Ciências contábeis: o que faz e como escolher um curso?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Iniciar uma carreira em ciências contábeis é uma escolha inteligente – com previsões para um crescimento significativo no setor, um alto salário médio e uma demanda por profissionais de contabilidade qualificados, o tempo nunca foi melhor ingressar no campo.

No entanto, depois de decidir que seguirá uma carreira contábil, você descobrirá rapidamente que o campo é muito maior e mais diversificado do que você imagina, com oportunidades de aplicar suas habilidades em várias áreas diferentes .

Se você não tiver certeza do que pode fazer com um diploma em contabilidade, continue lendo para descobrir como escolher a carreira contábil perfeita para você.

Leia também

Ciências contábeis: o que faz?

Enquanto a maioria das pessoas pensa em contabilidade como uma indústria homogênea, a realidade é que não há ninguém definido na carreira contábil. Existem vários campos de contabilidade diferentes que você pode perseguir, cada um com sua própria área de foco e especialização.

Embora quase todas as carreiras contábeis exijam uma base de habilidades e capacidades de contabilidade técnica fundamentais, a partir daí, você pode ir em várias direções com base em seus interesses. Aqui estão apenas alguns dos campos de carreira em contabilidade que podem estar disponíveis para você.

1. Contador público

Se você obteve ou planeja obter uma certificação CPA, é elegível para trabalhar em uma empresa de contabilidade pública. Uma empresa de contabilidade pública geralmente fornece serviços de auditoria, impostos, consultoria e contabilidade para vários clientes em vários setores, incluindo empresas, indivíduos, organizações sem fins lucrativos e governos. Um trabalho em contabilidade pública proporcionará uma experiência em muitas facetas diferentes do campo contábil, desde a preparação e revisão das demonstrações financeiras até a análise de orçamentos até o trabalho tributário até a consultoria e consultoria sobre uma série de questões financeiras.

2. Contador tributário

Como o nome sugere, uma conta tributária se concentra apenas no trabalho contábil relacionado a impostos, preparando declarações fiscais trimestrais e anuais (local, estadual e federal) para indivíduos e empresas.

3. Contador forense

Os contadores forenses examinam as demonstrações financeiras das empresas e fornecem análises para casos legais, investigando crimes como peculato ou fraude.

4. Contador financeiro

Os contadores financeiros trabalham para uma única organização ou empresa, preparando relatórios que avaliam o desempenho fiscal (por exemplo, declarações de lucro e perdas, balanços e declarações de fluxo de caixa) para acionistas, credores e agências tributárias – essencialmente, indivíduos externos à empresa.

Contabilidade como carreira

A contabilidade é a carreira aprendida durante o curso de ciências contábeis, que abre a possibilidade para diversas profissões. (Imagem: Pinterest)

5. Contador gerencial

Contadores gerenciais realizam trabalhos semelhantes aos contadores financeiros, mas se concentram nas partes interessadas internas – eles preparam relatórios para revisão interna, para ajudar as empresas a planejar, orçar e melhorar o desempenho.

6. Consultor financeiro

Alguns profissionais de contabilidade optam por trabalhar para empresas de planejamento financeiro ou como consultores financeiros independentes. Os planejadores financeiros ajudam indivíduos com suas finanças, do orçamento aos impostos e ao investimento.

7. Auditor interno

Em grandes empresas, os auditores internos garantem que os recursos estejam sendo usados ​​de maneira eficaz, que a empresa esteja em conformidade com todos os requisitos estaduais e federais, e os fundos não estão sendo mal administrados.

8. Contador do governo

Os contadores do governo trabalham no setor público, gerenciando informações financeiras para todos os níveis do governo – local, estadual ou federal. Seu foco é frequentemente o gerenciamento de fundos, esteja sendo coletado e gasto de acordo com as leis apropriadas. Geralmente é necessário passar em um concurso público ou ser comissionado para atuar nessa área.

Plano de carreira em contabilidade

Agora que você tem uma sensação de algumas de suas opções de carreira no campo contábil, é hora de decidir em qual direção você deseja seguir.

Embora a maioria das posições contábeis exija o mesmo conjunto de habilidades gerais – que normalmente inclui ser analítico, sendo bom com números e ser capaz de interpretar dados, entre outras competências importantes – cada carreira contábil exigirá um conjunto de habilidades e treinamento ligeiramente diferente.

Aqui estão algumas das coisas que você deseja considerar.

1. Que nível de educação você tem (ou está preparado para obter)?

A maioria dos empregos de contabilidade profissional exige um diploma de bacharel em Ciências Contábeis. Se você concluiu um diploma de associado, considere se inscrever em um programa contábil de bacharel para obter a credencial adicional, o que pode fazer uma grande diferença ao ser considerado para uma nova função.

