na carreira?

Um instrutor ganha entre 1 e 2 salários mínimos. Instrutores donos de suas próprias auto escolas podem ganhar entre 3 e 4 salários mínimos.

Bons instrutores podem fazer cursos de engenharia de transporte para continuar sua formação e continuar crescendo na carreira.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)