Se você está preocupado em escrever seu primeiro currículo ou está tendo dificuldades com a tarefa, não está sozinho. No entanto, não precisa ser intimidador preencher seu primeiro currículo. Muitos estudantes e recém-formados temem que não tenham experiência suficiente para criar um currículo atraente. No entanto, não se preocupe.

Existem várias maneiras de enfatizar suas habilidades e experiências, mesmo que este seja seu primeiro emprego.

Como se faz um currículo de trabalho para primeiro emprego?

Antes mesmo de começar a escrever seu currículo, existem algumas etapas que você pode seguir. Lembre-se de que o objetivo do seu currículo é mostrar ao empregador que você é um forte candidato ao cargo e que agregará valor à empresa. Para fazer isso com sucesso, você precisa saber o que os potenciais empregadores estão procurando, para preencher corretamente com as informações importantes para o empregador.

Faça uma lista de palavras-chave encontradas nas listas de empregos, como requisitos ou habilidades mencionados com frequência. Você vai querer se concentrar neles em seu currículo para impressionar o empregador.

Considere realizar algumas entrevistas informativas com pessoas de sua área para ter uma ideia do que é mais importante para os tipos de trabalho que você está procurando.

Você também pode ler publicações e sites profissionais relacionados ao seu setor de destino. Mergulhe no campo escolhido e aprenda o máximo que puder. Depois de saber o que é importante para os empregadores, você pode direcionar seu currículo para resolver esses problemas.

O que incluir em um currículo?

Seu primeiro currículo precisa destacar algumas informações importantes para que você tenha mais chances de ser contratado.

1. Destaque sua educação

Se você é um estudante ou recém-formado, sua educação é um dos seus maiores ativos. Coloque a seção “educação” do seu currículo no topo da página. Inclua não apenas a escola em que estudou e o diploma que recebeu, mas também outras realizações. Se você estudou no exterior, pode incluir isso também. Os empregadores ficam impressionados com as realizações acadêmicas dos recém-formados, então destaque-as.

Currículo para primeiro emprego

O currículo para o primeiro emprego pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso. (Foto: divulgação)

2. Enfatize a experiência relacionada

Você pode ter uma experiência de trabalho limitada, mas tem muitas outras experiências nas quais pode se basear. Pense nos clubes dos quais participou, nos estágios que ocupou e nas posições de voluntário em que trabalhou. Tudo isso pode ser listado em “Experiência relacionada” ou uma categoria semelhante.

3. Mencione conquistas

Abaixo de cada experiência, você pode listar algumas das responsabilidades que teve nesse cargo ou cargo. No entanto, vá além de simplesmente dizer o que você fez. Liste todas as conquistas que provam que você pode agregar valor a uma organização. Por exemplo, talvez você tenha ganhado “Empregado do mês” no trabalho. Ou talvez você tenha criado um novo sistema de arquivamento que aumentasse a eficiência em um escritório. Inclua exemplos de vezes em que você agregou valor a uma empresa ou conseguiu algo.

4. Mostre suas habilidades

Mencione as habilidades que você possui que estão mais estreitamente relacionadas às listadas na descrição do trabalho. Você pode destacar suas habilidades relevantes em uma seção de habilidades de currículo e incluí-las nas descrições de sua experiência.

5; Use palavras-chave

Olhe para a lista de palavras-chave que você gerou ao pesquisar habilidades e requisitos comuns para os empregos aos quais está se candidatando. Tente usar algumas dessas palavras-chave em todo o seu currículo. Isso mostrará ao gerente de contratação, de relance, que você é uma boa opção para o trabalho.

O que não incluir no currículo para primeiro emprego?

Muitas pessoas querem colocar o máximo de informações possíveis em seus currículos. Porém, alguns erros e excessos podem dificultar a obtenção do primeiro emprego.

1. Deixe de fora o que não é relevante

A chave é enfatizar as coisas que demonstram seu valor para a empresa e deixar de fora as que não demonstram. Por exemplo, se você deseja trabalhar em sistemas de informação, seu estágio de programação será importante, mas o fato de você ter ganho prêmios por pesca aquática não será. Não inclua hobbies ou experiências, a menos que se relacionem ao trabalho.

2. Seja breve

Especialmente se este for seu primeiro currículo, talvez você não tenha muitas informações para incluir. Seu currículo não deve exceder uma página. Procure preencher a página inteira, mantendo uma boa quantidade de espaço em branco nas margens.

Exemplos de currículos podem te ajudar

Especialmente ao escrever seu primeiro currículo, é uma boa ideia examinar exemplos de currículo. Eles podem ajudá-lo a decidir como formatar seu currículo e que tipo de informação incluir. Altere qualquer resumo de amostra para incluir informações específicas a você e ao trabalho para o qual está se candidatando. Confira estes exemplos de currículo de estudante e outros exemplos de currículo.

Revisar e editar o currículo é essencial

Como os empregadores recebem tantos pedidos de emprego, algo pequeno, como um erro de digitação, pode custar um emprego. Revise completamente seu currículo antes de enviá-lo a um empregador. Leia-o para verificar se há erros de ortografia e gramática, bem como sobre inconsistências no formato (como o uso de estilos diferentes de marcadores). Peça a um amigo ou membro da família ou a um orientador ou conselheiro de serviços de carreira que também procure por você.

Dicas para criar seu currículo

Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que o design do currículo é tão importante quanto o conteúdo, mas é absolutamente verdade. Pesquisas sugerem que seu currículo tem apenas alguns segundos para causar a impressão certa, por isso deve ser atraente e fácil de ler.2

Existem muitas maneiras diferentes de projetar e formatar seu currículo. Confira esses modelos de currículo para ajudá-lo a formatar seu próprio currículo.

O uso de um modelo facilitará a criação de seu currículo. Além de economizar tempo, você também pode reduzir erros de formatação. Você pode ver esses outros modelos de currículo disponíveis para programas como Microsoft Word e no Google Docs.

Este é um exemplo de um currículo. Faça o download de um modelo de currículo (compatível com Google Docs e Word Online) e comece a partir daí, fazendo as adaptações necessárias.

Quais dicas te ajudaram a escrever o currículo? Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)