Embora a maioria dos empregos contábeis não exija necessariamente um mestrado, se você planeja se sentar para o CPA, precisará de 150 horas de crédito da faculdade para fazer o exame (a maioria dos programas de bacharel são 120 créditos, o que significa que você precisará concluir um adicional 30).

Esses créditos não precisam estar no campo contábil e podem estar no nível de graduação ou graduação. Algumas pessoas optam por atender a esse requisito, preenchendo um certificado contábil ou um mestrado em contabilidade (dependendo do número de créditos que eles precisam terminar para atingir o mínimo de 150 horas).

Algumas pessoas também aproveitam a oportunidade para explorar uma nova área de assunto e buscarão um MBA ou um certificado em um campo relacionado.

2. Você quer obter certificações na carreira?

Esta é uma pergunta-chave a considerar quando você está começando a pensar em sua carreira contábil. Enquanto obter certificados nacionais e internacionais pode levar ao aumento das perspectivas e oportunidades de empregos em novos setores, também requer muito tempo, recursos e esforço – e não é necessário para muitos empregos contábeis. Passe algum tempo pensando cuidadosamente em seus objetivos para garantir que, se você assumir esse desafio, estará usando seu tempo com sabedoria.

3. Para que tipo de empresa você deseja trabalhar?

Os contadores são necessários em quase todos os tipos de negócios, de pequenos a grandes, em todos os setores. Isso significa que cabe a você decidir onde você acha que se encaixa melhor.

Pense em seus objetivos: você deseja trabalhar para uma empresa de consultoria, onde terá vários clientes ou prefere estar na equipe de contabilidade em uma empresa privada ou organização sem fins lucrativos?

Seu interesse em campos de conta específicos também determinará os tipos de empresas para as quais você pode trabalhar – se você estiver interessado em auditoria interna, é provável que você precise olhar para empresas maiores.

Se você é um trabalhador independente, talvez se saísse bem como consultor financeiro.

4. Em que tipo de ambiente de trabalho você prospera?

Dependendo do tipo de contabilidade que você faz, seu ambiente de trabalho pode variar significativamente. Alguns tipos de contabilidade, como a contabilidade gerencial, têm um ritmo bastante consistente, onde seu trabalho será muito semelhante do dia a dia.

Outros tipos de contabilidade, particularmente contabilidade tributária, terão períodos muito movimentados (principalmente na temporada de impostos, no início da primavera) e depois terão períodos muito mais lentos. Pense em que tipo de ambiente de trabalho você gosta – você trabalha bem sob pressão?

Você precisa de variedade para permanecer noivo? Isso pode ajudar a informar sua decisão.

Como escolher um curso de ciências contábeis?

Sabendo o que você deve aprender no curso torna mais fácil direcionar sua escolha. Geralmente, os diplomas de contabilidade de nível de graduação duram quatro anos.

No primeiro ano ou metade de seu diploma, os alunos serão apresentados aos principais tópicos em contabilidade, finanças e negócios. Eles podem optar por se especializar em tópicos contábeis específicos e que os interessam, dependentes dos módulos disponíveis da instituição.

Os alunos geralmente trabalham para concluir um grande projeto de pesquisa, com outros métodos de avaliação, incluindo relatórios, apresentações em grupo e portfólios. O ensino geralmente é baseado em sala de aula, envolvendo exercícios individuais e em grupo, estudos de caso, palestras, seminários e oficinas de TI, incluindo o uso de software de contabilidade.

A maioria das instituições fornece à equipe de professores experiência profissional nos setores contábil e financeiro, enquanto muitos também permitem que os alunos passem um ano em uma colocação industrial, obtendo valiosas experiência de trabalho, habilidades de idioma e contabilidade e contatos profissionais, localmente ou no exterior.

Os cursos de contabilidade podem esperar levar a introdução aos cursos contábeis e tributários, bem como princípios de microeconomia e macroeconomia.

Aulas de matemática como cálculo e estatística também fazem parte do currículo. Os cursos mais avançados que os cursos contábeis realizam incluem sistemas baseados em computadores, gerenciamento de operações, direito comercial e aulas de teoria para contabilidade e auditoria. A comunicação comercial e o orçamento do público também fazem parte dos currículos do programa contábil.

Os programas exigem que os alunos aceitem um estágio de contabilidade para crédito. Isso permite que os cursos de contabilidade obtenham experiência prática no campo e cultivem contatos profissionais para ajudá-los a conseguir um emprego após a formatura.

O que acham da carreira em ciências contábeis? Gostariam de seguir uma carreira nessa área? Compartilhem nos comentários suas opiniões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário