Um programa de capacitação profissional eficaz é construído seguindo um processo sistemático, passo a passo. As iniciativas de treinamento independentes (eventos pontuais) geralmente falham em atender aos objetivos organizacionais e às expectativas dos participantes. Hoje descrevemos as etapas necessárias para criar programas de treinamento eficazes que geram um impacto positivo nos negócios.

Avalie as necessidades para um programa de capacitação

O primeiro passo no desenvolvimento de um programa de treinamento é identificar e avaliar as necessidades. As necessidades de treinamento de funcionários já podem ser estabelecidas nos recursos estratégicos, humanos ou nos planos de desenvolvimento individual da organização. Se você estiver criando o programa de treinamento do zero (sem objetivos predeterminados), precisará realizar avaliações de necessidades de treinamento.

Defina os objetivos de um plano de capacitação

As avaliações de necessidades de treinamento (organizacional, tarefa e individual) identificarão quaisquer lacunas em suas iniciativas de treinamento atuais e nos conjuntos de habilidades dos funcionários. Essas lacunas devem ser analisadas e priorizadas e transformadas nos objetivos de treinamento da organização.

O objetivo final é preencher a lacuna entre o desempenho atual e o desejado, através do desenvolvimento de um programa de treinamento. No nível do funcionário, o treinamento deve corresponder às áreas de melhoria descobertas por meio de avaliações completas da empresa.

Programa de capacitação profissional

Um programa de capacitação profissional bem feito estrutura toda a empresa para se manter atualizada frente às demandas do mercado. (Foto: CoreAxis)

Crie um plano de ação de capacitação profissional

O próximo passo é criar um plano de ação abrangente que inclua teorias de aprendizado, design instrucional, conteúdo, materiais e quaisquer outros elementos de treinamento. Recursos e métodos de entrega de treinamento também devem ser detalhados. Durante o desenvolvimento do programa, o nível de treinamento e os estilos de aprendizado dos participantes também precisam ser considerados. Muitas empresas pilotam suas iniciativas e obtêm feedback para fazer ajustes antes de lançar o programa em toda a empresa.

Implemente as iniciativas de treinamento

A fase de implementação é onde o programa de treinamento ganha vida. As organizações precisam decidir se o treinamento será ministrado internamente ou coordenado externamente. A implementação do programa inclui o agendamento de atividades de treinamento e organização de quaisquer recursos relacionados (instalações, equipamentos, etc.). O programa de treinamento é então oficialmente lançado, promovido e conduzido. Durante o treinamento, o progresso do participante deve ser monitorado para garantir que o programa seja eficaz.

Avalie e revise o programa de capacitação profissional

Conforme mencionado no último segmento, o programa de treinamento deve ser monitorado continuamente. No final, todo o programa deve ser avaliado para determinar se foi bem-sucedido e se cumpriu os objetivos do treinamento. O feedback deve ser obtido de todas as partes interessadas para determinar a eficácia do programa e do instrutor e também a aquisição de conhecimentos ou habilidades.

A análise desse feedback permitirá que a organização identifique quaisquer pontos fracos no programa. Nesse ponto, o programa de treinamento ou plano de ação pode ser revisado se os objetivos ou expectativas não estiverem sendo alcançados.

Treinamento e desenvolvimento valem bem a pena o investimento

Você já ouviu tudo que deveria sobre treinamento e desenvolvimento de funcionários. Mas tenha certeza, é muito mais do que apenas uma moda passageira. Como muitas pesquisas comprovam, priorizar o aprendizado em sua própria empresa pode levar a vários benefícios, incluindo:

Uma força de trabalho mais experiente

Melhor envolvimento dos funcionários

Maior retenção de funcionários

Uma marca empregadora mais positiva

Uma equipe mais unida

Sem dúvida, uma ênfase no aprendizado e no avanço vale mais que o sucesso de seus funcionários – e de sua organização como um todo.

Como vocês montam programas de capacitação nas suas empresas? Quais critérios acham mais importantes?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)