Os consultores de investimento trabalham diretamente com os clientes para fornecer consultoria e orientação sobre produtos e serviços de investimento, que variam de contas de aposentadoria individuais a gerenciamento de fortunas e contas de poupança de faculdades. Essa função pode abranger várias outras funções de serviços financeiros, incluindo consultor financeiro e gerente de dinheiro.

Consultor de investimento: o que faz?

Os consultores de investimento se reúnem com seus clientes para identificar metas de investimento, discutir estratégias e determinar quais produtos financeiros suportam os objetivos do cliente.

Os consultores de investimento podem trabalhar para empresas maiores, como corretoras ou fundos de hedge, ou trabalhar em consultoria com clientes individuais. Em qualquer um dos casos, o consultor de investimentos fornece orientação e direção, embora o escopo da função possa variar entre esses dois tipos de consultoria.

Obrigações e deveres na consultoria de investimentos financeiros

Embora as responsabilidades de um consultor de investimentos possam variar de acordo com seu foco e especialização, muitas dessas tarefas principais permanecem as mesmas:

Fornecer orientação financeira aos clientes

De um modo geral, o principal dever de um consultor de investimento é fornecer consultoria de investimento e orientação financeira aos clientes. As especificidades podem variar entre consultores: alguns consultores de investimento trabalham com clientes para estruturar suas finanças e gerenciar grandes somas de capital, enquanto outros consultores trabalham com clientes em um objetivo específico, como poupar para a faculdade ou para a aposentadoria. Nesse aspecto da função, o consultor de investimentos sugere produtos e serviços de investimento para apoiar as metas gerais do cliente.

Consultar diretamente com clientes

Os consultores de investimento se reúnem diretamente com os clientes, começando com conversas iniciais sobre objetivos e estratégias de investimento. Eles também se reúnem periodicamente com os clientes para fornecer atualizações sobre o desempenho do investimento, novas oportunidades e questões relacionadas à conformidade tributária. Nessas reuniões, os consultores de investimentos respondem às perguntas dos clientes e fornecem informações sobre produtos ou serviços específicos para ajudar os clientes a tomar decisões informadas.

Consultoria financeira

O consultor financeiro auxilia em decisões financeiras para estabilizar suas finanças. (Foto: globalpiyasa.com)

Monitorar mercados financeiros e desempenho de investimentos

Os consultores de investimento freqüentemente supervisionam diretamente os produtos financeiros, acompanhando o desempenho do mercado e comparando-o às expectativas para auxiliar na tomada de decisões dos clientes. Isso envolve não apenas monitorar os investimentos atuais, mas avaliar mercados novos e emergentes para determinar se eles oferecem um retorno potencialmente maior sobre o investimento para os clientes, sem criar riscos financeiros excessivos. Os consultores de investimento podem determinar que precisam reequilibrar a carteira de um cliente em relação a investimentos de menor risco à medida que se aproximam da idade da aposentadoria, por exemplo.

Emitir documentos do cliente

Consultores de investimento criam, mantêm e emitem documentos de clientes relacionados a veículos e produtos de investimento. Isso é particularmente importante para fins de relatórios fiscais, mas o consultor de investimentos também pode desenvolver relatórios mensais, trimestrais ou anuais com base nas preferências do cliente ou nos regulamentos financeiros. Os consultores de investimentos também garantem que seus clientes recebam documentos e divulgações importantes relacionados aos seus investimentos, incluindo registros de dividendos e declarações de ganhos de capital.

Crie redes de serviços financeiros e de clientes

Os consultores de investimento constroem redes eficazes de serviços financeiros e de clientes para apoiar as metas de negócios e oferecer um alto nível de desempenho do investimento. O consultor de investimentos pode participar de eventos de rede para se conectar com outros consultores financeiros, se reunir com atacadistas de investimentos para aprender mais sobre os produtos que eles oferecem e considerar como eles podem beneficiar seus clientes, além de participar de eventos do setor para conhecer novos clientes e estabelecer relacionamentos com investidores que procuram novos consultores.

Como ser um consultor financeiro de investimentos?

Os consultores financeiros de investimento trabalham em estreita colaboração com os clientes para fornecer consultoria e gerenciamento de investimentos. Os consultores de investimento tendem a ter pelo menos um diploma de bacharel, experiência no setor financeiro e as seguintes habilidades:

Especialização em investimentos: os consultores de investimentos aconselham os clientes em uma variedade de produtos de investimento, para que eles tenham uma excelente compreensão das diferenças entre esses produtos e como podem apoiar as metas do cliente

Atendimento ao cliente: nessa função, os consultores de investimento trabalham em estreita colaboração com os clientes, para que possam entender as metas de um cliente e tomar decisões financeiras que apoiam os objetivos de investimento de longo e curto prazo

Familiaridade com os regulamentos financeiros: os consultores de investimento devem possuir um alto nível de conhecimento sobre leis e procedimentos financeiros, a fim de proteger os investimentos dos clientes e garantir que eles estejam tomando as decisões apropriadas

Rede: como os consultores de investimento trabalham com profissionais financeiros e com clientes, eles devem ter alguma experiência na construção de relacionamentos e redes para se manterem informados sobre as tendências do setor

Documentação: os consultores de investimento preparam regularmente documentos financeiros, incluindo divulgações e relatórios, para que tenham experiência na redação e edição desses documentos.

Habilidades de comunicação: a comunicação eficaz por escrito e verbal é vital nesse papel, uma vez que os consultores de investimentos se comunicam com clientes e outros profissionais de serviços financeiros

Educação e Treinamento de Consultores de Investimentos

Em geral, os consultores de investimento precisam de pelo menos um diploma de bacharel em um campo relacionado a finanças, como contabilidade ou economia. Muitos consultores de investimento também buscam a certificação financeira em diversas áreas para comprovarem suas habilidades. Cursos, MBAs e pós graduações podem contribuir para essa certificação das habilidades no mercado de trabalho.

O que acham da carreira de consultor de investimentos? Vocês acham que vale a pena investir nessa opção?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)