Na economia global cada vez mais competitiva, um diploma universitário é uma parte essencial de qualquer currículo profissional. Passar quatro ou até cinco anos na graduação errada, no entanto, pode ser uma terrível perda de tempo. Antes de escolher seu diploma, avalie os tipos de carreiras disponíveis, saiba quais habilidades serão valorizadas e como sua qualificação pode ser recompensada. Se você está pensando em estudar transporte e logística, convém considerar o seguinte.

Habilidades e requisitos de trabalho para o curso de logística online

O setor de transporte e logística é construído com base na matemática da distribuição; as empresas usam equações e sistemas de computador para analisar vários fatores de mercado. Cada vez mais, no entanto, o setor de logística possui uma ampla variedade de funcionários em diversas funções, que podem não envolver matemática. As seguintes habilidades são valorizadas no setor de transporte e logística:

Habilidades Matemáticas

Uma das partes mais importantes do negócio de logística são os dados. As empresas confiam nos dados para avaliar seu desempenho e reconhecer tendências ou problemas. A coleta e interpretação de dados requer familiaridade com os sistemas de logística e conceitos de planejamento, gerenciamento de dados de planilha e aplicativos estatísticos. Mais do que nunca, os dados são coletados através de sistemas de computador, mas é preciso uma forte mente matemática para gerenciar esses sistemas.

Habilidades Pessoais

Pode ser surpreendente que um setor tão interessado em triturar números também enfatize as habilidades sociais, mas é verdade. As empresas de logística dependem da comunicação entre suas várias partes para identificar problemas e implementar mudanças. Os analistas que resolveram um problema devem ser capazes de dizer aos importadores e exportadores como implementar essa solução; os executivos de vendas devem entrar em contato com analistas para que eles possam explicar uma solução para um cliente. Para empresas de logística, a comunicação com seus clientes é importante, mas essa comunicação geralmente se baseia na comunicação dentro da empresa.

Curso de logística

Um curso de logística pode te educar para trabalhar na área e crescer na carreira. (Foto: divulgação)

Habilidades em Negócios Internacionais

O Brasil tem um grande e diversificado mercado consumidor, mas, para que os produtos cheguem ou saiam desse mercado, contam com uma ampla rede de comércio internacional. Cada vez mais, os produtos encontrados em um país podem ter começado em outro país (ou em muitos outros países). As empresas de logística dependem de profissionais familiarizados com as leis e regulamentos alfandegários internacionais e que podem acompanhar as alterações nessas leis (o conhecimento do setor bancário internacional também é uma vantagem). Normalmente, esse tipo de conhecimento vem da experiência como importador / exportador que desenvolveu um relacionamento comercial com clientes e colaboradores estrangeiros; conhecimento independente de negócios internacionais, no entanto, é valioso.

Habilidades Gerenciais

Quase todas as posições para graduados envolvem certa quantidade de gerenciamento. Os consultores que trabalham com clientes em problemas específicos precisam gerenciar seus relacionamentos com os clientes, bem como a equipe que trabalha em seu projeto; especialistas em inventário precisam gerenciar a acumulação e distribuição de bens e recursos; especialistas em atendimento ao cliente precisam gerenciar os relacionamentos da equipe de vendas com seus clientes. Seja gerenciando pessoas ou mercadorias, o transporte e a logística envolvem muitas partes móveis diferentes; gerentes são responsáveis ​​pela logística da logística!

A graduação em logística

Até agora, você provavelmente já percebeu que a maioria das posições nesse setor exige uma mistura de habilidades diferentes. Espera-se que os profissionais em logística analisem números e resolvam problemas, mas também comuniquem suas soluções por toda a empresa. Os especialistas em inventário devem gerenciar não apenas seus bens, mas as pessoas responsáveis ​​por adquirir e garantir a qualidade desses bens. Os profissionais de logística são obrigados a ter conhecimento técnico em seu campo, mas também uma disposição de negócios que facilita a colaboração.

Os melhores cursos terão um currículo técnico profundo que enfatize as habilidades acima. Cursos gratuitos geralmente oferecerão certificados mais simples, isso se oferecerem certificados. Geralmente devem ser usados como complementos a uma graduação de quem quer trabalhar na área de logística, como os profissionais formandos em administração, engenharia, sistemas de informação, ciência da computação, etc.

Salários e remuneração em logística

Veja uma lista de empresas mais ricas do mundo e você deve estar vendo centenas de empregadores na área de logística. As grandes empresas precisam de soluções de distribuição para seus grandes mercados e estão ansiosas por recompensar os profissionais de logística que podem fazer isso por eles. Elas também são muitas empresas que são terceirizadas por outras para o processo de transporte.

As taxas de remuneração estão geralmente acima da média do mercado para outras profissões, mas variando muito de acordo com a região. Com a entrada de empresas como a Amazon no mercado brasileiro, a competição aumentou. E as questões logísticas do Brasil contribuem muito para o Custo Brasil. Oportunidades surgem sempre para quem tem soluções para essas questões.

Como muitos profissionais de logística são empregados por grandes empresas, a remuneração também pode incluir benefícios de saúde ou financeiros que podem ajudar os funcionários a evitar milhares de dólares em gastos pessoais.

Outro fator importante a considerar é que o setor de transporte e logística ainda está em expansão e há sempre mais vagas em aberto do que os recém-formados.

Um fator importante de qualquer trabalho é se ele traz uma sensação de satisfação. O transporte e a logística são responsáveis não apenas pela distribuição de bens comerciais, mas também pela distribuição de alimentos, serviços de saúde e tecnologias vitais em todo o mundo. Uma carreira em transporte e logística manterá você conectado com o mundo inteiro e informará que está fazendo a diferença em todos os lugares.

Um curso online pode não te dar o network necessário para o trabalho na área. Porém, estágios podem ser sua entrada no mercado, dando o pontapé inicial na sua carreira na área. E um curso online pode te ajudar a ter uma formação extra em uma área complementar à sua, expandindo seus horizontes de atuação profissional.

O que vocês acham do curso de logística? Quais acham os melhores?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)